Sandra Garcia foi nomeada Directora Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa. A informação foi avançada ontem pela RTP/Açores, que noticiou que a até agora Director Regional da Cultura assumiu hoje funções na Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores.
Sandra Garcia exercia o cargo de Director Regional da Cultura desde Abril do ano passado. Entre Julho de 2021 e Maio de 2022 desempenhou as funções de Subdirectora Regional da Cultura, na Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital.
Licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, com especialização em Ciências Sociais e Políticas, Sandra Garcia é técnica superior da Unidade de Cultura e Assuntos Sociais do quadro de pessoal da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Ao longo da sua carreira, foi presidente da direcção da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional; deputada à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores na VI Legislatura, integrando as Comissões de Juventude e Educação; chefe de redacção do jornal “A União”; coordenadora da Cultura e chefe de divisão da Unidade de Cultura e Promoção do Município de Angra do Heroísmo; e deputada municipal na Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo. É também co-autora do livro “Angra, Cidade Transatlântica”.
A nova Directora sucede a Carlos Amaral, que deixou o cargo a seu pedido em Maio. Nomeado em Dezembro de 2020, Carlos Amaral exerceu funções durante quase quatro anos. É licenciado em Filosofia pelo Amherst College e mestre em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, ambos nos Estados Unidos da América. Doutorado em Filosofia pela Universidade dos Açores, é Professor Associado com Agregação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma universidade, onde detém a Cátedra Jean Monnet, atribuída pela Comissão Europeia. A sua actividade académica estende-se a várias universidades em Portugal, na Europa e nas Américas. JHA
