Dados oficiais, divulgados pelo Serviço Regional de Estatística, revelam que em 2020, foram comprados 14 milhões de euros de peixe, crustáceos e moluscos congelados para venda nas grandes superfícies comerciais da Região, 79% dos quais importados de Portugal continental e 9% do estrangeiro. 2020 foi, até agora, o último ano em que estas estatísticas foram reveladas.
Ou seja, há 5 anos – últimos números divulgados pelo Serviço Regional de Estatística – foram consumidos nas grandes superfícies comerciais dos Açores 12,2 milhões de euros de peixe, crustáceos e moluscos congelados de Portugal continental, Madeira e uma pequena parte do estrangeiro. Foram também vendidos nas grandes superfícies comerciais 1,6 milhões de euros de peixe, crustáceos e moluscos congelados na Região. Obviamente que, não se consumindo nos Açores grandes quantidades de crustáceos e moluscos congelados, a esmagadora maioria do consumo foi de peixe congelado.
No total foram consumidos nas grandes superfícies comerciais dos Açores 13,8 milhões de euros de peixe congelado, incluindo o que foi congelado na Região.
Ora, segundo as estatísticas da empresa pública Lotaçor, em 2020 foram pescados no mar dos Açores 7,6 mil toneladas de pescado no valor de 28,8 milhões de euros.
Deste valor de pescado capturado no ano de 2020, foram comprados nas grandes superfícies comerciais da Região dois mil euros de peixe, crustáceos e moluscos frescos.
A conclusão destes dados oficiais – a que se chega através do Serviço Regional de Estatísticas e da Lotaçor – é a de que os açorianos, no ano de 2020, consumiram à volta de 12,2 milhões de euros de peixe congelado nas grandes superfícies comerciais da Região e os comerciantes expediram a partir da Região para Portugal continental e Madeira e exportaram para o estrangeiro à volta de 26,8 milhões de euros de peixe fresco. Deste total, acentua-se, apenas foram vendidos nas grandes superfícies comerciais da Região à volta de dois milhões de peixe fresco.
11,8 mil quilos de carne fresca
Consumida na Região em 2020
Embora já existam grandes exportações de carne em carcaça dos Açores para, sobretudo para Portugal continental, mas também para outros destinos, o facto é que em 2020 foram consumidos nas grandes superfícies comerciais da Região 10,3 milhões de euros de carne fresca, ou ‘frigorificada’, incluindo animais vivos com origem nos Açores.
É interessante verificar que, no ano em análise, foram consumidas nas grandes superfícies comerciais dos Açores 1,2 mil mil euros de carne ‘frigorificada’ do continente e 244.371 de euros de carne ‘frigorificada’ do estrangeiro.
No total, foram compradas nas grandes superfícies comerciais dos Açores 11,8 milhões de euros de carne fresca ou ‘frigorificada’, incluindo animais vivos.
Nas grandes superfícies comerciais dos Açores foram consumidas, no mesmo ano, 4,2 milhões de euros de carne congelada ou processada (presunto e toucinho) nos Açores; 3,4 milhões de euros de carne congelada ou processado do Continente português e 74.489 quilos do estrangeiro.
No total, a partir de 2020, foram compradas nas grandes superfícies comerciais dos Açores 7,7 milhões de euros de carne congelada ou processada (presunto e toucinho).
