A Associação Seara do Trigo inaugura este sábado, dia 10 de Maio, às 16h30, o “Seara Parque”, um novo espaço verde construído nas suas instalações em Ponta Delgada (no edifício sede da Instituição, sito à Rua do Contador n.º 71), com o objectivo de promover hábitos de vida saudável, bem-estar, relaxamento e inclusão para os seus utentes. A cerimónia coincide com o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e será seguida de um Arraial de Sopas, aberto a familiares e amigos.
Rui Melo, professor da Associação Seara do Trigo, explica que no Centro de Actividades para a Capacitação e Inclusão desta IPSS existia um espaço verde “mal aproveitado”. “O nosso professor de educação física sugeriu que se criasse um parque adaptado, de modo a reabilitar aquele espaço para que fosse possível ser utilizado por todos os clientes da Associação, inclusivamente, os com mobilidade reduzida.”
Ao longo dos últimos meses, a área foi transformada num “espaço verde ordenado com acessos adequados a pessoas com mobilidade reduzida, no qual se encontram disponíveis diversas zonas de lazer, com mobiliário urbano e pedaleiras para exercício físico, bem como uma pérgola com mobiliário de jardim e um contentor restaurado para servir de estrutura de apoio ao jardim.” O parque inclui ainda um trampolim para adultos e um baloiço adaptado para pessoas com deficiência. Está igualmente prevista a aquisição de materiais de snoezelen de jardim para estimulação sensorial.
A construção do “Seara Parque” contou com o envolvimento de várias entidades e do próprio corpo da associação. “Este projecto só foi possível concretizar mediante o financiamento e voluntariado de diversas entidades e empresas, nomeadamente, o BPI/Fundação La Caixa, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, a Century 21 Azor, a Fundação AGEAS, a SodiGás Açores, a Fundação Pauleta, a AcrobatikDesafios, a Espaços que Curam e a Cordeiro & Viveiros Lda.”, frisou Rui Melo. E continua: “Só foi possível concretizar este projecto com a participação directa ou indirecta de todos os colaboradores da Associação Seara do Trigo. Importa também sublinhar o profissionalismo das diferentes empresas que contribuíram para a sua construção.”
Segundo a associação, este novo espaço terá um grande impacto no quotidiano dos seus utentes: “Com este parque espera-se criar hábitos de vida saudável aos seus usuários, quer pela realização de exercício físico, quer pelo contacto directo com a natureza. Será, indubitavelmente, um espaço de promoção de bem-estar e lazer, bem como um espaço de relaxamento e de estimulação sensorial para todos os seus frequentadores.”
A escolha da data para inaugurar este novo espaço não foi arbitrária. Amanhã, dia 10 de Maio, assinala-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, uma data que, segundo Rui Melo, “foi instituída para renovar as reivindicações em prol da cidadania, inclusão e participação plena na sociedade. Na mesma medida cumpre-nos o desígnio de promover a inclusão social e aumentar a qualidade de vida dos nossos clientes e suas famílias.” E acrescenta: “Este dia evidencia outras pessoas que nem sempre têm o merecido destaque. A deficiência não define as pessoas — é a resiliência e qualidade humana que possuem que se devem evidenciar.”
Ainda no âmbito destas celebrações, será realizado um Arraial de Sopas para familiares e amigos da instituição. O objectivo é “apresentar o ‘Seara Parque’ às famílias, promover um momento de convívio entre pares, famílias, colaboradores e órgãos sociais e, finalmente, angariar fundos para a realização de actividades diversas com vista à inclusão dos seus clientes.” O evento contará com sopas como Sopa da Glória, Sopa de Peixe, Canja, Sopa de Abrótea, Sopa do Espírito Santo, Sopa de Ovo, Caldo Azedo e Caldo Verde. Estão previstas cerca de 150 pessoas.
Daniela Canha