Depois do empate, a 0-0, de quarta-feira, na Covilhã, o Lusitânia efectua mais dois jogos até à próxima Quarta-feira, 22 de Janeiro, para a Liga 3.
A primeira partida disputa-se, amanhã, pelas 14h00 (hora dos Açores), com a deslocação ao Ribatejo para defrontar a União de Santarém, numa partida referente à 17.ª e penúltima jornada da primeira fase.
Vão defrontar-se a União de Santarém, sexta classificada com 21 pontos (seis vitórias, três empates e sete derrotas) e o Lusitânia, 10.º e último classificado com 11 pontos (duas vitórias, quatro empates e oito derrotas).
No jogo da primeira volta, a União de Santarém derrotou o Lusitânia, no Estádio João Paulo II, por 1-2.
Trata-se de uma partida em que ambas as equipas pretendem vencer, tendo em conta a importância de somar o maior número de pontos na primeira fase da Liga 3.
Enquanto a União de Santarém tem remotas possibilidades de chegar a um dos primeiros quatro lugares que garantem a manutenção e a disputa da subida e do título, o Lusitânia o melhor que pode alcançar é reduzir as distâncias em relação às equipas que estão mais próximas, podendo ainda deixar a cauda da tabela classificativa no final da primeira fase, uma vez que pode somar nove pontos se vencer os três jogos que ainda tem para disputar.
Após a viagem a Santarém, o Lusitânia terá pouco tempo para preparar o jogo de Quarta-feira, frente ao Oliveira do Hospital, que está em atraso da 16.ª jornada.
Numa partida marcada para as 12h00 de Quarta-feira, no Estádio João Paulo II, vão estar em confronto os últimos dois classificados da Série B da Liga 3.
O Oliveira do Hospital ocupa o 9.º lugar da tabela classificativa com 15 pontos. No jogo da primeira volta, registou-se um empate a 1-1, em Oliveira do Hospital. Tendo em conta essa realidade, será caso para dizer que o Lusitânia está “obrigado” a vencer o jogo de modo a aproximar-se do seu opositor e também do Covilhã, o seu adversário da passada Quarta-feira que está no 8.º lugar com 16 pontos.
Numa altura em que faltam duas jornadas para terminar a primeira fase da Liga 3 o equilibro continua a ser uma realidade no que se refere aos lugares cimeiros.
Atlético, Belenenses, Académica e 1.º de Dezembro levam vantagem na luta pelos primeiros quatro lugares, onde Sporting, União de Santarém e Caldas ainda podem chegar. Com lugar garantido no grupo da manutenção/despromoção estão Covilhã, Oliveira do Hospital e Lusitânia.