Edit Template

Trilogia de Luís Cabral: futebol clube e a freguesia de Santa Clara

Esta semana damos a conhecer um pouco de quem é Luís Eduardo de Medeiros Cabral, mais conhecido por Luís Cabral. O nosso interlocutor sempre esteve ligado ao Clube Desportivo Santa Clara e à Freguesia com o mesmo nome, berço da cidade e do futebol micaelense. Foi Bancário e Presidente da Junta de Freguesia e é o actual vice-presidente do clube.

Luís Cabral nasceu há 68 anos na Rua de Vila Nova em Ponta Delgada, mas sempre teve uma forte ligação a Santa Clara, porque os seus avós ali viviam, numa altura que nem sequer ainda era uma freguesia. Por curiosidade, refira-se que a Freguesia de Santa Clara foi criada em Julho de 2002, por divisão da Freguesia de São José.
Pelo meio, Luís Cabral passa quatro anos na Rua de Santana (São Sebastião), regressando novamente a Santa Clara até casar.
A nível desportivo, grande parte da sua infância e juventude é passada em Santa Clara, localidade que tinha como ponto de referência a Mata da Doca, mais tarde Campo Açores, onde decorrerão os primeiros jogos de futebol com bola apropriada. “As nossas férias de Verão eram vividas entre o calhau e a Mata da Doca. Naquele tempo, os dois campos principais eram o Campo Açores ou Campo de Futebol da Mata da Doca e o ringue do Patronato de São Miguel, instituição de ensino que também desenvolveu a sua actividade na Mata da Doca”.

Entrou directamente para os juniores

Luís Cabral estudou na Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, agora Escola Secundária Domingos Rebelo, onde teve como seu mentor o Professor Jorge Amaral, que sempre o incentivou os alunos a praticar desporto, independentemente da modalidade. Consciente, que a prática do desporto promove o bem-estar e habilidades para a vida, Luís Cabral sempre teve queda para o futebol, onde aliás fez formação no Clube Desportivo Santa Clara, numa altura em que não havia escalões, entrava-se directamente para os juniores. “Entrei com 15 anos de idade numa altura que era necessário a autorização dos pais. Estive no Santa Clara até ir para a tropa e nessa altura vou para o Águia Clube Desportivo. Mais tarde regresso ao CD Santa Clara e termino a carreira de jogador nos Arrifes. Entretanto, mesmo a jogar futebol, treino os escalões de formação e no primeiro ano da criação da Série Açores da Terceira Divisão passo a ser o adjunto do treinador Carlos Gomes, caminhada vitoriosa iniciada em 95/96. Posteriormente, vem o Filipe Moreira, mas como o futebol começa a evoluir muito mais para o profissionalismo, porque depois também chega o Álvaro Magalhães, que começa a fazer duas sessões de treinos separadas no mesmo dia, termino aí a minha fase de treinador, porque também tinha a minha profissão”.
Luís Cabral sempre esteve ligado ao Clube Desportivo Santa Clara, onde inclusivamente é hoje o vice-presidente da Assembleia Geral do Clube Desportivo Santa Clara, cuja direcção é liderada pelo Presidente Ricardo Pacheco. Eduardo Medeiros é o Presidente da Assembleia-Geral.

Bancário e presidente de Junta

Fora da esfera do futebol, Luís Cabral foi bancário durante quase 40 anos. Logo a seguir ao serviço militar obrigatório colabora com a Agência Açoreana de Viagens, onde esteve um ano e seis meses, isto porque como já tinha concorrido para ingressar no Banco Totta & Açores, entra em 1981. Mais tarde, o Banco Santander Totta surge da fusão em 2004 entre o Banco Santander, o Banco Totta e o Banco Açores e o Banco Crédito Predial Português, adquiridos em 2000. Nesta fusão o Banco Santander permaneceu como accionista maioritário, passando a instituição bancária a denominar-se Banco Santander Totta e é aqui que Luís Cabral passa à situação de aposentado.
Entre a Agência Açoreana de Viagens e o Banco Totta, Luís Cabral fez parte da equipa de São Miguel representante de Portugal nos Jogos Sem Fronteiras, que decorreram em Lignano Sabbiadore, Itália, em Maio de 1981.
A nível social, encabeça a lista do Grupo de Cidadãos Eleitores Santa Clara – Vida Nova, que concorre contra o PSD e vence as eleições em 2005. Como Presidente da Junta de Freguesia fica um mandato, mas depois, fica mais quatro anos como Presidente da Assembleia da Freguesia.
Actualmente também faz parte do Grupo de Cidadãos Eleitores Santa Clara, que “têm ganho as eleições, de forma consecutiva”.

Caminhadas, trilhos e futebol veterano

Actualmente, sempre que tem oportunidade faz as suas caminhadas da parte da manhã e pertence a um grupo de amigos, que estipulou um dia da semana para fazer trilhos. “Julgava que já conhecia a nossa ilha, mas não conheço, mas ainda, aos domingos, faço as minhas partidas de futebol no Campo do Complexo Desportivo Pedro Pauleta, onde estou também ligado aos veteranos do Santa Clara”.
De referir ainda, que dentro do desporto, Luís Cabral integrou uma equipa de futsal dos bancários, que venceu tudo o que havia para ganhar, inclusivamente a nível regional e nacional.
Casado e pai de um casal de filhos, Luís Cabral já é avô, que considera ser “uma mistura de amor, sabedoria acumulada e a oportunidade de reviver momentos especiais através dos olhos do neto. Por esta razão, é que também os trilhos e o futebol ao Domingo, por vezes ficam para trás”, quando é preciso.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Excedente comercial dispara na zona euro com acordo com os EUA a impulsionar exportações
Projecto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população
Mistério de 25 anos na doença de Crohn desvendado por IA
Universidade dos Açores marcou presença no 2º Encontro de Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Obras no Campo de Santo António retomadas após suspensão por mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores