À partida para esta edição do Campeonato de Futebol dos Açores (CFA) o Sport Praiense não figurava no primeiro lote de favoritos. A tardia composição do plantel e a incógnita da valia, além do segundo lugar na taça da AF Angra, com uma derrota e um empate, colaboraram para resumir ao Juventude Lajense e ao Santa Clara B o destaque de primeiros candidatos.
O grupo de trabalho e a equipa técnica do Sport Praiense têm provado o contrário. Sem darem nas vistas, foram amealhando pontos face ao regular comportamento. A uma jornada do final da primeira volta são guias isolados. O SC Praiense ainda não perdeu, tendo cedido dois empates. Contrariando as previsões, é mais um candidato num campeonato que envolve mais do que as duas equipas que melhor se apetrecharam.
A vitória no domingo, por 1-0, no campo do então líder Juventude Lajense, veio confirmar o estatuto. A equipa da cidade da Praia da Vitória marcou aos 85 minutos, por Vasco Goulart, que havia entrado minutos antes. Foi a quarta vitória seguida do SC Praiense.
A equipa vizinha da vila das Lajes jogou desde os 30m com menos um jogador, por expulsão de Toró, por o árbitro micaelense Pedro Amaral ter entendido que agrediu um adversário.
Após seis vitórias seguidas, o Juventude perdeu pela primeira vez.
Insólito ou talvez não
Após duas derrotas seguidas o Santa Clara B está de regresso às vitórias. Não foi fácil bater a bem estruturada equipa do Desportivo de São Roque. O único golo foi marcado por José Tavares, aos 44m, concretizando uma boa iniciativa de Elson Soares.
Nesta partida aconteceu na segunda parte um caso se não é insólito é, pelo menos, invulgar.
Na equipa do Desportivo de São Roque actuam os gémeos Serigne Murtada Lo Seye e Serigne Saliu Lo Ley. Têm 21 anos de idade, são de origem africana mas possuem nacionalidade espanhola. É a segunda época no clube.
Saliu teve uma entrada muito perigosa sobre José Tavares. O médio do Desportivo também ficou caído no relvado. No meio do aglomerado de jogadores, Saliu, que ao ser admoestado com o segundo cartão amarelo seria expulso, levantou-se e o irmão Murtada substitui-o na posição de deitado. Quando o árbitro Duarte Travassos foi exibir o cartão amarelo, não o fez ao prevaricador, com o número 21, mas sim ao defesa, com o número 5.
Algumas pessoas deram pela troca. Houve alguns protestos, mas prevaleceu a convicção de Duarte Travassos.
Jarju já jogou
Modou Jarju, avançado que esteve nos dois últimos dois anos e meio ao serviço do Operário, estreou-se, Sábado, com a camisola do Santa Clara. Actuou na segunda parte da partida com o Desportivo de São Roque. Ao 24 anos vai jogar na equipa B.
Jarju realizou 44 jogos no CFA pelos lagoenses, tendo obtido 21 golos. Nesta época no Campeonato e na Taça de Portugal fez 14 jogos, 8 como titular e 6 como suplente utilizado.
A equipa B “encarnada” recebeu ainda o extremo Lucas Aruba, de 20 anos, que esteve sempre ligado ao Bahia, do Brasil. Até há pouco tempo representava o FK Valmiera, da Letónia.
Para a equipa de Sub-23 do Santa Clara, que recebe, hoje, pelas 11h00, nas Laranjeiras o Farense para a 3.ª jornada do apuramento à Taça Revelação, foram assegurados o médio defensivo Henrique Silva, de 19 anos e com 74 jogos e 5 golos pelo Cruzeiro de Belo Horizonte. Ainda o defesa central Italo Cabelinho, de 20 anos, sempre ligado ao Ref Bull Bragantino, com 58 jogos pelos Sub-20 e Sub-23.
Maior goleada
O Desportivo de Rabo de Peixe infligiu ao Sporting de Guadalupe a maior goleada desta décima segunda edição da prova regional. Foram 7-0, com o destaque a pertencer ao Tiago Florim, de 23 anos, contratado à AD Sanjoanense. Marcou 4 golos (33m, 50m, 52m e 57m), três dos quais seguidos e no espaço de 7 minutos. Dispõe de 5 golos no campeonato.
Ao intervalo estava 3-0. Abou Touré (4m), Hugo Moniz (35m) e Pedro Santos (76m) foram os autores dos restantes golos do Desportivo, equipa que obteve a quarta vitória em seis jogos, tendo uma derrota inesperada no campo do Barreiro. A cinco pontos do líder, a turma da ilha de São Miguel tem ainda uma palavra a dizer.
O Barreiro obteve a segunda vitória no campeonato, a segunda seguida e a primeira fora. Aconteceu nas Velas, de São Jorge, por 2-1, sobre o Desportivo Velense.
Diogo Ponte marcou no primeiro minuto, empatando João Victor dois minutos volvidos. Na segunda parte surgiu o tento do triunfo.
O Desportivo Velense permanece em último com 2 pontos.
Estreia do novo treinador
O SC Angrense estreou o regressado Nuno Cristiano Brás no comando técnico da equipa. Um regresso com uma vitória, por 2-1, sobre o Desportivo Lajense, que se adiantou no marcador aos 30m, por Guilherme Sousa.
Para a segunda vitória do Angrense na prova, o que não acontecia há cinco jogos, valeu a veia goleadora de Dário Simão, aos 44 e aos 73m.
Para o resto da época, o Angrense conta com Gonçalo Vieira (Pintão), médio de 25 anos, que estava ligado ao Juventude Lajense.
Resultados da 8.ª jornada: Santa Clara “B” – São Roque, 1-0; Angrense – CD Lajense, 2-1; Rabo de Peixe – Guadalupe, 7-0; GD Velense – Barreiro, 1-2; JD Lajense – Praiense, 0-1.
Classificação: 1.º SC Praiense, 20 pontos; 2.º JD Lajense e Santa Clara “B”, 19; 4.º CD Rabo Peixe, 15; 5.º GD São Roque, 12; 6.º CD Lajense, 9; 7.º SC Angrense, 8; 8.º SC Barreiro, 7; 9.º SC Guadalupe, 3; 10.º GD Velense, 2 pontos.
