Edit Template

Direitos e Liberdades

Em 1948, o mundo sarava ainda as feridas profundas da II Guerra Mundial. Não tão longe temporalmente nem em gravidade para que a história não seja ainda o ontem. Liberdades e direitos suprimidos, genocídios, regimes ditatoriais derrubados, mas outros ainda ativos por todo um mundo que desejava paz e melhoria das desigualdades sociais que aquela grande guerra não tinha suprimido.
O desejo das Nações representadas nesta grande organização que é a ONU, que continua a ser ainda o fórum onde a paz ou desejo dela se discute sempre e muitas vezes se consegue; adotou naquele ano de 1948, precisamente no dia 10 de dezembro a Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Data para ser comemorada sempre com regozijo porque foi uma grande vitória da Humanidade, mas também com o imperativo de manter uma luta contínua pela defesa desta “Carta Magna” que impõe a não discriminação entre raça, cor, religião, sexo, língua falada, convicções políticas, nacionalidade, origem social, o direito à propriedade seja ela intelectual ou outra, o nascimento e quaisquer outras condições que nos considerem como todos iguais, mantendo as nossas diferenças.
Os direitos à saúde, à habitação digna, à educação, à justiça e ao bem-estar social, às convicções religiosas são direitos plasmados nesta Declaração que se define como universal porque se dirige ao Homem no respeito pela sua Humanitude em toda a Terra.
O que se propõe em contrapartida é o defesa pelas liberdades conquistadas pela consagração destes direitos. Liberdades que não podem ser desrespeito, mas o exercício pleno dos direitos garantidos no respeito pelos direitos e liberdades dos outros.
Mas a garantia destes direitos não é só prerrogativa adquirida e exercida pelos cidadãos, mas principalmente dirigida a quem tem por dever a sua defesa, nomeadamente o dever dos Estados em cumprir respeitá-los implementando-os, promovendo sociedades mais inclusivas, mais justas e com maior grau de bem-estar social, principal promotor da concordância e da paz.
Neste dia 10 de dezembro de 2025 (ontem), setenta e seta anos depois, quem viveu esta caminhada desde a adoção da Declaração Universal dos Direitos do Homem, reconhece facilmente o impacto positivo que teve o reconhecimento destes direitos na conquista das liberdades que se encontravam suprimidas, mas também sabe que ainda existem por todo o mundo atropelos graves e tendências políticas emergentes que não os reconhecem perigando estas conquistas, arrastando a sociedade para novas formas de intolerância que sempre terminaram em conflitos sociais e guerra.
Não nos devemos esquecer que os regimes nacionalistas foram sempre os agressores responsáveis pelas grandes e pequenas guerras do ontem e de hoje. A II Grande Guerra não tão longe ainda; a Ucrânia e Gaza hoje tão perto.
Portugal levou tempo demais a adaptar-se a estas diretivas de respeito pelos direitos humanos, precisamente porque viveu em ditadura durante ainda mais 26 anos. A conquista da Liberdade com o 25 de abril 1974, veio trazer a reconquista destes direitos humanos, em processo que não está ainda concluído e que a emergência entre nós de tendências nacionalistas constituem maior risco de incumprimento.
Por: Dionisio Faria e Maia

Edit Template
Notícias Recentes
Lusitânia em busca da terceira vitória consecutiva
Instituições do sector social da Maia apostam na qualificação dos seus quadros para melhor servirem
José Manuel Bolieiro destaca importância da transição digital e da inteligência artificial para a “eficiência e transparência”
Lagoa recebeu dirigentes associativos das comunidades portuguesas
Rússia ordena apreensão de activos russos de mais cinco empresas europeias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores