Edit Template

Governo vai ajudar as famílias a lutar contra o endividamento no âmbito do programa de ‘Literacia Financeira’

O Governo Regional dos Açores anunciou que vai continuar este ano o trabalho iniciado em 2023 no sentido de ajudar as famílias na luta contra o sobre endividamento.
A primeira sessão deste ano, com o título “Famílias Informadas e Conscientes nas Finanças Pessoais”, decorre a 27 de Março, esta Quinta-feira, nos Arrifes, Ponta Delgada, sendo direccionada para famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI) e abrangendo diversos temas na área da literacia financeira.
Estas acções de sensibilização prestam auxílio aos cidadãos na tomada de decisões mais conscientes na sua gestão doméstica e financeira.
Em foco estão questões como a identificação de necessidades, gestão doméstica e orçamento familiar, ideias para a redução das despesas mensais, definição de prioridades no consumo, cuidados com o consumo exacerbado, poupança, decisões de crédito responsáveis, serviço mínimo bancário, alertas importantes nas compras ‘online’ e prevenção da fraude.
Ao longo deste ano haverá outras acções de sensibilização/formação vocacionada para famílias beneficiárias do RSI, passando por freguesias como Matriz, Conceição, Santa Bárbara, Ribeira Seca e Ribeirinha, Calhetas, Pico da Pedra e Rabo de Peixe.
A Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em situação de Endividamento (UATE), é uma medida criada pelo Governo dos Açores e operacionalizada pelo Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA- IPRA), e que trabalha também em ações preventivas para outros públicos-alvo, nomeadamente crianças e jovens.
Além disso, a UATE faz atendimentos presenciais a cidadãos em situação de endividamento e sobre-endividamento, e tem desenvolvido um conjunto de acções no âmbito da literacia financeira, em parceria com a Cresaçor, Banco de Portugal – Delegação de Ponta Delgada e Direcção Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social (DRPIIS), através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Edit Template
Notícias Recentes
“Sabe sempre bem regressar às origens e à Vila da Povoação”
O projecto “Filhos do Atlântico” foi fundado por dois jovens açorianos que transformam histórias da Região em conteúdos audiovisuais
Festival “O Mundo Aqui” e AIPA afirmam Ponta Delgada como cidade multicultural
Os 10 países mais poluentes
Trabalhadores da base americana nas Lajes podem requerer, a partir de amanhã, o apoio financeiro temporário criado pelo Governo Regional para cobrir as remunerações em atraso
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores