Edit Template

União de Nordeste é a novidade na certificação de 2024/25

Não se registaram alterações nas estrelas atribuídas aos clubes comparativamente à época passada.
A União Desportiva do Nordeste é a única novidade do lote de clubes da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD) com a classificação de Entidade Certificada de Formação no âmbito da Federação Portuguesa de Futebol referente à época de 2024/25.
O clube da Vila do Nordeste surge como Centro Básico de Formação de Futebol, o último degrau do processo. A União dispôs na época passada apenas de equipas dos escalões de iniciação de petizes e de traquinas, repetindo nesta época as mesmas formações, num desenvolvimento desportivo pouco produtivo para a população jovem do concelho e da vila, que não dispõe de nenhuma equipa federada de futebol de sete, de nove e de onze a partir dos Sub10.
Não se registaram alterações nas estrelas atribuídas aos clubes comparativamente à época passada. Não houve subidas e descidas no processo de certificação em prol da formação desportiva, valorizando a qualidade das infraestruturas, qualificação dos técnicos, a organização interna e o acompanhamento dos jovens atletas.
Não surgindo na lista divulgada pela Associação de Futebol de Ponta Delgada o futebol feminino do Vitória do Pico da Pedra (que deve manter as 3 estrelas) e o futsal feminino da Casa do Povo do Livramento (3 estrelas) e do CD Santa Clara (Centro Básico), são 38 equipas de 41 clubes. Vinte e uma entidades pertencem ao futebol e 17 ao futsal.
Recorde-se que na época de 2024/25 surgiram mais cinco equipas certificadas do que nas épocas de 2023/24 e do que em 2022/23. Vinte de futebol masculino e uma de futebol feminino, 17 de futsal masculino e duas de futsal feminino.
O Clube União Micaelense, um dos pioneiros da certificação em Portugal e o primeiro dos Açores, e o CD Santa Clara/Santa Clara Açores, Futebol, SAD, continuam com 4 estrelas, o máximo de todas as candidaturas desta Região.
Os clubes certificados da época de 2024/25 receberão as respectivas placas em cerimónia a realizar Domingo, no Coliseu Micaelense, pelas 16h00, duas horas antes da entrega a 160 alunos das escolas das ilhas de São Miguel e de Santa Maria dos certificados de mérito desportivo escolar do ano lectivo passado.
A lista das equipas e dos clubes certificados:

Futebol

Futebol masculino – 4 estrelas: Clube União Micaelense e CD Santa Clara/Santa Clara Açores, SAD.
Futebol masculino – 3 estrelas: Benfica Águia Sport, Clube Futebol Pauleta, Clube Desportivo Santo António, Clube Desportivo Os Oliveirenses, Clube Operário Desportivo, Futebol Clube Vale Formoso, Grupo Desportivo de São Roque, Marítimo Sport Clube e Vitória Clube Pico da Pedra.
Futebol masculino – 2 estrelas: Águia Clube Desportivo (Arrifes), Clube Futebol Vasco da Gama, Clube Desportivo Rabo de Peixe, Clube Desportivo Vila Franca, EF Benfica Açores/Azor Sports Club e Santiago Futebol Clube.
Futebol masculino – 1 estrelas: Clube Desportivo Bota Fogo.
Futebol masculino – Centro básico formação: Capelense Sport Clube, Mira Mar Sport Clube e União Desportiva Nordeste.

Futsal

Futsal masculino – 3 estrelas: GD Casa do Povo do Livramento e Remédios Sport Clube.
Futsal masculino – 2 estrelas: Atalhada Futebol Clube, Grupo Desportivo de São Pedro (Sta. Maria) e Maia Clube Açores.
Futsal masculino – 1 estrelas: Fazenda Sport Clube.
Futsal masculino – Centro de formação: Achada Futebol Clube, Associação Desp. Cultural Santa Cruz Lagoa, Clube Desportivo Santa Bárbara, Clube Desportivo Juventude Candelária, Clube Desportivo Santa Clara, Clube Desportivo Vera Cruz, Clube Escolar Vila Franca do Campo, Grupo Desportivo Fenais da Luz, Grupo Desportivo Gonçalo Velho, Mira Mar Sport Clube e União Desportiva Capitães do Atlântico.
Mil e 500 candidaturas em 2025/26
Para esta época de 2025/26 concorreram 1 550 clubes e entidades formadoras ao processo de certificação. É um novo recorde absoluto no número de candidaturas submetidas à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Finalizado o prazo de concurso à certificação, verificou-se que voltou a crescer o número de candidaturas: mais 6,1 por cento do que no ano passado.
Verificou-se igualmente, em relação ao ano anterior, que os clubes e as entidades formadoras submeteram mais pedidos de certificação ao organismo federativo em todas as vertentes do futebol e do futsal. Assim, no futebol masculino, registaram-se 931 pedidos comparativamente aos 897 de 2024/25, e, no futebol feminino, houve 159 pedidos face aos 132 da época transacta.
No futsal masculino também se verificou um crescimento para 371 submissões – 354 na época anterior – e no futsal feminino deram entrada na FPF 89 pedidos em relação aos 78 da passada época desportiva.

Edit Template
Notícias Recentes
Melhor aluno do conjunto das licenciaturas de Economia e Gestão da Universidade dos Açores premiado pelo novobanco dos Açores
PS/Açores pede audição sobre demissões na EMA-Espaço e PPM acusa o Partido Socialista de difundir notícias falsas
Governo Regional quer fim da exclusão das Regiões Autónomas quanto ao Programa Regressar
Programa de Estratégias Marinhas destaca que estudo“científico sólido” das águas profundas dos Açores pode orientar políticas de conservação e ordenamento marítimo
Bloco de Esquerda queria uma comissão de inquérito sobre a eventual privatização do serviço de hemodiálise do HDES e o Governo garantiu que não está tomada qualquer decisão
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores