A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), coordenou 14 acções de busca e salvamento na sua área de responsabilidade durante o mês de Outubro, das quais resultou o resgate de quatro pessoas.
A nível nacional, registaram-se 41 acções de busca e salvamento, com um total de 40 pessoas salvas. Na área de responsabilidade do MRCC Lisboa ocorreram 21 incidentes, que permitiram o resgate de 31 pessoas, enquanto o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal coordenou seis acções, das quais resultou o salvamento de cinco pessoas.
De acordo com uma nota divulgada pela Marinha, “o sucesso do Sistema Nacional de Busca e Salvamento resulta da colaboração entre várias entidades”, nomeadamente a Marinha, a Autoridade Marítima Nacional, a Força Aérea Portuguesa e outras organizações que integram a estrutura auxiliar do sistema, como o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR), os serviços nacionais e regionais de Protecção Civil e Bombeiros, as administrações marítimas e portuárias e o Sistema de Controlo de Tráfego Costeiro.
A Marinha destacou ainda o contributo dos navios mercantes e das embarcações de pesca, que frequentemente se desviam das suas rotas ou interrompem a actividade profissional para prestar auxílio nas acções de busca e salvamento, sempre sob coordenação dos centros nacionais MRCC Lisboa e MRCC Ponta Delgada.