Edit Template

9 de Novembro: memória e Democracia

Assinalou-se no passado domingo, 9 de novembro, o dia internacional contra o fascismo e o antissemitismo, assim como o 36.º aniversário da queda do Muro de Berlim (9 de novembro de 1989).
Foi na noite do dia 9 de novembro de 1938, que a chamada “Noite de Cristal” (Kristallnacht) iluminou a Alemanha com o brilho trágico de montras destruídas, sinagogas queimadas e vidas despedaçadas. Foi o prelúdio do horror, o sinal de que o ódio, quando normalizado, transforma-se em política de Estado.
Uma data que não pode ser encarada apenas como uma evocação do passado, mas, um verdadeiro espelho do presente.
O fascismo e o antissemitismo não são fantasmas do antigamente, confinados aos livros de História, são formas mutantes de intolerância que regressam sempre que a sociedade se acomoda, sempre que a ignorância se confunde com a opinião e sempre que o medo encontra palco.
Hoje, cada vez com mais frequência, ouvimos discursos que relativizam o autoritarismo, que atacam minorias, que banalizam a violência política e que, com aparente inocência, colocam em causa os pilares da nossa Democracia.
Nos Açores, tal como em qualquer parte do Mundo, a defesa da liberdade e da dignidade humana tem de ser uma tarefa perene. A nossa insularidade não nos isola das ondas de extremismo que crescem por toda a Europa, e, talvez por isso, temos de estar atentos, mais exigentes e conscientes.
A Democracia açoriana, jovem, mas madura, precisa de cidadãos que não aceitam o silêncio como resposta, nem a indiferença como refúgio.
Ser contra o fascismo é mais do que uma posição política, é um compromisso ético. É recusar o discurso do ódio, é proteger o pluralismo, é valorizar a diferença. É ensinar às novas gerações que a liberdade não é um dado adquirido, mas uma construção diária. É lembrar que o “nunca mais” só se cumpre se o repetirmos todos os dias, com palavras e com ações concretas.
Todos, sem exceção, temos de questionar: O que fazemos, nas nossas ilhas, para combater o preconceito? Que papel têm as escolas, os meios de comunicação social e as instituições públicas na promoção da tolerância? Que voz damos às vítimas do racismo, da discriminação ou da exclusão social?
Este combate não é apenas um gesto simbólico, é uma escolha que começa em cada um de nós, na forma como falamos, como ouvimos e como respeitamos.
Não podemos deixar que o medo vença a liberdade. Nunca!
“Estamos nos últimos dois minutos da Democracia e o silêncio é cúmplice” (Maria Ressa).
Por: Humberto Bettencourt

Edit Template
Notícias Recentes
Lusitânia em busca da terceira vitória consecutiva
Instituições do sector social da Maia apostam na qualificação dos seus quadros para melhor servirem
José Manuel Bolieiro destaca importância da transição digital e da inteligência artificial para a “eficiência e transparência”
Lagoa recebeu dirigentes associativos das comunidades portuguesas
Rússia ordena apreensão de activos russos de mais cinco empresas europeias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores