Edit Template

Câmara de Ponta Delgada homenageia o pintor Domingos Rebelo no 50.º aniversário da sua morte

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, manifestou que “é uma honra e um dever da Câmara Municipal de Ponta Delgada inaugurar a exposição ‘A Figura Humana em Domingos Rebêlo (1891-1975)’. Uma honra, porque dá a conhecer fases marcantes da vida do pintor. Um dever, porque com esta iniciativa torna acessível aos olhos de todos os cidadãos, locais e estrangeiros, um verdadeiro património humano e artístico que deve ser preservado, exaltado e divulgado”.
“Com esta exposição atingimos vários objectivos de valorização da arte e, claro, de um dos seus mais recentes e talentosos protagonistas. Desta forma, contribuímos numa dimensão mais ampla, para o conhecimento da nossa realidade nos seus mais diversos domínios, desde o paisagístico ao retrato, desde os acontecimentos sociais aos religiosos, partilhando com quem teve e tem oportunidade de emanar o seu olhar sobre os quadros do Domingos Rebelo, toda a nossa vivencia e identidade”, vincou. Pedro Nascimento Cabral falou também de alguns dos marcos mais importantes da vida deste pontadelgadense e afirmou que “ao lembrar Domingos Maria Xavier Rebelo, nesta data, que configura os 50 anos sobre a sua morte, tornamos, ainda mais relevante o seu percurso, o seu talento e a sua vida, chamando a atenção para um dos vultos da história contemporânea de Ponta Delgada, que se inscreve ao lado de nomes marcantes de âmbito nacional, como o de Antero de Quental e de Natália Correia”.
Acompanhado pelo vereador Sérgio Rezendes e a vereadora Cristina do Canto Tavares, o Presidente da autarquia fez ainda questão de expressar uma enorme gratidão “a todos aqueles que contribuíram para tornar possível esta exposição, esta homenagem que celebra a vida e a obra do grande Domingos Rebelo, nesta sala nobre do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada”.
“A partir de hoje, com esta exposição, temos todos a oportunidade de atravessar dois momentos distintos do percurso artístico de Domingos Rebelo – dos Estudos do Nu, desenhados a carvão, em Paris, no início do século XX, aos Retratos, marcados por uma expressiva maturidade artística, onde o pintor agradece e imortaliza os rostos de mecenas, familiares, amigos e figuras do quotidiano da sua terra natal, dando a conhecer, como aqui vimos, também, em estudos aqui presentes, personagens da sua obra Os emigrantes”, referiu.
Pedro Nascimento Cabral aproveitou a inauguração desta exposição para anunciar que “além desta homenagem, a Câmara Municipal guarda, ao mesmo tempo que divulga, no seu espólio, algumas das obras do grande mestre, e que também o homenageia, cirurgicamente, em alguns pontos da cidade que pintou, num roteiro cultural dedicado a Domingos Rebelo, que vale sempre a pena visitar ou mesmo revisitar” A exposição “A Figura Humana em Domingos Rebelo (1891-1975)” estará patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada até ao dia 31 de Maio, reunindo um notável conjunto de obras de Carlos Manuel Arruda Falcão Afonso, Maria Beatriz Barbosa Andrade Albuquerque de Noronha da Costa, Maria da Graça Toste Rego, Maria Margarida Barbosa de Andrade Albuquerque de Athayde, Maria Violante Barbosa Andrade Albuquerque Rieff, Miguel Brandão do Amaral, Escola Secundária Antero de Quental, Fábrica da Igreja Paroquial da Matriz de São Sebastião, Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Clara, Finançor S.A. e Lar Luís Soares de Sousa.
Esta mostra, posteriormente, resultará na edição de um catálogo, reforçando, assim, o compromisso da Câmara Municipal de Ponta Delgada para com a valorização do património artístico e com a democratização do acesso à cultura.

Edit Template
Notícias Recentes
São Miguel acolhe encontro nacional sobre qualidade e excelência organizacional
Homem detido na Praia da Vitória para cumprir pena de dois anos de prisão pelo crime de roubo
“Precisamos de estratégias para preservar a eficácia dos antibióticos, caso contrário infecções banais voltam a ser potencialmente fatais”, afirma Laura Sá, médica especialista em Doenças Infecciosas
Valor do pescado nos Açores cai 2,3 milhões de euros em Outubro
“Socorros Mútuos” vai a votos com Conselho Geral e novo edifício no horizonte
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores