Edit Template

Sport Praiense, o líder improvável

À partida para esta edição do Campeonato de Futebol dos Açores (CFA) o Sport Praiense não figurava no primeiro lote de favoritos. A tardia composição do plantel e a incógnita da valia, além do segundo lugar na taça da AF Angra, com uma derrota e um empate, colaboraram para resumir ao Juventude Lajense e ao Santa Clara B o destaque de primeiros candidatos.
O grupo de trabalho e a equipa técnica do Sport Praiense têm provado o contrário. Sem darem nas vistas, foram amealhando pontos face ao regular comportamento. A uma jornada do final da primeira volta são guias isolados. O SC Praiense ainda não perdeu, tendo cedido dois empates. Contrariando as previsões, é mais um candidato num campeonato que envolve mais do que as duas equipas que melhor se apetrecharam.
A vitória no domingo, por 1-0, no campo do então líder Juventude Lajense, veio confirmar o estatuto. A equipa da cidade da Praia da Vitória marcou aos 85 minutos, por Vasco Goulart, que havia entrado minutos antes. Foi a quarta vitória seguida do SC Praiense.
A equipa vizinha da vila das Lajes jogou desde os 30m com menos um jogador, por expulsão de Toró, por o árbitro micaelense Pedro Amaral ter entendido que agrediu um adversário.
Após seis vitórias seguidas, o Juventude perdeu pela primeira vez.

Insólito ou talvez não

Após duas derrotas seguidas o Santa Clara B está de regresso às vitórias. Não foi fácil bater a bem estruturada equipa do Desportivo de São Roque. O único golo foi marcado por José Tavares, aos 44m, concretizando uma boa iniciativa de Elson Soares.
Nesta partida aconteceu na segunda parte um caso se não é insólito é, pelo menos, invulgar.
Na equipa do Desportivo de São Roque actuam os gémeos Serigne Murtada Lo Seye e Serigne Saliu Lo Ley. Têm 21 anos de idade, são de origem africana mas possuem nacionalidade espanhola. É a segunda época no clube.
Saliu teve uma entrada muito perigosa sobre José Tavares. O médio do Desportivo também ficou caído no relvado. No meio do aglomerado de jogadores, Saliu, que ao ser admoestado com o segundo cartão amarelo seria expulso, levantou-se e o irmão Murtada substitui-o na posição de deitado. Quando o árbitro Duarte Travassos foi exibir o cartão amarelo, não o fez ao prevaricador, com o número 21, mas sim ao defesa, com o número 5.
Algumas pessoas deram pela troca. Houve alguns protestos, mas prevaleceu a convicção de Duarte Travassos.

Jarju já jogou

Modou Jarju, avançado que esteve nos dois últimos dois anos e meio ao serviço do Operário, estreou-se, Sábado, com a camisola do Santa Clara. Actuou na segunda parte da partida com o Desportivo de São Roque. Ao 24 anos vai jogar na equipa B.
Jarju realizou 44 jogos no CFA pelos lagoenses, tendo obtido 21 golos. Nesta época no Campeonato e na Taça de Portugal fez 14 jogos, 8 como titular e 6 como suplente utilizado.
A equipa B “encarnada” recebeu ainda o extremo Lucas Aruba, de 20 anos, que esteve sempre ligado ao Bahia, do Brasil. Até há pouco tempo representava o FK Valmiera, da Letónia.
Para a equipa de Sub-23 do Santa Clara, que recebe, hoje, pelas 11h00, nas Laranjeiras o Farense para a 3.ª jornada do apuramento à Taça Revelação, foram assegurados o médio defensivo Henrique Silva, de 19 anos e com 74 jogos e 5 golos pelo Cruzeiro de Belo Horizonte. Ainda o defesa central Italo Cabelinho, de 20 anos, sempre ligado ao Ref Bull Bragantino, com 58 jogos pelos Sub-20 e Sub-23.

Maior goleada

O Desportivo de Rabo de Peixe infligiu ao Sporting de Guadalupe a maior goleada desta décima segunda edição da prova regional. Foram 7-0, com o destaque a pertencer ao Tiago Florim, de 23 anos, contratado à AD Sanjoanense. Marcou 4 golos (33m, 50m, 52m e 57m), três dos quais seguidos e no espaço de 7 minutos. Dispõe de 5 golos no campeonato.
Ao intervalo estava 3-0. Abou Touré (4m), Hugo Moniz (35m) e Pedro Santos (76m) foram os autores dos restantes golos do Desportivo, equipa que obteve a quarta vitória em seis jogos, tendo uma derrota inesperada no campo do Barreiro. A cinco pontos do líder, a turma da ilha de São Miguel tem ainda uma palavra a dizer.
O Barreiro obteve a segunda vitória no campeonato, a segunda seguida e a primeira fora. Aconteceu nas Velas, de São Jorge, por 2-1, sobre o Desportivo Velense.
Diogo Ponte marcou no primeiro minuto, empatando João Victor dois minutos volvidos. Na segunda parte surgiu o tento do triunfo.
O Desportivo Velense permanece em último com 2 pontos.

Estreia do novo treinador

O SC Angrense estreou o regressado Nuno Cristiano Brás no comando técnico da equipa. Um regresso com uma vitória, por 2-1, sobre o Desportivo Lajense, que se adiantou no marcador aos 30m, por Guilherme Sousa.
Para a segunda vitória do Angrense na prova, o que não acontecia há cinco jogos, valeu a veia goleadora de Dário Simão, aos 44 e aos 73m.
Para o resto da época, o Angrense conta com Gonçalo Vieira (Pintão), médio de 25 anos, que estava ligado ao Juventude Lajense.
Resultados da 8.ª jornada: Santa Clara “B” – São Roque, 1-0; Angrense – CD Lajense, 2-1; Rabo de Peixe – Guadalupe, 7-0; GD Velense – Barreiro, 1-2; JD Lajense – Praiense, 0-1.
Classificação: 1.º SC Praiense, 20 pontos; 2.º JD Lajense e Santa Clara “B”, 19; 4.º CD Rabo Peixe, 15; 5.º GD São Roque, 12; 6.º CD Lajense, 9; 7.º SC Angrense, 8; 8.º SC Barreiro, 7; 9.º SC Guadalupe, 3; 10.º GD Velense, 2 pontos.

Edit Template
Notícias Recentes
Excedente comercial dispara na zona euro com acordo com os EUA a impulsionar exportações
Projecto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população
Mistério de 25 anos na doença de Crohn desvendado por IA
Universidade dos Açores marcou presença no 2º Encontro de Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Obras no Campo de Santo António retomadas após suspensão por mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores