Edit Template

“Temos a hemodiálise mais barata da Europa e é difícil compreender que se equacione a privatização de um serviço que sairá muito mais caro à Região”, salienta Osório Silva, Presidente da Delegação dos Açores

A Delegação Regional dos Açores da APIR – Associação Portuguesa de Insuficientes Renais alerta para a sobrecarga do Serviço de Hemodiálise no HDES e para as falhas legislativas que penalizam os doentes deslocados. Em conversa ao ‘Correio dos Açores’, Osório Silva, Presidente da Delegação Regional, reivindica a manutenção da gestão pública da hemodiálise na Região, a introdução de novas técnicas de tratamento e a revisão dos apoios sociais, de forma a garantir que o diagnóstico de insuficiência renal não signifique a perda inevitável da actividade laboral ou da autonomia financeira dos utentes.
A APIR – Associação Portuguesa de Insuficientes Renais foi criada há mais de 40 anos, numa época em que a inexistência de hemodiálise em Portugal obrigava os doentes renais crónicos em fase terminal a deslocarem-se a Espanha para acederem ao tratamento. A sua criação reside precisamente no objectivo de reivindicar junto do Estado português a implementação deste serviço no nosso país.
Em conversa ao ‘Correio dos Açores’, Osório Silva, Presidente da Delegação Regional dos Açores da APIR, explica que a associação nasceu do esforço conjunto de médicos, doentes e familiares. Desde 1978, a instituição tem trabalhado em prol da defesa dos interesses dos insuficientes renais, tanto em Portugal Continental como na Região Autónoma. Nos Açores, uma das primeiras lutas foi a criação de unidades de hemodiálise no arquipélago, que surgiram inicialmente na ilha Terceira e, um ano mais tarde, em São Miguel.
A Delegação dos Açores da APIR foi constituída há cerca de uma década.
“Entendíamos que, embora a associação nacional colaborasse com os doentes açorianos, uma delegação regional permitiria uma maior proximidade e um conhecimento mais profundo da realidade específica dos insuficientes renais na Região”, justifica Osório Silva.
Desde então, a estrutura local tem desenvolvido um trabalho de proximidade, procurando dar resposta diária às necessidades e anseios destes doentes.

O futuro do Serviço
de Hemodiálise do HDES

Actualmente, uma das maiores preocupações da associação prende-se com a capacidade do Serviço de Hemodiálise do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES).
“A sua capacidade esgotou-se há muito e o serviço funciona agora com base numa série de ‘remendos’. Foram transformados gabinetes em salas de hemodiálise, o que compromete a eficácia ideal do serviço”, alerta o responsável.
Osório Silva defende que é importante construir uma nova sala de hemodiálise devidamente dimensionada, que inclua todas as valências necessárias, desde gabinetes de colheitas e de consulta médica até áreas equipadas para situações de urgência, como a colocação de cateteres.
O Presidente da Delegação sublinha que a APIR sempre defendeu a manutenção do Serviço de Hemodiálise no perímetro hospitalar. Perante o recente anúncio do Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, confirmando que a unidade permanecerá no recinto do HDES, Osório Silva nota que permanecem dúvidas essenciais. Segundo o responsável, não foi ainda esclarecido se a gestão será pública ou privada, nem se a nova estrutura terá ligação directa ao hospital ou se funcionará num edifício independente.
“Há aqui uma série de condicionantes e questões técnicas que urge esclarecer”, salienta.
Entre as dúvidas técnicas, destaca-se a capacidade de uma possível futura estação de tratamento de águas para permitir a técnica de hemodiálise de alto fluxo. Esta modalidade, já disponível a nível nacional, continua ausente nos Açores. Embora a aplicação da técnica dependa sempre de uma decisão clínica individualizada, Osório Silva sublinha que os doentes beneficiariam significativamente com esta opção. Todavia, a realidade actual na Região impossibilita os médicos de a prescreverem, uma vez que as actuais estações de tratamento não comportam os requisitos técnicos necessários para o efeito.

A realidade arquipelágica

A realidade arquipelágica dos Açores constitui uma das principais problemáticas para os doentes insuficientes renais. Actualmente, a Região dispõe de centros de hemodiálise nos três hospitais e de um núcleo de diálise no Centro de Saúde da Madalena do Pico, que serve doentes estáveis residentes naquela ilha. Questionado sobre a viabilidade de implementar centros em ilhas sem hospital, Osório Silva esclarece que tal medida não seria viável à luz da legislação vigente.
“Uma unidade de diálise exige serviços de retaguarda devido à elevada taxa de mortalidade deste tipo de doentes. É necessário garantir resposta para intercorrências clínicas, algo que apenas um hospital assegura por dispor de especialidades como a cardiologia”, explica.
É com base neste imperativo clínico que a APIR defende que a hemodiálise em São Miguel deve manter-se dentro do perímetro hospitalar. Além das vantagens para o doente, o Presidente da Delegação sublinha o factor económico, argumentando que a gestão pública é mais rentável.
“Nos Açores, temos certamente a hemodiálise mais barata da Europa. É difícil compreender que se equacione a privatização de um serviço que, inevitavelmente, sairá muito mais caro à Região”, afirma.
Ainda sobre o deslocamento de doentes que residem em ilhas sem unidade de tratamento, alguns destes utentes são forçados a abandonar as suas casas, famílias e empregos, o que gera um enorme transtorno social e emocional. Embora Osório Silva reconheça que o Governo dos Açores concede apoios financeiros importantes para a subsistência e habitação destes doentes deslocados, aponta falhas graves actual que condicionam a reabilitação e a vida activa dos mesmos. A associação nota que o actual sistema de apoios desencoraja a autonomia financeira. “Se o doente adquirir casa própria ou decidir trabalhar, perde os rendimentos de apoio do Governo. Já propusemos que exista um incentivo que permita aos doentes trabalhar sem perderem a totalidade dos apoios por estarem deslocados”, revela o dirigente. Esta proposta já foi formalmente entregue à Secretaria Regional da Saúde e da Segurança Social, aguardando-se agora a análise e debate.
Segundo Osório Silva, há casos de doentes que recusam ser transplantados para não perderem os apoios sociais.
“Muitos não têm trabalho e já não possuem habitação na ilha de origem; se fizerem o transplante, perdem os subsídios e ficam numa situação social frágil. É urgente que o Governo Regional reflicta sobre esta realidade, mesmo que se trate de um número reduzido de pessoas”, conclui, reiterando a disponibilidade da APIR para colaborar.

Obstáculos para a actividade laboral

No âmbito laboral, a APIR identifica obstáculos para os doentes que se encontram em idade activa. O início do tratamento de diálise obriga a uma mudança radical de hábitos e, segundo um inquérito realizado, é muito elevada a taxa de doentes que acabam por transitar para uma situação de invalidez.
“Esta realidade preocupa-nos, pois estes colegas perdem rendimento, o que acaba por gerar graves problemas sociais”, alerta Osório Silva.
De acordo com o Presidente da Delegação Regional, este cenário é particularmente crítico no sector privado, onde ainda existe alguma falta de sensibilização das entidades empregadoras. O desgaste físico, emocional e psicológico provocado pela diálise torna difícil a conciliação com o trabalho, levando muitos doentes a optarem pela invalidez. Embora existam exemplos positivos de empresas que enquadram o trabalhador em funções mais protegidas, estas situações são raras na Região.
“Temos de sensibilizar as entidades empregadoras e alertar as autoridades competentes para a necessidade de proteger estes profissionais”, sublinha.

Transtornos no transporte
não urgente de doentes

Outra problemática que afecta os insuficientes renais, especificamente no concelho de Ponta Delgada, é a gestão do transporte não urgente. O responsável pela APIR nos Açores explica que a Associação Humanitária dos Bombeiros de Ponta Delgada, devido à elevada requisição para diversos serviços, não consegue dar uma resposta atempada no retorno dos doentes às suas habitações. Após quatro ou cinco horas de tratamento, muitos utentes chegam a esperar mais de uma hora pela ambulância.
“Quando termina o tratamento, tudo o que um doente deseja é o conforto do seu lar para descansar”, lamenta Osório Silva.
A APIR já reuniu com a Associação Humanitária e reconhece o esforço dos bombeiros, mas defende que a solução passa por uma maior articulação entre o Hospital do Divino Espírito Santo e a Secretaria Regional da Saúde.
A APIR propõe a adopção de um modelo de serviço partilhado entre os bombeiros e empresas privadas, à semelhança do que já acontece na ilha do Faial, para garantir maior eficácia.
“Passaram-se quase quatro anos e não há sinais visíveis de melhoria. Vamos continuar a reivindicar uma solução que ponha fim a estes tempos de espera inaceitáveis”, conclui.

São cada vez mais os
doentes insuficientes renais

O número de insuficientes renais tem vindo a aumentar progressivamente, um fenómeno que Osório Silva associa directamente à prevalência de patologias como a hipertensão, a diabetes e a obesidade.
“Infelizmente, todas estas condições médicas podem levar a que os doentes acabem em hemodiálise. Existem ainda situações mais pormenorizadas relacionadas com doenças hereditárias que, ao passarem entre familiares, obrigam gerações sucessivas a este tratamento”, explica o Presidente da Delegação da APIR.
Actualmente, os doentes dispõem de três modalidades de tratamento. A primeira é a hemodiálise convencional, realizada nos hospitais e dependente de equipamento pesado. A segunda alternativa, que tem sido a solução para muitos residentes em ilhas sem hospital, é a diálise peritoneal. Neste método, o tratamento é efectuado em casa, permitindo ao doente manter a sua actividade profissional e o seu ambiente social.
“Infelizmente, nem todos os doentes têm perfil clínico para aceder a esta modalidade, mas a verdade é que muitos utentes da Graciosa, de São Jorge e de outras ilhas já fazem o tratamento em casa. O objectivo médico na Região é precisamente este: permitir que as pessoas permaneçam na sua ilha de residência. Só quando tal não é clinicamente possível é que o doente tem de se deslocar para próximo de um hospital”, esclarece o responsável.
Por fim, a terceira modalidade é o transplante renal. Após alguns anos em lista de espera, e caso a intervenção decorra com sucesso, o doente recupera o que Osório Silva descreve como uma “vida normal”. Embora exija consultas regulares e cuidados contínuos, esta opção possivelmente permite ao utente deixar de estar dependente de uma máquina.
José Henrique Andrade

Edit Template
Notícias Recentes
Banco de Portugal celebra 150 anos com concerto no Teatro Micaelense
CHEGA chama Berta Cabral à Assembleia da República para falar de mobilidade
Santiago defronta Operário esta noite
Celebração do centenário da imagem de Nossa Senhora do Rosário une a comunidade e atrai emigrantes para as festas da paróquia lagoense
Novo Sport Hotel e agência de Cycling são as apostas da FeelEverywhere para os Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores