Edit Template

Emigrantes açorianos nos EUA estão a regressar antes de serem expulsos

Já estão a regressar aos Açores alguns emigrantes e suas famílias que viviam nos Estados Unidos de forma ilegal.
“Já chegaram muitas pessoas e vão chegar mais em Julho. Chegaram no fim de Março e antes disso já estavam a chegar. O que acontece é que as pessoas estão a sair, mas estão a sair sem fazer muito barulho, como se costuma dizer”, afirmou Helena Hudges do Centro de Assistência ao Emigrante, em New Bedford, Massachussets.
Helena Hudges acredita que estão nesta zona cerca de 1000 portugueses indocumentados, alguns a viver mais de uma década nos Estados Unidos que estão a vender as suas casas e bens. Muitos já preencheram o plano e emergência para garantir que os filhos, já americanos, fiquem protegidos em caso de expulsão pela emigração americana. Segundo Helena Hudges este é um plano triste. “Muitas famílias começam a chorar quando explicamos o plano, mas ao mesmo tempo é muito importante termos esse plano, como já mencionei. Ninguém quer deixar as crianças na América”.
Questionada sobre quantas famílias teriam feito este plano, Helena Hudges informou a Antena 1 Açores que “mais de 75 famílias já o fizeram”.
Helena Hudges explica que, como a maioria desses indocumentados chegou aos Estados Unidos como turistas, não têm forma de legalização. “Essas pessoas não podem legalizar a situação. Não podem, por exemplo, mudar o visto para estudante, não podem fazer nada. A única maneira de legalizar esta situação é se casarem com um americano. Muita vezes essas famílias já vêm com o marido e com a esposa e então não há maneira de legalizar estas pessoas que já estão lá há estes anos. Não há maneira.”
Na outra costa, em Turlock na Califórnia, Elmano Costa fala de uma comunidade muito ansiosa. “Há uma ansiedade, se assim se pode dizer, e esses, de facto, estão a preparar-se. Porque nunca sabem o dia e a hora que vão ser repatriados. Mas, o que eu acho interessante, é que os que estão lá legalmente, os que têm o cartão verde, deixaram caducar este cartão e agora estão com muita ansiedade em saber o que vai acontecer. Se fizerem a aplicação para renovar, será que vai ser renovada, ou não.

Edit Template
Notícias Recentes
Petição pela protecção e requalificação da Baía da Praia Formosa debatida em Comissão do Parlamento dos Açores com apelo à “união entre as entidades”
Governo diz que nunca se comprometeu com a fusão das escolas profissionais da Santa Casa, APRODAZ e da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
GNR apreende mais de 8 kg de lapas apanhadas ilegalmente nas Flores
“O alcoolismo é uma das patologias que apresenta mais tendência para o suicídio nos Açores”,afirma o médico psiquiatra Luís Sá e Melo
Durão Barroso lembra que Francisco “teve uma mensagem que ultrapassou muito a dimensão dos católicos”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores