Edit Template

“A minha maneira de estar nos ralis é sempre de fazer o melhor possível”

Rafael Botelho e Rui Raimundo vão começar a defender o título de campeões regionais das duas rodas motrizes conquistado em 2024, no XXVIII Além Mar Rali TAC 50 Anos, que concretiza-se amanhã e Sábado, na ilha Terceira, sendo esta a primeira prova da temporada do Campeonato dos Açores de Ralis.

“Fazer o melhor possível”

A prova apresenta 33 concorrentes inscritos, entre eles, Rafael Botelho, que parte com o número 2 nas portas do Peugeot 208 Rally 4. “Estou muito feliz de estar à partida de mais uma época desportiva. Os ralis são sem dúvida um desporto de ano inteiro e a verdade é, que esta época de defeso que agora termina é tão exigente como competir, no entanto estou muito contente com o trabalho desenvolvido pelo meu engenheiro, pela minha equipa – RafaMotorsport, mas sobretudo com os meus patrocinadores. Os tempos actuais são desafiantes para quem ambiciona montar um projecto desportivo, seja qual for a dimensão, portanto estou muito grato aos meus patrocinadores por me darem as condições de estar à partida de mais um campeonato, onde queremos a fazer o melhor possível”.

“2024: ano desafiante”

O piloto refere, que “2024 foi muito bom com a conquista do campeonato absoluto das duas rodas motrizes. Foi um ano desafiante não só pelo regresso, como também pelo ingresso no recente Team Lotus. Para além disso, consegui trazer a Peugeot Açores – Sotermáquinas para o campeonato, a juntar a todos os meus patrocinadores de carreira, o que nos permitiu enfrentar as corridas com a máxima confiança e respeito por todos os adversários. Desenvolvemos um trabalho gradual, de rapidez, tendo neste momento bases interessantes para trabalhar nesta nova época”.

Oito corridas? “É excessivo
para a nossa realidade”

Sobre o actual figurino do calendário dos Açores, este ano com oito provas, Rafael Botelho considera “excessivo para a nossa realidade, fruto dos crescentes e avultados custos logísticos. Pontuarão 6 resultados o que fará as listas de inscritos terem oscilações, até porque a seguir ao rali do TAC vêm dois ralis de terra. Dentro das nossas dimensões, plenamente consciente da ginástica orçamental, farei tudo o que estiver ao meu alcance para estar em todas as provas. O meu grau de comprometimento e entrega em todos os meus projectos é o máximo, que consigo e essa é também uma aliança que tem permitido trabalhar tão positivamente com os meus patrocinadores”.

“Fazer um bom rali”

Em relação à primeira prova do ano, “o objectivo é fazer um bom rali, com bom andamento e tempos. São seis meses sem competir o que compromete sempre o ritmo, no entanto vou me aplicar ao máximo para tentar rapidamente estar no ritmo correcto. É o início de uma nova época, de novos desafios e objectivos e queremos ter uma boa entrada. A minha maneira de estar nos ralis é sempre de fazer o melhor possível, lutando com as nossas armas e projectando ao máximo parceiros preponderantes como o Team Lotus”.
O XXVIII Além Mar Rali TAC 50 Anos contará com 66,68kms cronometrados (31,73 para o TRAA – Silva Peças), que incluem nove classificativas, estando a sexta-feira (dia 28 Março) reservada para a passagem dupla na Super Especial Clubauto (1,84kms).
No sábado (dia 29 de Março), Arrochela Terauto 40 anos (6,52kms) e Lagoa Café Bogani (7,41kms) compõem a manhã, para de tarde se correrem – todas por duas vezes – as classificativas de Vila Nova/Agualva Café Bogani (7,85kms) e Serra do Cume Café Bogani (9,63kms).

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
“Sabe sempre bem regressar às origens e à Vila da Povoação”
O projecto “Filhos do Atlântico” foi fundado por dois jovens açorianos que transformam histórias da Região em conteúdos audiovisuais
Festival “O Mundo Aqui” e AIPA afirmam Ponta Delgada como cidade multicultural
Os 10 países mais poluentes
Trabalhadores da base americana nas Lajes podem requerer, a partir de amanhã, o apoio financeiro temporário criado pelo Governo Regional para cobrir as remunerações em atraso
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores