Edit Template

Francisco, fiel seguidor de Pedro

Memória viva e eterna!
Num mundo que estava cada vez mais perigoso.
O cerco à Paz e às Instituições Democráticas apertava-se.
Tal como nos anos 20 e 30 do século passado, hoje nos anos 20 do século de todas as descobertas, global e digitalizado, eles aí estavam os sósias de Hitler e Estaline, o inferno e o demónio, como lhes cognominou Churchill.
Imprevisíveis, inconstantes, autocratas, demagogos e populistas, para desgraça da Humanidade, a liderar as maiores potências mundiais.
Esperança e luz num tempo de trevas, a encíclica do Papa Francisco intitulada Fratelli Tutti (Todos Irmãos), assinada no dia de S. Francisco de Assis, colocava o foco na Fraternidade e Amizade Social, como caminho seguro no combate às desigualdades, ao ódio e ao medo.
Vinha na linha das anteriores, mas também no substrato da Exortação Evangelli Gaudium, onde duma forma desassombrada utilizava a expressão “Esta Economia que Mata” para criticar o capitalismo sem limites, advertindo para a desigualdade e exclusão social, apelando aos políticos para que garantissem a todos os cidadãos “trabalho digno, educação e cuidados de saúde”.
Sabe-se que nalguns círculos, até da própria Igreja, este tema não foi bem recebido.
Aliás, o mesmo já tinha acontecido quando Francisco se insurgiu contra o aborto e a eutanásia, muitas vozes, não as mesmas, igualmente o tinham criticado duramente.
Alguns colunistas financeiros e até comentadores católicos, apologistas das doutrinas ultra liberais e da inevitabilidade dos poderosos mercados financeiros ficaram furiosos, chamando-lhe “marxista”.
Eis senão, quando Francisco desconcertou-os.
Decidiu visitar a Roménia, país onde apenas 5% eram católicos.
Beatificou sete bispos romenos, mártires às mãos do regime ditatorial comunista.
Na encíclica “Todos Irmãos”, Francisco criticava o individualismo, que vinha a neutralizar a noção do bem comum, que deverá ser um dos objectivos primordiais de toda a Humanidade e fez um apelo à fraternidade, rejeitando uma certa “cultura do descarte”, que mais não fazia do que retirar dignidade aos seres humanos, exemplificando com o abandono dos mais velhos, atitudes racistas, desprezo pelos miseráveis, ódio aos migrantes e aos refugiados.
Noutra passagem da encíclica, Francisco voltava a incomodar e a inquietar os espíritos mais acomodados quando criticava os que negavam os atentados ao ambiente, os que defendiam certas formas de liberalismo económico, responsável por deixar para trás os mais pobres.
O lema da Revolução Francesa “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, adoptado por diversos povos, tinha vindo a falhar ao longo dos tempos, porque deste tripé, para além de numas experiências terem dado mais enfoque na igualdade, noutros na liberdade, esqueceram sempre a fraternidade, lema entretanto recuperado pelo Papa Francisco.
Os igualitarismos, de que o comunismo foi exemplo, falharam.
Do mesmo modo os excessos do liberalismo tinham conduzido ao aumento das desigualdades e das tensões sociais e políticas.
Quer num caso quer noutro, a Fraternidade estava sempre ausente.
A globalização estava a ter como consequência, para além de todos os méritos atribuídos, o crescimento dos nacionalismos anti-imigração que começava a ter receptividade nalgum eleitorado que habitualmente votava à esquerda.
Por outro lado, estava a assistir-se a duas formas de mudar a globalização.
Através do nacionalismo de direita, que combatia o fluxo de trabalho, daí defenderem medidas contra os imigrantes.
A outra era de esquerda e de combate à livre circulação de capitais.
Na Europa, estava a criar-se um sistema de livre circulação de fluxo de capitais sem qualquer controlo e sem tributação comum, pelo que a tão falada e sempre adiada harmonização fiscal, se tornava cada vez mais premente.
O sistema de tributação penalizava as classes baixas e médias, enquanto as grandes fortunas arranjavam sempre forma de transferirem, num ápice, os seus rendimentos “para outro lado qualquer sem que ninguém ficasse a saber para onde iam parar e se pagavam ou não impostos”.
Contrapondo a esta velha luta inglória entre o capital e o trabalho, uma vez mais, a mensagem da Boa Nova de Jesus, pela Voz de Francisco interpelava o comum dos cidadãos.
Pessoas, sociedades e nações deviam – se abrir ao outro, reconhecendo a sua dignidade, promovendo o perdão e a reconciliação, rejeitando individualismos, tribalismos ou nacionalismos, que levariam ao “mundo fechado”.
As religiões continuavam a ser peça fundamental na construção da fraternidade e amizade.
Fiel à mensagem nova de Jesus e do fundamental cristão, Francisco sabia que estava a afrontar os poderosos destes novos tempos, tal como Pedro e demais companheiros, o fizeram nos primeiros anos de evangelização, afrontando a maior potência daqueles tempos, o imbatível Império Romano, mas conseguiram, e três séculos passados, a Boa Nova dava os seus frutos, e todo um colosso imperial quedava-se perante a Voz que interpelava, incomodava, inquietava e desassossegava.
Finaliza-se citando Leão XIV, sucessor de Francisco:
“A esperança cristã, à qual a Palavra de Deus remete, é certeza no caminho da vida, porque não depende da força humana, mas da promessa de Deus, que é sempre fiel”.
Por: António Benjamim

Edit Template
Notícias Recentes
“Pretendemos que este torneio seja um ponto de encontro onde o desporto sirva para recordar o legado de Guilherme Farinha e inspirar as gerações futuras”
“Pontes de Cidadania” junta jovens dos Açores e do Algarve para maior aproximação entre as novas gerações
“O consumo de substâncias é um problema gravíssimo nas cadeias”, afirma a Psiquiatra Filipa Veríssimo em Ponta Delgada
José Manuel Bolieiro é um dos oradores do Game Changers Forum em Lisboa que tem Barack Obama como convidado principal
NRP Viana do Castelo termina missão nos Açores depois de ter participado em diversos exercícios multinacionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores