Edit Template

A equação de Bernoulli

A Mecânica dos Meios Contínuos é a disciplina da Física que lida com materiais extensos, por oposição ao estudo do movimento de partículas pontuais. Este último é familiar a quase todos leitores das aulas de Física no Ensino Secundário, onde as leis de Newton são aplicadas para descrever o movimento do centro de massa dum objecto. Mas, para descrever a dinâmica dum objecto macroscópico que não seja rígido, seria impossível aplicar diretamente as leis de Newton a cada um dos seus constituintes, sejam eles moléculas, átomos ou núcleos e electrões, visto que o número de constituintes da matéria macroscópica é da ordem do número de Avogadro, que vale cerca de 1 quatrilião (10^24) – e resolver sistemas com 1 quatrilião de equações não é viável!
Por isso, a matéria é aproximada por um contínuo, descrito apenas por propriedades médias, como a densidade, pressão, etc. – no fundo, precisamente a forma como nós a entendemos. O entendimento sensorial que temos, por exemplo, da água é o de um contínuo e não de uma colecção de moléculas. A Mecânica dos Meios Contínuos divide-se primariamente em duas disciplinas secundárias: A Mecânica dos sólidos, para meios que têm uma forma definida em repouso, e a Mecânica dos Fluidos, para aqueles que não a têm. Em ambos os casos, tratando-se de meios contínuos, as equações diferenciais ordinárias que regem o movimento de cada partícula, no caso das leis de Newton, convertem-se em equações diferenciais parciais, porque as variáveis relevantes passam a ter uma dependência tanto no tempo como no espaço.
No caso da Mecânica dos Fluidos, a sua dinâmica é descrita por um sistema de equações diferenciais parciais, que pode ser obtido a partir das leis de conservação da massa, energia e momento linear, conhecido como as equações de Navier-Stokes. Estas equações, num total de 5, contêm 6 variáveis (a velocidade do fluido, a sua pressão, densidade e temperatura), pelo que têm que ser suplementadas por uma equação de estado (por exemplo, a equação dos gases). São difíceis de resolver, sendo usadas analiticamente apenas em situações simples, e sendo, na maior parte dos casos, resolvidas numericamente. Neste artigo não serão utilizadas; vamos apenas debruçar-nos sobre dois resultados simplificados que permitem já retirar bastante informação acerca do comportamento dos fluidos.

Hidrostática
Uma das situações em que o estudo dos fluidos simplifica muito é o caso estático, quando não há movimento. Para um fluido em repouso sob a ação da gravidade, obtém-se uma relação útil para a diferença de pressão ∆p entre dois pontos separados pela diferença de altura ∆h (medida para baixo), dependente da densidade do fluido ρ e da aceleração da gravidade, a equação da pressão hidrostática:

∆p = ρ g ∆h .

É através desta equação que sabemos que, no mar, por cada 10 m de descida a pressão aumenta 1 atm, pois ρ = 1000, g = 10 e ∆h = 10, logo ∆p = 10000 Pa = 1 atm. É também esta equação que permite interpretar o barómetro de mercúrio (figura 1). Este instrumento consiste num tubo cheio de mercúrio, que é invertido sobre um prato. O mercúrio vai vazando sobre o prato e formando-se vácuo em cima, até que a diferença de altura entre a superfície do mercúrio no interior do tubo e no prato iguale, pela equação (1), a pressão atmosférica dividida pelo produto da densidade do mercúrio pela aceleração da gravidade. Desta forma, a altura do mercúrio fornece uma escala linear para a pressão atmosférica. À pressão atmosférica média, a altura do mercúrio é de 760 mm (o leitor pode verifica-lo, sabendo que a densidade do mercúrio é de 13,6 kg/l), pelo que o tubo do barómetro deve ter uma altura de pelo menos 800 mm.

Hidrodinâmica
As situações dinâmicas são mais complicadas mas, mesmo neste caso, é possível derivar uma relação semelhante que generaliza o caso estático, a equação de Bernoulli,

p + ρ g h + ρ v^2 / 2 = constante ,

agora com a altura h medida para cima. Embora esta relação não nos permita resolver a cinemática do problema, ela permite comparar valores entre pontos diferentes do fluido. Em particular, conhecendo o valor da velocidade em dois pontos dum fluido, podemos calcular a diferença de pressão entre esses dois pontos, o que se torna útil para explicar e para prever uma série de fenómenos, como os que descrevemos a seguir.

Afunilamento dum tubo
Quando um fluido escorre por um tubo horizontal (h1 = h2) que afunila duma secção A1 para uma secção A2 (figura 2), a equação de Bernoulli, juntamente com a equação de conservação do caudal, A1 v1 = A2 v2, permite calcular a variação da pressão,

∆p = ρ v1^2 [1 – (A1/ A2)^2] /2 .

Note-se que, se A1 > A2, a pressão é menor no lado 2.

Velocidade da água
que sai dum furo num barril
Quando há um furo num barril (figura 3), a pressão à saída do furo (ponto 2) é, tal como no topo do barril (ponto 1), a pressão atmosférica. Então, p1 = p2, e como v1 = 0 no topo do barril, resulta da equação de Bernouilli

v2 = raizq (2 g ∆h) .

Repare-se que esta é precisamente a velocidade que um objecto sólido adquire ao cair da altura ∆h.

Chaminés

Aplicando a equação de Bernoulli a uma lareira (ponto 1) e ao topo da sua chaminé (ponto 2), obtemos (figura 4)

∆p = p1 – p2 = ρ2 (g h2 + v2^2 /2) – ρ1 (g h1 + v1^2 /2) .
Devido à densidade do ar junto à lareira ser menor (o ar quente dilata), a diferença de pressão ∆p torna-se maior do que seria se a lareira estivesse apagada, o que ajuda a empurrar o fumo para cima (o ar quente sobe). Mas essa diferença é ainda maior se a velocidade v2 no topo da chaminé for grande. E como a velocidade do ar aumenta com a altitude, uma lareira puxa o ar tanto melhor quanto mais alta for a chaminé. É também essa a razão porque o topo duma chaminé deve sempre ficar acima da cumeeira do telhado. Caso contrário, só o aquecimento do ar o faz subir, o que pode não ser suficiente para a tiragem desejada para a lareira.

Livres diretos e cantos
Quem gosta de futebol já viu, com certeza, que, na marcação dum livre directo, a bola faz um arco, não somente na vertical (evidentemente, devido à força da gravidade), mas também na horizontal (figura 5)! A este fenómeno chama-se o efeito Magnus. Acontece que, devido à viscosidade, a rotação da bola tende a arrastar o ar à sua volta, fazendo com que a velocidade do ar relativamente à bola se torne maior no lado da bola que, ao longo da rotação vai para trás, e menor no lado que vai para a frente (figura 6). Desta forma, e novamente pela equação de Bernoulli, a pressão será menor no primeiro lado do que no segundo. Existirá então uma força que empurra a bola transversalmente do segundo lado (o que roda no sentido do movimento) para o primeiro. Em resultado disso, a trajectória da bola encurva para a esquerda se a parte da frente da bola rodar para a esquerda (figura 7) e vice-versa para a direita. Em conclusão, para que a trajetória da bola faça um arco para a esquerda, a bola deve ser chutada no seu lado direito, de forma a que a sua parte da frente rode para a esquerda.
Este mesmo princípio é aplicado na marcação de cantos, e o fenómeno ocorre também noutros desportos, como o ténis, o vólei ou o golfe.
Por: Nuno Barros e Sá

Edit Template
Notícias Recentes
“Não se trata apenas de escolher um destino e reservar um hotel”, afirma o travel designer Hugo Oliveira
A Igreja em todo o mundo reza pela saúde do Papa
Governo dos Açores anuncia reforço da conservação da floresta com pomar de espécies endémicas
Município de Angra do Heroísmo disponibiliza Agenda Conversacional com inteligência artificial
“Vários estudos científicos mostram que aprender através de jogos pode melhorar a aprendizagem, a motivação e o desenvolvimento dos alunos”, afirma Paulo Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores