Edit Template

Nos 50 anos de autonomia Político Administrativa dos Açores

A Autonomia não é uma doação mas uma partilha de responsabilidades. A Autonomia não é uma conquista guerreira mas um reconhecimento do estado

Já os Açores somavam cerca de cinco séculos de ansiedade pelo regime de autonomia político-administrativa, o que significava passarem a dispor de órgãos políticos próprios – Legislativo e Executivo – como de Administração própria, quando em 1976 – cinquentenário que hoje se recorda e assinala – foi pelo reconhecimento constitucional concedida Autonomia Regional aos Arquipélagos portugueses da Madeira e dos Açores.
Os Açores formalmente reivindicaram ao longo de décadas o direito a uma forma de governo insular autónoma – política e administrativa – que permitisse superar localmente características permanentes e limitativas de definição, afirmação social e económica regionais. Implicava a constituição de um regime de autonomia apropriado e consistente.
A Justiça, as denominadas leis gerais, a orgânica do Estado globalizada, a diplomacia internacional, as fronteiras –Alfândegas –mantiveram-se na esfera de poderes do Estado como obviamente não poderia deixar de ser.
Ir mais longe quanto às transferências de poderes do Estado para a Região Autónoma seria limitar a soberania.
Na União Europeia, ainda é possível observar um terceiro exemplo de experiência autonómica, o da França, semelhante ao que resolveu a Itália em relação à Região Insular da Sardenha e que foi pronta e constitucionalmente reconhecido. O Estatuto de da Sardenha é mais amplo do que o de Portugal e órgão máximo regional assumiu a designação de presidente da Sardenha, se a memória não falha.
O governo francês e as autoridades regionais, depois de muitos anos de atropelos políticos e de resistência do poder central – a França não é propriamente um Estado descentralizador -chegaram no passado dia 11 de Março, a um acordo sobre um “projeto constitucional” para “o reconhecimento de um estatuto de autonomia” da Córsega. Até que em fim?… Escrevo eu.
Segundo leio, O documento de cerca de trinta linhas validado pelo governo e pela maioria dos eleitos da Córsega confere à “Córsega um estatuto de autonomia dentro da República, que tem em conta os seus próprios interesses”. Conteúdo ainda vago, mas que se aproxima do caso das autonomias da Madeira e dos Açores, mas com cautelas em relação à soberania do Estado que o sistema político soberano francês protege, por ventura olhando para o passado.
Ainda não se sabe se o futuro Estatuto da Córsega vai ser registado “num título ou num artigo da respectiva “Constituição”, o que na minha opinião indicia ainda a existência alguma perturbação que causa a indefinição. No entanto, os comentários divulgados sobre o acordo, ao qual mais atrás fiz referência, alcançado de quarta-feira passado, são mais tranquilizadores, pressupõem a transferência para a ilha da Córsega do próprio poder normativo, isto é o poder de fazer a lei e emitir regulamentos como nas Regiões Autónomas dos Açores.
Entendi escrever este texto chamando à colação dois exemplos o de Itália e o de França, esta conhecida pelo seu regime político democrático, mas centralizador para que melhor se entenda o “edifício constitucional e orgânico” da autonomia regional açoriana que soma 50 anos de existência e funcionamento inquestionável do seu sistema de autonomia político-administrativo. Fui um momento de sucesso político, social e de coesão nacional. A Córsega é uma Ilha a Sardenha também uma Ilha, os Açores são nove.
Para uma Região Insular, geograficamente dispersa e distante do Governo Central os Açores como a Madeira dispõem de regimes político-administrativos que usufruem das vantagens da proximidade do poder legislativo e executivo do território e da população expressiva que o coabita.
A autonomia regional não assume a natureza de uma doação do poder central, mas de uma partilha acordada e justificada pelo princípio que o exercício do poder legislativo e à distância, comprovadamente lento e desajustado.
Os poderes Central e Regional não são antagónicos nem politicamente concorrentes ou exclusivos. O que demonstram 50 anos de autonomia cumpridos é que o sistema autonomia regional no modo como foi concebido está correcto, compreende e não ignora nem disfarça a geografia. Concorreu para a coesão, cooperação e sustentabilidade nacional. De facto a geografia – distância e descontinuidade geográfica contribuem para a confluência humana e cultural como para as trocas comerciais e não para o aprofundamento da separação nos planos nacional e regional.
A autonomia regional não é apenas um direito da população insular que por ele lutou durante vários séculos, mas um dever que tinha de cumprir sem violência, mas com consciência, ciência e cultura. Assim procedeu.
Por: Álvaro Dâmaso

P.S. Não é um rebelde, mas uma razão que não é pura simplesmente porque esta não existe.

Edit Template
Notícias Recentes
“Não se trata apenas de escolher um destino e reservar um hotel”, afirma o travel designer Hugo Oliveira
A Igreja em todo o mundo reza pela saúde do Papa
Governo dos Açores anuncia reforço da conservação da floresta com pomar de espécies endémicas
Município de Angra do Heroísmo disponibiliza Agenda Conversacional com inteligência artificial
“Vários estudos científicos mostram que aprender através de jogos pode melhorar a aprendizagem, a motivação e o desenvolvimento dos alunos”, afirma Paulo Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores