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Quase 40% dos jovens sente pressão social ao escolher uma bebida sem álcool entre amigos

Os hábitos de consumo de bebidas estão a mudar. No entanto, ainda existe uma forte influência social associada à escolha de bebidas sem álcool, especialmente entre os mais jovens. Para perceber melhor esta dinâmica, a marca Heineken®, em parceria com o Professor Charles Spence, da Universidade de Oxford, realizou um estudo global que revela como os consumidores encaram o consumo de cerveja sem álcool e os desafios que ainda enfrentam ao fazer essa escolha.
O estudo, que envolveu 11.842 adultos em cinco mercados desenvolvidos (Reino Unido, EUA, Espanha, Japão e Brasil), destaca que a Geração Z (18 a 26 anos) é a mais afectada pela pressão social quando opta por uma bebida sem álcool. Quase 40% dos jovens deste grupo afirmam que só escolheriam uma versão sem álcool se os seus amigos também o fizessem. Além disso, mais de um terço já sentiu pressão para consumir álcool em contextos sociais e 29% admitem que, ao escolher uma bebida sem álcool, sentiram-se “excluídos”.
Apesar destes desafios, o estudo revela que as atitudes sociais estão a mudar. Hoje, 50% dos consumidores consideram que beber uma cerveja sem álcool é mais aceite socialmente do que há cinco anos. Um quinto dos consumidores já alterna entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas em encontros sociais nocturnos, e mais de um terço dos que optam por bebidas sem álcool fá-lo em encontros românticos, demonstrando que esta tendência está a ganhar espaço em diferentes contextos. Para acelerar esta mudança de percepção e desafiar os estereótipos associados ao consumo de cerveja sem álcool, Heineken® lançou uma campanha no mercado português que defende o direito de cada consumidor escolher uma bebida sem álcool sem precisar de se justificar. Filipa Magalhães, responsável de marketing da Heineken® em Portugal, sublinha: “A Heineken® 0.0 é uma cerveja com um sabor excecional e uma escolha cada vez mais natural para muitos consumidores. Queremos que todos se sintam confortáveis em escolher uma 0.0, seja num jantar com amigos, numa pausa de trabalho ou num encontro especial.”
O Professor Charles Spence, da Universidade de Oxford, reforça a importância destas mudanças: “O nosso estudo mostra que, para muitos, o álcool já não é a escolha padrão em situações sociais.”

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