O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, concluiu a obra de reparação urgente da muralha da Praia Formosa, na ilha de Santa Maria. A intervenção foi realizada na sequência de um fenómeno de instabilidade ocorrido a 20 de Outubro de 2024, que levou ao colapso de um troço de aproximadamente 30 metros da estrutura.
A obra, considerada de carácter urgente, teve um prazo de execução de trinta dias, num investimento total de 173.124,32 euros. Os trabalhos permitiram a reposição das condições de segurança no local, assegurando a estabilidade da muralha e das áreas adjacentes.
Segundo a nota de imprensa, a solução técnica aplicada consistiu na construção de um muro de suporte gravítico em betão ciclópico para contenção do terreno. Além disso, foi reerguido o muro guarda em pedra, reposto o passeio em betão e reabilitada a zona de estacionamento com pavimento betuminoso. Adicionalmente, a intervenção contemplou a colmatação de algumas locas nas imediações do troço afectado com recurso a betão, reforçando a estrutura da muralha.
Ainda segundo a nota de imprensa, para o presente ano, o Governo dos Açores prevê lançar um concurso público para uma empreitada mais abrangente, que incluirá intervenções de reforço e reparação ao longo de toda a muralha da Praia Formosa. O projecto prevê ainda a construção de uma protecção costeira e a requalificação de infra-estruturas junto ao Forte de São João Baptista, num investimento superior a um milhão de euros.
