Edit Template

Comunidade Paroquial de Nossa Senhora de Fátima promove “Semana da Esperança”

A Comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima, no Lajedo, em Ponta Delgada, vai celebrar de 23 a 30 de Março a Semana da Esperança, integrada nas comemorações do Jubileu.
“O Conselho Pastoral decidiu fazer uma semana diferente: estando em Jubileu, Ano Santo, promover uma semana marcada por sinais, por iniciativas, que fossem expressão de uma igreja em saída, de uma igreja que vai à procura e não fica confinada às suas paredes” avançou ao sítio Igreja Açores o pároco, padre Norberto Brum.
O programa é intenso e é celebrado dentro e fora da Igreja, procurando “sair sempre ao encontro dos que não vêm” disse o sacerdote que destaca a realização de exposições de pintura, de fotografia e de desenho, que envolvem as instituições da comunidade: junta de freguesia, Centro de Convívio, escolas, Casa de Saúde, “todos foram chamados a participar de alguma forma”.
Uma das iniciativas previstas é a “Missão Esperança” que começa já este Domingo com o envio de elementos da comunidade paroquial que têm por missão visitar todas as casas da paróquia.
“Irão dois a dois como os discípulos, cumprimentar, falar com todos os paroquianos, os que estão na Igreja e os que não estão”, numa espécie de visitação da esperança, para “criar laços e vizinhança”.
Depois, haverá o “Roteiro da Esperança” que será também percorrido pela comunidade paroquial.
“Não é uma via-sacra mas será um percurso em que através de um QRCode pode aceder-se a meditações sobre vários espaços que são necessariamente lugares de esperança”, afirma o sacerdote.
Dentro da Igreja será montada uma tenda de adoração, que terá o Santíssimo exposto durante todo o dia e que será animada pelos jovens da catequeses, dos movimentos e, porque “o cuidado da casa comum é uma interpelação muito direta do Papa” também haverá “plantação de árvores, muita verdura para transformarmos a Igreja numa espécie de Éden”. Durante a noite há também propostas de oração e no dia 29 uma “Vigília da Esperança”. Ainda no Sábado, haverá duas cantatas: uma na Casa de Saúde de Nossa Senhora da Conceição e outra no Hospital.
“Grupos da paróquia estarão a cantar no exterior para acolher os visitantes e entregarem uma mensagem para levarem aos doentes. Quer numa espaço quer noutro, serão percorridos depois alguns dos serviços. Queremos levar esperança aos doentes que sofrem, através da música e da alegria”, disse ainda o sacerdote.
“É uma semana que quer ser uma vivência da esperança em comunidade, em que todos são chamados a ser parte e a participar”, conclui o sacerdote.
Haverá ainda celebrações em lugares do bairro do Lajedo, pinturas de murais e uma assembleia comunitária em que participarão todos os movimentos da paróquia.
No Sábado, antes da Vigília, ainda haverá a Casa do perdão, uma oportunidade para celebrar o sacramento da Reconciliação, “num período alargado”. IA

Edit Template
Notícias Recentes
São Miguel acolhe encontro nacional sobre qualidade e excelência organizacional
Homem detido na Praia da Vitória para cumprir pena de dois anos de prisão pelo crime de roubo
“Precisamos de estratégias para preservar a eficácia dos antibióticos, caso contrário infecções banais voltam a ser potencialmente fatais”, afirma Laura Sá, médica especialista em Doenças Infecciosas
Valor do pescado nos Açores cai 2,3 milhões de euros em Outubro
“Socorros Mútuos” vai a votos com Conselho Geral e novo edifício no horizonte
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores