No ano em que celebra o seu 90.º aniversário, a Bensaude Hotels Collection revela hoje o rebranding da marca que abrange o nome, agora Bensaude Hotels, e uma nova identidade visual. Esta transformação reflecte a combinação perfeita entre a hospitalidade açoriana e uma visão mais moderna da marca, que se reflecte nas dez unidades hoteleiras que a integram.
O projecto de rebranding resulta de uma análise minuciosa da estratégia de arquitectura da marca, desenvolvida em estreita colaboração com a agência Saint Pirate. Esta nova abordagem reflecte o equilíbrio entre o legado histórico da Bensaude Hotels e a sua visão ambiciosa de crescimento, preparando-a para novos desafios e oportunidades no mercado hoteleiro.
“Mais que uma simples atualização visual, a nossa nova identidade incorpora a essência da Bensaude Hotels – o nosso espírito pioneiro, o nosso compromisso inabalável com a hospitalidade e a nossa profunda ligação aos Açores”, começa por explicar Nuno Pavão Borges, director de Comunicação e Marketing do Grupo Bensaude. “O processo de rebranding envolveu uma extensa pesquisa, incluindo um exame completo da história da empresa, valores e expectativas. A nova identidade da marca capta o espírito do “Explorador/Cuidador” – uma referência ao legado visionário do seu fundador, Vasco Bensaude, e ao cuidado genuíno que a empresa dedica aos seus hóspedes”, continua.
O rebranding da Bensaude Hotels inspirou-se nas rotas marítimas que unem os Açores a Portugal Continental, à Europa e ao Continente Americano. Evoca a força do oceano Atlântico e aos laços que cria entre pessoas, culturas e territórios.
O elemento central é um traço fluido que simboliza o movimento do mar e a ligação dos Açores ao mundo. Este traço, presente entre as letras do logotipo, torna-se um elemento único e proprietário da marca.
Elegante e clássica, a tipografia principal transmite herança e prestígio, ao passo que a tipografia secundária, moderna e sóbria, reflecte contemporaneidade. A inclusão do statement “Since 1935”, reforça a herança, o legado histórico e o prestígio do fundador, Vasco Bensaude. A cor azul escura, inspirada no oceano, representa a importância, a qualidade, a estabilidade e a confiança da Bensaude Hotels.
Ícone da marca é uma estrela
O ícone da marca passa a ser uma estrela dinâmica e elegante, símbolo das rotas marítimas e do requinte da cadeia hoteleira, que mantém o nome Bensaude na sua designação, capitalizando a história, carisma e autenticidade do fundador e do grupo, Vasco Bensaude. Com esta denominação, o grupo hoteleiro passa a ser mais sintético na sua designação, sem nunca perder o valor histórico dos 90 anos, a autenticidade e o carisma visionário. “A palavra “Hotels” comunica colectivo. Acreditamos que a referência a “Collection”, que deixámos cair, remetia para um pequeno número de hotéis, o que na fase actual de expansão nos parece redutor”, conclui Nuno Pavão Borges.
“O sucesso deste projecto deveu-se em grande parte à dinâmica de trabalho e ao tipo de relação que se construiu entre a Saint Pirate e o cliente Bensaude Hotels – proximidade e espírito colaborativo; profundidade na busca e partilha de informação sobre o DNA da empresa e, finalmente, a liberdade criativa que nos foi dada desde o início.
A Saint Pirate preocupou-se em comunicar 3 eixos centrais nesta identidade visual de marca: vocação atlântica que a empresa tem ; o espírito cosmopolita e o lado emocional, através do conceito verbal de marca também criado pela Saint Pirate”, explica Miguel Bacelar, CEO e Founder da Saint Pirate.
Com este rebranding, a Bensaude procura elevar o seu perfil no mercado nacional, atrair novos hóspedes e fortalecer ainda mais a sua reputação de excelência. Fundada em 1935 com o icónico Hotel Terra Nostra, hoje Terra Nostra Garden Hotel, a Bensaude Hotels conta com dez propriedades únicas em todo o território nacional. Oferece uma gama diversificada de experiências, desde hotéis históricos a modernos resorts.