O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, fez questão de se deslocar, esta manhã, à Escola Básica Integrada de Ginetes para marcar presença na cerimónia do hastear da Bandeira Eco-Escola, um galardão que encoraja ações e reconhece o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino do país ao nível da Educação Ambiental e Sustentabilidade.
Na ocasião, o autarca felicitou os alunos, professores e auxiliares de ação educativa da EBI de Ginetes por ser a 17.ª vez consecutiva que a escola recebe o galardão, uma consistência que entende acompanhar o compromisso global de Ponta Delgada na aplicação de medidas amigas do ambiente.
“Temos o dever de zelar pelo futuro do nosso planeta e de o entregar às gerações vindouras melhor que o encontramos. Esse é um esforço necessário e que todos temos de fazer”, acrescentou, recordando que Ponta Delgada foi considerada a quarta cidade mais amiga do ambiente e sustentável para umas férias na Europa e aprovou, de forma pioneira na Região, um Plano Municipal de Ação Climática.
Conforme realçou, “todos os gestos que possam parecer pequenos agora, são, na verdade, passos gigantes dados na salvaguarda do futuro”, sobretudo para territórios como os Açores que, dada a condição arquipelágica, “sofrem particularmente com os efeitos das alterações climáticas”.
“Também, por isso, Ponta Delgada orgulha-se muito de ter esta escola no seu concelho e de todos vocês. E eu tenho a certeza de que a vossa geração será seguramente melhor que a minha”, afirmou, dirigindo as suas palavras aos estudantes presentes.
Na manhã desta sexta-feira, após o hastear da bandeira, largas dezenas de alunos do 1.º e 2.º Ciclos entoaram também o hino da Eco-Escola, um momento a que o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e outros representantes de entidades públicas fizeram questão de se associar.
