O Hóquei Clube de Ponta Delgada está fora da Taça de Portugal de hóquei em patins na décima participação em 13 anos de actividade.
O Hóquei Clube de Marco, sexto classificado da zona Norte/A da III Divisão com três vitórias, um empate, duas derrotas e 12 golos positivos, derrotou, no pavilhão Sidónio Serpa, por 7-4, o HC Ponta Delgada, sexto da zona Sul/B com três vitórias, três derrotas e quatro golos positivos.
A equipa de Ponta Delgada aos 12 minutos vencia por 2-0, com dois golos de Carlos Guimarães. A formação de Marco de Canavezes aos 22 minutos ganhava por 4-2. O intervalo chegou com 4-3 porque Pedro Soares marcou aos 24m.
Na segunda parte o HC Marco, que no conjunto apresenta dois atletas de nacionalidade espanhola, a 10 minutos do fim ganhava por 6-3. Carlos Guimarães ainda marcou o 6-4, ficando o jogo sentenciado aos 47m com o 7-4.
Pedro Soares não conseguindo concretizar um livre directo e um penálti, lances impeditivos de o resultado ser mais nivelado.
Só quatro vitórias
Foi a segunda vez que HC Ponta Delgada e HC Marco jogaram na ilha de São Miguel para a Taça de Portugal. Há 11 anos, assinalando a estreia do clube açoriano na prova, a turma do Norte do Continente ganhou por 2-1.
O HC Ponta Delgada realizou o 14.º jogo na prova, alcançando somente quatro vitórias. Perdeu 10 jogos, um no desempate por penaltis. Apontou 70 golos e sofreu 95.
Na época de 2017/18, culminada com a subida à II Divisão, alcançou a terceira eliminatória pela primeira vez. As duas outras foram este ano e em 2018/19.
Os últimos quatro jogos do HC Ponta Delgada na “taça” foram na condição de visitado, num total de 10. Somente quatro decorreram nos pavilhões dos adversários.
A carreira do HC Ponta Delgada na Taça de Portugal, a única equipa sénior na ilha de São Miguel, está registada no quadro anexo.
O Candelária SC, realizando uma carreira imparável na II Divisão, jogou nesta eliminatória no campo do Atlético do Tojal, líder isolado da zona Sul/A da III Divisão, ganhando por 6-1, mas ao intervalo estava só 1-0.
