O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores anunciou ontem que, através dos polícias da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra da Madalena do Pico, da Divisão Policial da Horta, no âmbito de diligências de investigação, procedeu à execução um mandado de busca e apreensão domiciliária, emanado pela Autoridade Judiciária, no concelho das Lajes do Pico, culminando na detenção de um homem de 25 anos, suspeito da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
No decurso da intervenção policial, foram apreendidas 3 plantas de canábis, 1524 gramas de produto estupefaciente indeterminado, 621 cápsulas de substância farmacêutica e diverso material utilizado no apoio à atividade ilícita de tráfico de estupefacientes, nomeadamente, 6 balanças digitais de precisão, 3 trituradores de estupefaciente, 2 computadores portáteis, 1 telemóvel. Segundo a autoridade policial, o arguido após ter sido presente ao Juízo de Competência Genérica de São Roque do Pico, ficou sujeito às medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.
No âmbito da sua actividade regular nos Açores, a PSP revelou que pela Divisão Policial de Ponta Delgada foram detidas 16 pessoas de ambos os sexos. Assim, houve a detenção de 1 pessoa de 32 anos, no concelho do Nordeste, no âmbito de uma busca domiciliária, pela suspeita da prática do tráfico de estupefacientes, tendo sido interceptada na posse 84 doses de liamba. Detenção de 1 pessoa de 35 anos, no concelho de Ponta Delgada, pela suspeita da prática do crime de posse de arma proibida.
Detenção de 2 pessoas, de 35 anos, no concelho de Ponta Delgada, pela suspeita da prática do crime de introdução em local vedado ao público. Detenção de 1 pessoa de 25 anos, no concelho de Ponta Delgada, pela suspeita da prática de crime de furto, em interior de estabelecimento comercial. Detenção de 1 pessoa de 51 anos, no concelho de Ponta Delgada, pela suspeita da prática de crime de furto, em interior de estabelecimento comercial. Detenção de 6 pessoas, com idades entre os 27 e os 62 anos, em vários concelhos das ilhas de São Miguel, pela suspeita da prática dos rimes de condução de veículo sem habilitação legal e de condução sob a influência de álcool.
Detenção de 4 pessoas, em execução de mandados de detenção e condução emanados pela Autoridade Judiciária competente, nos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, para assegurar a presença em diligências processuais em Tribunal.
Pela Divisão Policial de Angra do Heroísmo foram detidas 15 pessoas de ambos os sexos, sendo a detenção de 1 pessoa de 44 anos, no concelho das Velas, pela suspeita da prática do crime de ameaças e coação, com recurso a arma branca, contra Agente de Autoridade. Detenção de 1 pessoa de 50 anos, no concelho da Praia da Vitória, pela suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes. Detenção de 6 pessoas, com idades entre os 20 e os 63 anos, no concelho de Angra do Heroísmo, pela suspeita da prática do crime de condução de veículo sem habilitação legal e de condução sob a influência de álcool.
Detenção de 1 pessoa, em execução de mandados de detenção e condução emanados pela Autoridade Judiciária competente, no concelho da Angra do Heroísmo, para cumprimento de pena de 8 meses de prisão efectiva, por crimes de condução sem habilitação. Detenção de 6 pessoas, em execução de mandados de detenção e condução emanados pela Autoridade Judiciária competente, nos concelhos de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, para assegurar a presença em diligências processuais em Tribunal. E pela Divisão Policial da Horta, o conjunto das ações policiais culminaram na detenção de 2 pessoas do sexo masculino, sendo uma detenção de 1 pessoa de 23 anos, no concelho da Madalena do Pico, pela suspeita da prática do crime de introdução em local vedado ao público e detenção de 1 pessoa de 28 anos, no concelho da Madalena do Pico, pela suspeita da prática do crime de condução de veículo sob a influência de álcool. Quanto à sinistralidade rodoviária, Na Região Autónoma dos Açores, no período de 29 de Setembro a 2 de Outubro passado, foram registadas 48 ocorrências de acidentes de viação que, além dos danos materiais, provocaram 15 feridos.
