Foi depois de organizar o casamento da sua melhor amiga que Elisa Nascimento descobriu o seu propósito de vida. Com uma vasta experiência em organização de eventos, fruto dos 12 anos de experiência, Elisa especializou-se na realização de eventos para a Comunidade LGBT de modo a poder lhes oferecer “um serviço seguro e acolhedor”. Ao ‘Correio dos Açores’ explica o que a levou a desenvolver este negócio, alguns insólitos que tenha tido no seu caminho e afirma: “felizmente, cada vez há menos preconceito e, pouco a pouco, os casamentos da Comunidade LGBT começam a ser considerados como mais um momento feliz na vida de um casal que se ama”.
Correio dos Açores – Como tem sido o seu percurso?
Elisa Nascimento – O meu percurso como empreendedora e WeddingPlanner na Elisa Eventos nos últimos 12 anos, tem sido uma jornada repleta de aprendizagens, desafios e conquistas. Acreditar naquilo que fazemos e a paixão por criar momentos únicos e especiais, fez-me entender que cada detalhe é essencial para tornar um evento inesquecível.
Um dos marcos mais gratificantes que destaco neste meu percurso foi o convite para ser representante comercial da tão prestigiada revista I LOVE Brides, e posteriormente contribuir para a criação da WeddingCommunity I LOVE Brides dos Açores, da qual fazem parte parceiros locais em várias áreas do sector dos casamentos. Desde 2022, já realizamos dois editoriais para promover a Região e dois eventos, um destinado aos noivos e outro destinado aos profissionais, ambos para dar a conhecer a Comunidade e serviços, de formas distintas e direcionadas ao público-alvo. A próxima conquista, passa por termos o Turismo dos Açores aliado à Comunidade, pois acreditamos que somos uma mais-valia, um sector importante a ser considerado e porque representamos uma boa percentagem para a economia da Região, na área do Turismo.
De forma a querer inovar, incentivar o empreendedorismo e empoderamento feminino, em maio de 2022, depois de receber formação, tornei-me assessora nos Açores da marca A Maleta Vermelha, iniciativa gerida por mulheres e que está em Portugal Continental há mais de 15 anos.
Assim, passamos a oferecer mais um tipo de eventos na Região através do serviço A Maleta Vermelha by Elisa Eventos, como convívios de amigas ou despedidas de solteiras.
Sei que tenho ainda muito por percorrer, aprender e inovar para que estes 12 anos de Elisa Eventos se tornem numa referência, num legado que possa deixar aos meus filhos, os quais já demonstram interesse pela área.
Como decidiu se tornar WeddingPlanner?
Desde pequena que inventava temas para fazer festas em casa, para além das que já eram obrigatórias como aniversário, assalto de Carnaval, Halloween, etc. Sempre gostei de ter a casa cheia e de celebrar o presente que é a vida.
Em 2001, parti para a cidade da Guarda, onde vivi durante cinco anos e licenciei-me em Comunicação e Relações Públicas, finalizando com o meu projecto final de curso a criação de uma empresa de eventos. Em 2006, regressei a São Miguel e comecei a trabalhar na área de Marketing, na organização de eventos corporativos. Quatro anos depois criei, em conjunto com uma amiga, a empresa 5ª Diversão, dedicada à organização e animação de eventos para os mais novos e em 2012 organizei o meu primeiro casamento, o da minha melhor amiga. A partir daí, tive a certeza de que queria mesmo seguir o meu destino como Organizadora de Eventos e WeddingPlanner e iniciei as formações necessárias e disponíveis na altura na área dos casamentos.
A Elisa Eventos surge em 2013 e tem vindo a crescer e a ganhar notoriedade no mercado. De dia para dia sinto que o caminho que estou a percorrer foi feito para mim e não podia sentir-me mais feliz e concretizada. Acredito que o meu envolvimento é fundamental para que todos os que nos contratam possam desfrutar ao máximo dos seus eventos.
Poder concretizar sonhos é a minha missão e ambição!
É difícil ser-se empreendedor nos Açores?
Ser empreendedor nos Açores pode apresentar desafios específicos, mas também oferece oportunidades únicas. O mercado local é relativamente pequeno, o que pode dificultar o crescimento pretendido de determinados negócios e os apoios ao empreendedorismo ainda são muito limitados e para nichos muito específicos.
Outro desafio é a chamada “concorrência”, que do meu ponto de vista são parceiros, com quem aprendo e me relaciono muito bem. Acredito que há mercado para todos, que cada um tem a sua essência e é com ela que os casais se identificam, escolhendo o profissional para os acompanhar num processo tão importante e marcante das suas vidas.
No entanto, ser empreendedor nos Açores também tem as suas vantagens. Existe um enorme potencial turístico e natural, que é das grandes vantagens para empresas voltadas para o turismo. As pessoas são muito valorizadas pela autenticidade e qualidade do serviço, o que abre portas para empreendedores que saibam oferecer algo diferenciado e único.
Portanto, embora existam desafios, as oportunidades também são vastas, e com a abordagem certa, é possível ter sucesso e crescer no ambiente insular.
Quais são as maiores dificuldades em planear um casamento?
As duas maiores dificuldades que sinto são a falta de mais espaços para a realização de eventos (com capacidade para mais de 80 pessoas) e os casamentos concentrarem-se maioritariamente em junho, julho, agosto e setembro, o que leva a termos poucos sábados para ir ao encontro das expetativas. Felizmente, cada vez mais começa a haver casamentos durante a semana, levando a uma maior oferta de datas na época alta.
Lanço o desafio a quem quiser empreender num espaço, que o faça com noção das necessidades e que nos ouça, uma vez que conseguimos ter uma perceção mais vasta das dificuldades gerais do que, por exemplo, casos isolados.
Já teve algum momento insólito que possa partilhar?
Não posso partilhar o mais insólito de todos mas posso partilhar estes:
Estamos na igreja esperando a noiva e nada dela chegar, quando recebemos uma chamada a informar que ela está atrasada porque o vestido tinha descosido. Estavam todos em pânico. Graças à criatividade de uma das convidadas que estavam com a noiva, a situação resolveu-se e, apesar do atraso, a noiva estava lindíssima e não se notava a alteração de última hora no vestido. Desde então, temos sempre connosco um kit de costura na nossa caixinha mágica.
O noivo fez a sua entrada na igreja, de seguida a noiva, tudo a correr conforme o planeado e no decorrer da cerimónia o padrinho lembrou-se que tinha deixado as alianças em casa, tendo de sair da cerimónia para ir a casa buscá-las. Os noivos não deram conta do sucedido e tudo correu da melhor forma possível.
Como correu o ano de 2024?
O ano de 2024 superou as expetativas iniciais, quer em quantidade de eventos realizados, quer na qualidade de elogios recebidos.
Para além de casamentos, a Elisa Eventos também realiza outros tipos de eventos, nomeadamente aniversários, batizados, comunhões, eventos corporativos.
Aumentou muito, na época baixa, a procura de convívios entre amigas e despedidas de solteiras através dos nossos serviços temáticos e únicos.
Que perspetivas tem para 2025?
Felizmente, muito trabalho. Temos a agenda praticamente preenchida este ano e já estamos trabalhando nos eventos de 2026.
Os açorianos são muito exigentes no que toca ao seu casamento?
Sinceramente são uns queridos e é muito bonito ver a relação de amizade e carinho que fica, após todo o processo de planeamento de um dia tão importante para eles. Fico muito feliz por cada vez haver mais casais abertos a recorrer aos nossos serviços, de forma a poderem usufruir ao máximo de um dia tão importante.
Trabalho, também, com DestinationWeddings, casais do estrangeiro que vêm casar aos Açores, mas o meu foco desde o início, sempre foi dar prioridade aos nossos com o que é nosso. Porque somos tão bons ou melhores!
Tem realizado muitos casamentos para a comunidade LGBT. Por que razão?
Conheço muitas pessoas da Comunidade LGBT e senti que era importante terem alguém sem preconceitos, que os escutasse, que os representasse, que os fizesse sentir que têm o mesmo direito de terem um casamento de sonho com todos os pormenores que um casal hétero tem. Assim, especializei-me neste nicho, oferecendo um serviço seguro e acolhedor à Comunidade LGBT.
Sinto que há alguma renitência por parte dos casais da Comunidade, principalmente no que diz respeito à divulgação do momento. Ou seja, tenho realizado pedidos de casamento e casamentos, mas poucos permitem a divulgação, ainda com receio da crítica, provocações, de possíveis retaliações nos trabalhos. Felizmente, cada vez há menos preconceito e, pouco a pouco, os casamentos da Comunidade LGBT começam a ser considerados como mais um momento feliz na vida de um casal que se ama.
Quero que a comunidade LGBT saiba que encontra em mim, na Elisa Eventos, alguém de confiança e que fará de tudo para que se sintam apoiados, felizes e concretizados.
Geralmente, quanto tempo demora a planear um casamento?
Geralmente à volta de 12 meses, dependendo do evento e dos serviços que se pretende. Normalmente, pedimos sempre que nos contactem com 18 a 24 meses de antecedência, para que o número de espaços e parceiros disponíveis seja maior, de forma a ter o tempo adequado para que todos os desejos sejam cumpridos e que todos tenham o produto final idealizado.
Que espécie de pedidos é que os seus clientes costumam fazer-lhe?
Para além dos que estão incluídos e de costume, já tive bolos completamente fora dos padrões tradicionais, ou seja, muito coloridos e com macarons; uma visita com sessão fotográfica e de vídeo depois da cerimónia de casamento com burros, este foi um pedido muito específico de uma das noivas, uma vez que ela já tinha trabalhado com estes animais super fofos; agendar tatuagens surpresa também foi um pedido engraçado e diferente, entre tantos outros.
Tem alguma mensagem que gostasse de deixar?
Gostaria de agradecer aos meus filhos e ao David por compreenderem as condicionantes, por acreditarem e apoiarem este meu projecto. Agradecer a todos os casais que já confiaram e nos que estão confiando em mim, na Elisa Eventos e, também, a todos os parceiros, colaboradores, ao meu braço direito e amiga Clara pelo entusiasmo, profissionalismo e carinho que partilham e que contribuem para a satisfação dos nossos clientes e para que a Elisa Eventos seja ainda melhor.
Aos casais que ainda não têm uma WeddingPlanner para o seu casamento ou às pessoas que pretendem organizar algum evento, gostaria de vos dizer que nos contatem atempadamente para podermos garantir a nossa disponibilidade e dos nossos parceiros locais. Temos uma vasta experiência no mercado e o nosso principal objetivo é minimizar todas as preocupações de um dia tão especial e que os nossos clientes desfrutem de um dia inesquecível.
Visitem as Redes Sociais da Elisa Eventos (Facebook, Instagram e TikTok) e o site www.elisaeventos.pt, onde poderão acompanhar alguns dos serviços realizados e testemunhos dos casais que já contrataram a Elisa Eventos, bem como contactar-nos para qualquer questão.
Por último e mais importante: Sejam felizes e muita luz nos vossos corações!
Frederico Figueiredo
