O Museu Hebraico Sahar Hassamaim, também conhecido como Sinagoga de Ponta Delgada, irá acolher no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 18h00, o lançamento da obra “Portugueses na Lista Negra de Hitler” de Miriam Assor, no âmbito da celebração do seu 10.º aniversário.
O referido livro resulta de uma investigação inédita, ao longo de 10 anos, sobre os judeus portugueses que foram vítimas do totalitarismo nazi e aborda questões que vão desde as suas origens, às suas vidas e percursos, dando a conhecer uma página da história do povo português pouco conhecida e ignorada durante os tempos sombrios da Segunda Guerra Mundial.
Sem esquecer as circunstâncias e as condições do seu transporte para campos de concentração e extermínio, e de como muitos foram assassinados sem misericórdia, a jornalista Miriam Assor também aborda, nesta sua obra, as memórias dos poucos que sobreviveram ao Holocausto, com histórias narradas pelos próprios ou pelos seus descendentes.
Miriam Assor nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1966, no seio de uma família judaica ortodoxa e é licenciada em Psicologia e em Comunicação.
A autora entrou no mundo do jornalismo pelo semanário “O Independente”, e desde então colabora com vários periódicos na condição de jornalista freelance, tendo-se distinguido sobretudo pela escrita de peças jornalísticas relacionadas com a Shoah publicadas na revista Sábado. Para além disso, é autora de várias obras, entre as quais “Aristides de Sousa Mendes – Um Justo Contra a Corrente”, “Judeus Ilustres de Portugal” e “Viagem aos Segredos da Maçonaria”.
Ainda na sequência das comemorações dos 10 anos da Sinagoga de Ponta Delgada, está prevista para este mesmo dia uma conferência direcionada, exclusivamente, para estudantes do Concelho de Ponta Delgada, que irá abordar os acontecimentos que marcaram o final da II Guerra Mundial e a libertação do campo de concentração de Auschwitz, que decorreu a 27 de Janeiro de 1945.
