O “derby” da Ribeira Grande, opondo o Sporting Ideal ao Benfica Águia, interrompido na noite de Sábado, 23 de Novembro, aos 85 minutos, vai ser completado.
A decisão partiu do Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Ponta Delgada, após conclusão do processo de averiguações instaurado há três meses e meio ao jogo da 3.ª jornada do Campeonato de São Miguel de futebol.
O quarto “derby” da cidade Norte, desde que em Setembro de 2017 o Benfica Águia voltou a competir com o escalão sénior, depois de 19 anos de inactividade, não terminou devido a desacatos envolvendo alguns jogadores das duas equipas.
Aos 77 minutos já houve um foco de desestabilização quando o árbitro Diogo Botelho teve de mostrar o cartão amarelo a Paulo Lemos e o segundo “amarelo” a Rodrigo Faria, ambos do Sporting Ideal.
Porém, os maiores actos de indisciplina ocorreram aos 85 minutos. Agressões que começaram no campo e se estenderam às cabinas.
Como rescaldo assinalado pelo árbitro, o Conselho de Disciplina (CD) deliberou, quatro dias após a partida, mover o processo de averiguações e abriu um processo disciplinar ao jogador luso angolano do Sporting Ideal, Paulo Lemos, de 21 anos, contratado ao Pinhalnovense.
12 jogos de punição
Foi entendido ter sido o defesa o principal acusador dos problemas. A conclusão do processo, a 29 de Janeiro passado, foi a aplicação de uma suspensão por 12 jogos, já não estando o atleta ao serviço do clube.
Na altura, foram sancionados os jogadores do Sporting Ideal Alexandre Tomé, 28 anos, e Ilídio Ferreira, 19 anos, com 1 jogo cada, ambos por expressões ou gestos incorrectos. Rodrigo Faria, 21 anos, também do Sporting Ideal, foi castigado com 3 jogos por agressões e com 1 desafio por acumulação de “amarelos” na mesma partida.
Por parte do Benfica Águia, Rodrigo Jacob, 28 anos, foi castigado com 4 jogos e Nelson Botelho, 37 anos, com dois.
A secção de competições da AFPD vai agora marcar uma data para a realização dos 5 minutos e eventuais minutos de compensação. Deve ser antes de 13 de Abril, data da última jornada. Faltam três jornadas para o campeonato da ilha de São Miguel terminar.
Aquando da interrupção o Benfica Águia ganhava por 2-0. Golos de Guilherme Santos, aos 23m, e de Nelson Botelho, aos 65m.
O Benfica Águia soma 19 pontos na quarta posição e o Sporting Ideal totaliza 17.
Após aquele jogo, as duas equipas já se encontraram mais duas vezes. A 4 de Janeiro o Sporting Ideal derrotou o Benfica Águia por 2-1, após prolongamento, para a Taça de São Miguel.
A 16 de Fevereiro, para a segunda volta do campeonato, nova vitória do Sporting Ideal e de novo por 2-1.
Finalmente o Águia – Vasco da Gama
Sem explicação e depois de mais de três meses com a classificação sem os pontos resultantes da decisão do Conselho de Disciplina de 11 de Dezembro de aplicar a derrota ao Águia dos Arrifes, eis que surgiu esta semana a classificação com os 3 pontos para o CF Vasco da Gama.
Na partida entre as duas equipas, da 5.ª jornada do campeonato da ilha de São Miguel, realizada a 7 de Dezembro de 2024 nos Arrifes, o jogo foi suspenso aos 86 minutos pelo árbitro Fernando Cerqueira.
A equipa do Águia Desportivo abandonou o campo após o golo da equipa de Vila Franca do Campo, apontado 3 minutos antes por Diogo Pimentel. Alegaram estar o autor do golo em posição irregular (fora de jogo).
O CD da AFPD, na semana seguinte, aplicou ao Águia derrota por 3-0, pelo abandono de campo, sancionou ainda com subtração de 3 pontos e com uma multa de 102€.
Desde então o resultado mantinha-se em 1-0 para o CF Vasco da Gama, sendo agora de 3-0. A classificação oficial apresentava o CF Vasco da Gama com 14 pontos, quando deveriam ser 17 e o Águia soma 19 pontos quando deveria ter 16 pela subtracção dos 3 pontos.
Na actualização o clube da Vila Franca do Campo tem os 19 pontos, na sexta posição, e o Águia permanece com 19. Porquê? Espera-se uma clarificação…
