A empresa Jacinto Ferreira Correia & Filhos assinala este fim-de-semana o seu 75.º aniversário com dois dias de comemorações que recuperam a história do grupo, desde a taberna e mercearia aberta em 1950 pelos fundadores regressados do Brasil até à actual estrutura empresarial que integra o Stand Correia, as Lojas Papagaio, espaços de informática, ferragens e mobiliário. O programa decorre numa tenda instalada junto ao showroom inaugurado em 2005 e reúne colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade, numa celebração marcada por memórias de dificuldades, expansão comercial e reconhecimento público. Este ano serão distribuídos 75 prémios, num gesto que remete para as festas dos 50 anos e que pretende sublinhar a continuidade de um projecto familiar que atravessou ciclos económicos adversos, incluindo a crise financeira de 2007-2008, e que hoje mantém presença em vários pontos da ilha de São Miguel.
A empresa Jacinto Ferreira Correia & Filhos, sediada na Ribeira Seca, está a comemorar o seu 75.º aniversário com um programa festivo de dois dias, marcado por homenagens, memória histórica e a participação da comunidade, fornecedores, colaboradores e clientes.
As celebrações decorrem numa tenda instalada no terreno contíguo ao Stand Correia – Showroom, espaço inaugurado em 2005 após um investimento de dois milhões de euros. Segundo a administração, a estrutura poderá revelar-se pequena face à grande afluência esperada, fruto da curiosidade em torno do programa preparado para assinalar a data.
A comparação com as comemorações dos 50 anos, realizadas no ano 2000, é inevitável: na altura, cerca de 250 pessoas reuniram-se numa tenda montada no parque de estacionamento da sede, num evento que teve como primeiro prémio de sorteio um automóvel Daewoo — oferta considerada arrojada para a época. Este ano, com o apoio dos fornecedores, foram reunidos 75 prémios para distribuição.
A empresa dedica estas comemorações à memória dos seus fundadores, Jacinto Correia Papagaio e Oliva Ferreira, que regressaram do Brasil na década de 1940, onde o patriarca havia sido proprietário de um açougue. A 29 de junho de 1950 abriram uma taberna e mercearia no local onde hoje se encontra a sede da empresa. Após o falecimento do fundador, coube ao filho, Jacinto Ferreira Correia, e à esposa, Maria Odete, continuar a expansão e em 1974 nascia, numa loja arrendada na Rua Direita de Baixo, a marca Stand Correia. Nove anos depois, foi construído um edifício de cinco pisos que ampliou significativamente a oferta comercial.
A marca Lojas Papagaio surgiria mais tarde, por iniciativa dos quatro irmãos, incluindo Nelson Correia, que deixou a banca para se dedicar à atividade comercial que conhecia desde criança. “Um nome que em tempos nos envergonhava na escola, mas que se tornou uma das melhores publicidades espontâneas de São Miguel”, recorda.
A crise financeira de 2007-2008 trouxe dificuldades, mas recuperação só foi possível, graças à transparência nas negociações com a banca e fornecedores, além do empenho dos funcionários, que, apesar de conhecerem a gravidade da situação, aceitaram manter salários e colaborar com horas adicionais quando necessário.
Atualmente, a empresa mantém a sua sede principal na Rua Direita de Cima, na Ribeira Seca, distribuindo-se por várias valências: Loja de Informática, Stand Correia – Lojas Papagaio, Loja de Ferragens e um café/minimercado (atualmente arrendado).
Na Avenida de São Pedro dispõe de um dos maiores e mais nobres espaços de mobiliário e eletrodomésticos dos Açores, com cerca de 3.000 m². Possui ainda lojas em Vila Franca e nas Capelas. A empresa tem sido distinguida ao longo dos anos com os prémios PME Líder e PME Excelência, chegando por duas vezes a integrar o top das 10 melhores empresas dos Açores.
A administração deixa um agradecimento especial a todos os que apoiaram a empresa, aos colaboradores e à banca:
“Arregaçámos as mangas, fomos honestos, transparentes e conseguimos recuperar. Hoje temos saúde financeira e força renovada. A todos os que acreditaram em nós, o nosso muito obrigado.”
Para estas celebrações a empresa conta reunir centenas de pessoas e perpetuar o legado de 75 anos de história, resiliência e identidade empresarial micaelense.
APC
