Edit Template

Investir em infra-estruturas turísticas sustentáveis nos Açores é “oportunidade real e rentável”,afirma Berta Cabral na inauguração do Azores Homes Resort & Spa

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou, este Sábado, a “importância crescente do investimento no turismo dos Açores, não só pelas oportunidades que daí surgem, mas também pela linha de desenvolvimento sustentável que o Governo tem vindo a trilhar ao longo da sua actuação”.
Berta Cabral na cerimónia de inauguração do Azores Homes Resort & Spa, uma nova infra-estrutura de alojamento turístico localizado na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada. Este é um investimento com características específicas, da responsabilidade de um emigrante açoriano que, segundo a governante, “identificou nos Açores uma oportunidade no sector do turismo e concretizou o seu investimento num ‘resort’ direccionado para o segmento familiar, um nicho estratégico e com grande potencial de crescimento”.
A titular da pasta do Turismo realçou que “o momento escolhido para o investimento não poderia ser mais oportuno, uma vez que a procura por alojamento tem aumentado, e o turismo nos Açores tem registado um crescimento sustentável e sustentado, desde a pandemia, com subidas significativas em 2022, 2023 e 2024”, evidenciando que os proveitos do sector têm superado o crescimento das dormidas, o que demonstra a criação e retenção de valor na Região, salientando, segundo nota no Portal do Governo que “o turismo tem tido na região um impacto transversal expressivo na economia, sendo um dos sectores que mais impulsiona o desenvolvimento de outras actividades, gerando emprego para quase 20 mil pessoas, correspondendo a mais de 17% da população activa”.
Em paralelo, a governante relembrou a importância do aumento dos transportes aéreos na procura turística pelo arquipélago.
“Os Açores possuem actualmente uma forte conectividade aérea com o exterior, recebendo visitantes de diversas nacionalidades ao longo do ano. Existem mais de 14 companhias aéreas a operar na região, incluindo TAP e SATA, além de outras transportadoras internacionais, que ligam os Açores a mercados-chave da Europa e dos Estados Unidos e Canadá, exemplificando com as frequências diárias de voos para Nova Iorque, Boston, Toronto, entre outros, refletindo claramente o crescente interesse pelo destino”, disse.
“Os Açores são a única região do mundo com certificação ouro de sustentabilidade pela Earthcheck e foram eleitos o melhor destino de aventura do mundo em 2023 e 2024. A combinação de natureza exuberante e oferta turística estruturada confere aos Açores uma posição privilegiada no mercado global do turismo”, prosseguiu a responsável da tutela do Turismo.
Berta Cabral destacou, por seu turno, que é também na aposta no turismo de longa duração, tendência em crescimento, que se está a reduzir a sazonalidade e a atrair mais visitantes durante todo o ano.
“O novo empreendimento pode responder a esta necessidade, oferecendo alojamento adequado a famílias que viajam com crianças e familiares próximos, proporcionando-lhes privacidade e conforto”, asseverou, segundo a nota.

Pedro Nascimento Cabral elogia
investimento de casal de emigrantes

Também na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral congratulou “a concretização de empreendimentos, como este na freguesia da Fajã de Baixo, que reflectem a essência da identidade açoriana e são uma verdadeira materialização do amor à nossa terra”.
“Esta família de emigrantes podia ter investido em qualquer parte do mundo, em lugares que até podiam ter condições mais favoráveis, mas não hesitaram em vir para aqui, para a sua terra natal, trazendo emprego e desenvolvimento económico e turístico para o nosso Concelho. Investimentos privados, como este, devem ser elogiados e conquistam o nosso agradecimento!”, vincou.
Pedro Nascimento Cabral deixou também uma palavra de apreço e um agradecimento muito especial ao responsável por este empreendimento, “Emílio Cabral, reconhecendo todo o seu esforço, dedicação e vida de trabalho no Canadá, sem nunca esquecer a sua terra. Iniciativas como esta, merecem ser estimuladas para que outros emigrantes possam também seguir este maravilhoso exemplo, que será benéfico para a nossa sociedade”.
Durante a visita a este novo espaço turístico, o Presidente da autarquia partilhou também que “Ponta Delgada tem sido o local privilegiado para a fixação de muitas empresas dos mais diversos ramos de atividade que fizeram e fazem história pela sua qualidade e desempenho”.

Edit Template
Notícias Recentes
São Miguel acolhe encontro nacional sobre qualidade e excelência organizacional
Homem detido na Praia da Vitória para cumprir pena de dois anos de prisão pelo crime de roubo
“Precisamos de estratégias para preservar a eficácia dos antibióticos, caso contrário infecções banais voltam a ser potencialmente fatais”, afirma Laura Sá, médica especialista em Doenças Infecciosas
Valor do pescado nos Açores cai 2,3 milhões de euros em Outubro
“Socorros Mútuos” vai a votos com Conselho Geral e novo edifício no horizonte
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores