Edit Template

Gratuitidade das creches já abrange 4.686 crianças, valorizou Mónica Seidi

A Secretária da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, revelou ontem na Assembleia Legislativa Regional que a gratuitidade das creches até ao 16.º escalão abrangeu 4.686 crianças açorianas, o que representa uma poupança às famílias superior a 4,1 milhões de euros.
Estes números significam um aumento considerável na comparação com 2020, durante a governação socialista, altura em que a gratuitidade das creches, aplicando-se apenas até ao 7.º escalão, abrangia apenas 590 crianças – oito vezes menos.
“Nos Açores, a rede social de resposta à primeira infância funciona com o apoio dos parceiros do sector, nomeadamente privados sem fins lucrativos e, num futuro próximo, privados cuja capacidade já instalada possa dar uma resposta mais célere e ajudar a melhorar o acesso às creches nos Açores”, vincou. A governante disse ainda que, com os Governos da coligação, “foram criadas, em quatro anos, 805 vagas, levando a que a capacidade instalada aumentasse para 3.699 em 2024 em relação às 2.894 vagas de 2020”. A isto, considera, não é alheio o facto de se ter aumentado a abrangência da medida até ao 16.º escalão, em vez de haver uma limitação até ao 7.º, o que foi possível graças ao investimento superior a 22,7 milhões de euros à data de 31 de Dezembro de 2024. “Temos obras a decorrer nas ilhas Terceira, São Jorge, Flores, Pico e São Miguel” disse. E prosseguiu: “(…) já estão autorizadas, para este ano, mais 94 vagas em creches que incluem 10 no concelho do Nordeste e 74 em Ponta Delgada, no Colégio de São Francisco Xavier, entre outras.
A deputada do PSD/A Cecília Estácio destacou Terça-feira que o Governo da Coligação “tornou as creches gratuitas para todas as crianças dos Açores, aumentando igualmente o número de vagas disponíveis. Entre 2018 e 2024, há mais 10 creches em funcionamento na Região com mais 862 crianças a frequentar esta resposta social, quando antes, no governo socialista, eram abrangidas apenas 700 crianças, agora são abrangidas mais de 4000”, frisou.
O Grupo Parlamentar do PS defendeu, por sua vez, a necessidade de reforçar a rede de creches na Região, garantindo o acesso universal e gratuito a todas as crianças, independentemente da sua condição socioeconómica ou da situação laboral dos seus progenitores.
O Chega, por sua vez, não concorda que privados e Instituições Particulares de Solidariedade Social fiquem de fora de uma Rede Pública de Creches na Região.

Edit Template
Notícias Recentes
Homem detido na Povoação por violência doméstica fica proibido de contactar a vítima e é vigiado eletronicamente
Faltam médicos de família nos Açores para garantir a cobertura total a utentes
Direcção do Clube União Micaelense diz que a atitude de atribuir o complexo desportivo do Lajedo a uma entidade privada “evidencia falta de rumo estratégico” do Governo dos Açores
José Manuel Bolieiro distinguido com Chave de Ouro do Município de Velas
Pedro Nascimento Cabral afirma que o legado do 25 de Abril tem de “continuar a servir de referência” à sociedade
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores