A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, por intermédio da Direcção Regional das Comunidades, e a SATA/Azores Airlines lançam, em parceria, o concurso “I Love Azores”, uma iniciativa destinada a reforçar os laços culturais e afectivos entre jovens descendentes do arquipélago açoriano e que são residentes na América do Norte e a Região Autónoma dos Açores.
No comunicado enviado à redacção, é referido que “o concurso se insere nas comemorações dos 50 anos da Região Autónoma dos Açores e dos 85 anos da companhia aérea SATA, que se assinalam em 2026, assumindo-se como um projecto conjunto de valorização da identidade açoriana e de aproximação das comunidades à sua terra de origem”.
Dirigido a participantes entre os 18 e os 40 anos, com ligação familiar aos Açores, o evento convida à elaboração de um texto original, em língua inglesa, com a extensão máxima de uma página A4, centrado na relação de cada concorrente com a Região. Os trabalhos devem incluir obrigatoriamente as menções “Região Autónoma dos Açores”, “Comunidades Açorianas” e “SATA”.
As candidaturas, onde cada participante pode apresentar apenas uma, devendo ainda indicar a rota aérea a que se candidata, decorrem entre 1 de Fevereiro e 30 de Abril deste ano e devem ser submetidas online, através de formulário próprio.
Será atribuído um prémio correspondente a uma viagem de ida e volta, com taxas excluídas, operada pela SATA Azores Airlines numa das seguintes rotas: Boston–Açores, Nova Iorque–Açores, Toronto–Açores ou Montreal–Açores. Os bilhetes são pessoais, intransmissíveis e válidos por um período de um ano.
“A avaliação das candidaturas ficará a cargo de um júri presidido pela prestigiada e premiada escritora norte-americana de ascendência açoriana Katherine Vaz e constituído pelo Director Regional das Comunidades, José Andrade, e pela directora de Vendas e Marketing da SATA, Graça Silva, tendo como critérios a originalidade e criatividade, a clareza linguística e a adequação ao tema”, destaca a nota.
A presidente do júri, Katherine Vaz, descendente de família terceirense, nasceu nos Estados Unidos e reside em Nova Iorque. É considerada uma das mais relevantes escritoras luso-americanas da actualidade. O seu segundo romance, “Mariana”, foi editado em seis línguas e seleccionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como um dos 30 Melhores Livros Internacionais de 1998.
Entre outras distinções, foi designada Mulher Luso-Americana do Ano e distinguida, em 2022, pela PALCUS — Portuguese American Leadership Council of the United States — como uma das mulheres de ascendência portuguesa mais influentes de sempre.
Os resultados do concurso “I Love Azores” serão divulgados no dia 25 de Maio de 2026, Dia dos Açores, através dos sites e páginas oficiais nas redes sociais das duas entidades promotoras.
“Com esta iniciativa conjunta, o Governo dos Açores e a SATA/Azores Airlines reafirmam o seu compromisso com a promoção da cultura açoriana, o fortalecimento das relações com as comunidades emigrantes e a valorização do sentimento de pertença à Região Autónoma dos Açores”, concluiu o comunicado enviado à imprensa.
