O Comando Territorial dos Açores levou a efeito um conjunto de acções, na semana de 17 a 23 de Março, que visaram, entre outras, a vigilância da costa e do mar territorial, a prevenção e investigação de infracções tributárias e aduaneiras, a fiscalização das pescas e a protecção e conservação da natureza e do ambiente. Foi efectuada uma detenção em flagrante delito por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.
A GNR procedeu, neste período à apreensão de 16 quilos de lapas e de 1,2 quilos de polvos. Ao nível fiscal e aduaneiro, foram detectadas 29 infracções, 16 por falta de elementos obrigatórios no processamento de documentos de transporte; e 13 por falta de documentos de transporte.
Foram detectadas 24 infracções no âmbito da protecção e conservação da natureza e ambiente, 12 das quais por irregularidades no registo do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC); Cinco por falta de vacinação antirrábica; e Duas por descarga de resíduos em locais não licenciados para a realização de operações de gestão de resíduos.
A GNR deteve no mesmo período de tempo 34 infracções e trânsito, das quais, nove por falta de seguro de responsabilidade civil; Sete por falta de inspecção periódica obrigatória; e três por realizar transporte rodoviário de mercadorias não observando as obrigações da disposição da carga.