Edit Template

“Os nossos jovens são os verdadeiros embaixadores da literacia digital”, defende o Presidente da Assembleia Legislativa

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, desafiou os jovens açorianos a assumirem o papel de embaixadores da literacia digital, promovendo “a utilização consciente” das novas tecnologias como forma de “combater a desinformação” numa era marcada pelo surgimento de regimes anti-democráticos.
“Vocês são a geração mais digital de todas, nasceram com o computador e o telemóvel na vossa vida quotidiana. Isso dá-vos um poder e uma responsabilidade enormes para usarem essa conexão ao digital na partilha da verdade e na defesa dos valores democráticos”, sublinhou o Presidente da Assembleia Legislativa, na Terça-feira, na abertura da sessão regional do ensino secundário e profissional do Parlamento dos Jovens, que teve lugar na sede do Parlamento açoriano.
Destacando a importância de combater a desinformação, alertando para os perigos do conteúdo viral e da tendência de aceitar algo como verdade apenas porque “toda a gente está a partilhar”, o Presidente Luís Garcia, citado em nota enviada às redacções, aproveitou a ocasião para alertar que “a disseminação de notícias falsas e a manipulação da opinião pública são ameaças reais”, defendendo que “cabe a cada um de nós assumir um papel ativo na construção de uma cidadania digital mais sólida e informada”.
Nesse sentido, o Presidente do Parlamento açoriano incentivou os jovens a desenvolverem um espírito crítico apurado, questionando a veracidade das informações que consomem e partilham online. “Cada interação digital conta. O simples ato de partilhar um conteúdo pode contribuir para a divulgação de informações falsas, o que reforça a necessidade de uma consciência individual mais responsável.”
Na segunda sessão, onde participam cerca de oitenta alunos de 36 escolas do ensino secundário e profissional da Região, o Presidente Luís Garcia recordou ainda a aposta que fez, no início da presente legislatura, no uso das novas tecnologias como meio de aproximar os cidadãos do Parlamento e de promover um maior conhecimento do primeiro órgão da Autonomia. Uma decisão que teve como principal objetivo “criar canais de comunicação mais diretos e acessíveis, especialmente com os jovens”, incentivando-os a envolver-se ativamente no projeto autonómico e a valorizar as instituições democráticas.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é um programa promovido pela Assembleia da República, em colaboração com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela participação cívica e política. A iniciativa procura ainda desenvolver as suas competências de argumentação e expressão, incentivando a defesa de ideias dentro dos princípios da tolerância e do respeito pela decisão da maioria, conforme é destacado no documento à imprensa.

Escolhidos os representantes do ensino Secundário para a sessão nacional do Parlamento dos Jovens

A Escola Secundária Domingo Rebelo, a Escola Básica 1,2,3/JI/S/EA Tomás de Borba, o Colégio do Castanheiro e a Escola Básica 2,3/S Lajes do Pico foram eleitas hoje para representar o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino secundário do Parlamento dos Jovens. A eleição decorreu durante a sessão regional, que teve lugar ao longo do dia na sala do plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta (ALRAA).
O tema “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens” foi debatido por 80 alunos de 32 escolas secundárias e profissionais da Região, que apresentaram as suas propostas e refletiram sobre o impacto da inovação digital na sociedade e no futuro das novas gerações.
A cerimónia de boas-vindas da sessão regional contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, e incluiu também uma mensagem em vídeo do Presidente da Assembleia da República, assinalando os 30 anos do programa Parlamento dos Jovens.
O projeto base apresentado pelos alunos do Colégio do Castanheiro, eleito ao início da tarde com 19 votos, foi depois debatido em sede de comissão e deu origem ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado na sessão nacional, a decorrer nos dias 26 e 27 de Maio, na Assembleia da República, em Lisboa.
Na sessão foi ainda eleito o porta-voz do grupo que representará os Açores na fase nacional, missão que foi confiada ao aluno António Dias, da Escola Secundária Domingos Rebelo.
Os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar questões aos convidados presentes na sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Francisco César, ao Deputado à Assembleia Legislativa, Luís Raposo, e ao Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga, em representação da Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, conforme é refrido em nota de imprensa divulgada pela Assembelia Legislativa Regional dos Açores. Destaque também para o Concurso Euroscola, realizado na noite anterior na sala do plenário da ALRAA, que contou com a participação de 18 alunos de nove escolas da Região. O trabalho apresentado pelos alunos Maria Tkachenko e Maria Laura Teves, do Colégio do Castanheiro, sobre o tema “Inteligência Artificial: oportunidades e desafios”, foi eleito pelo júri, composto por Ana Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da ADAFMA – Associação para o Desenvolvimento do Mar dos Açores, Roberto Lino, CEO da Azores X, e Teresa Tiago, economista e professora da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
São Miguel acolhe encontro nacional sobre qualidade e excelência organizacional
Homem detido na Praia da Vitória para cumprir pena de dois anos de prisão pelo crime de roubo
“Precisamos de estratégias para preservar a eficácia dos antibióticos, caso contrário infecções banais voltam a ser potencialmente fatais”, afirma Laura Sá, médica especialista em Doenças Infecciosas
Valor do pescado nos Açores cai 2,3 milhões de euros em Outubro
“Socorros Mútuos” vai a votos com Conselho Geral e novo edifício no horizonte
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores