Edit Template

Maria Corisca

Ricos: Fiquei muito surpreendida quando a minha prima Ernestina, da Rua do Poço, aquela que tem uma irmã na América que sabe de tudo e mais alguma coisa, mandou-me uma mensagem com um convite para irmos à Poça da Dona Beija, conjuntamente com a irmã que cá está de férias. Aceitei, porque apenas lá fui há muitos anos, quando nem metade desta fama tinha. Pois bem, lá fui eu. E não é que fiquei de boca aberta? Aquilo está um verdadeiro regalo. Tudo muito bem arranjadinho, limpinho, organizado e com uma qualidade que até impressiona. Percebe-se perfeitamente porque é que gente de todo o mundo fala daquela maravilha. A água quentinha, os jardins bonitos e aquele ambiente que parece tirar dez anos das costas de uma pessoa. Mas a maior aventura nem foi entrar na água, foi arranjar os bilhetes de ingresso. Julgava eu que chegava lá, dava os bons-dias e comprava a entrada. Qual quê! Agora é tudo pelas tecnologias modernas. Bilhetes online, horários marcados e mais não sabem quê. Eu olhava para o telemóvel como uma galinha para um relógio. Valeu-me a minha sobrinha-neta, que nasceu já com um telemóvel numa mão e um computador na outra. Em dois minutos tratou da coisa. Eu cá fiquei sem perceber muito bem o que ela fez, mas os bilhetes apareceram no telemóvel e lá entrámos. Agora, entre nós que ninguém nos ouve, há uma coisa que me ficou atravessada. Aquilo é muito bonito, mas os ingressos custam um dinheirão para quem vive cá. Uma pessoa vai uma vez, vai duas, mas para uma família inteira já custa fazer as contas. E eu pergunto: será que os residentes açorianos não mereciam um preço mais amigo? Porque, vejam lá, o turista que vem de longe e está de férias paga o mesmo que quem vive cá o ano inteiro. Não me parece muito justo. As nossas famílias também gostavam de aproveitar aquele cantinho maravilhoso mais vezes, mas com os preços actuais não é fácil. Quando se juntam pais, filhos, avós e netos, a ida à Poça da Dona Beija passa a ser um acontecimento quase tão raro como encontrar a Ernestina calada. Apesar disso, gostei muito da visita e saí de lá toda relaxada. A Ernestina até dizia que eu estava mais nova. Não sei se foi das águas termais ou se foi por finalmente ter conseguido entrar sem perceber nada das tecnologias. No entanto, a Ernestina pediu-me para deixar um recadinho: a Poça da Dona Beija continua uma jóia das Furnas, mas talvez estivesse na hora de pensar num bilhete mais em conta para os residentes e assim, em vez de irmos de anos a anos, à Poça da Dona Beija podíamos ir de vez em quando sem precisar-se de vender – uns galos para pagar-se os bilhetes!

Meus Queridos! A minha amiga Gertrudes telefonou-me para saber como é que podia ir no dia 19 de Junho à sessão da Associação de Seniores de São Miguel que estava agendada para o dia 19 de Junho, sexta-feira pelas 17 horas no Hotel Marina Atlântica, onde iria decorrer um debate dedicado aos 50 anos do sistema eleitoral dos Açores, e na ocasião iria ser analisado pela assistência as virtudes e limitações do modelo actual do Sistema Eleitoral dos Açores ainda em vigor … Até aqui pareceu tudo bem, … mas depois deixou-me perplexa quando me dizem que iam na sessão discutir eventuais propostas de reforma da actual lei em vigor, e se o actual sistema serve ou não os Açores, e como poderá ser melhorado…Ricos! Acho bem que se discuta esta e outras matérias, porquanto desde há muito tempo tenho dito às pessoas com quem me vou cruzando nos caminhos que vou percorrendo… e vou falando com quem vou encontrando, em vez de mandar recados pelas redes sociais. Depois durante a conversa vou dando a minha opinião, de que é preciso repensar o sistema eleitoral Regional, para evitar as entorses provocadas pela forma com que está “engendrado” o círculo regional de compensação…. Já pediu à minha amiga Gertrudes que me diga depois qual foi o resultado a que chegaram os participantes na sessão da Associação dos Seniores de São Miguel… e qual será a forma futura “para repescar os votos que no fim da contagem dos votos que no modelo actual serão depois distribuídos através do círculo de compensação. Vou aguardar o que me vai depois dizer a minha amiga Gertrudes e faço votos que da sessão saia “fumo branco” em vez de” fumo preto “!

Ricos: A minha vizinha Evangelina resolveu fazer uma viagem até à antiga capital de São Miguel, a nossa Vila Franca do Campo, para comprar a famosa loucinha da vila e mandar para os familiares lá no Canadá. Contou-me ela que ia à procura de pratos e lembranças, mas acabou por encontrar uma vila inteira vestida de festa. Quando lá chegou, ficou de boca aberta com as ruas enfeitadas para o São João, com balões pendurados, sardinhas figuradas por todo o lado, varandas engalanadas e um ambiente que fazia parecer que até as pedras da calçada estavam a dançar. E com as marchas a prepararem-se para sair à rua na próxima Terça-feira, já se sente aquela animação que atrai milhares de forasteiros todos os anos à Vila. Mas a melhor parte ainda estava para vir. Entrou numa olaria para escolher a tal loucinha e deu de caras com um grupo de idosos num workshop de barro. Uns tentavam fazer canecas, e outros estavam a moldar uma sardinha, num convívio tão alegre que a Evangelina disse que saiu de lá com mais disposição do que com a compra das peças de cerâmica…. Segundo ela, os idosos estavam entretidos a produzir as tradicionais sardinhas de São João, todos concentrados, de língua de fora e as mãos no barro, como se estivessem a preparar as obras para uma exposição internacional. Quando Evangelina regressou depois à cidade da Ribeira Grande, vinha encantada e também um bocadinho invejosa, dizendo – me… quem me dera ver pela nossa cidade norte o mesmo empenho pelo São Pedro que os vila-franquenses têm pelo seu rico São João”.

Ricos: Nunca fui grande apreciadora de futebol e confesso que muitas vezes nem sei quem joga contra quem, mas a minha comadre Evangelina desafiou-me para assistir ao jogo com o Congo na companhia das antigas colegas da Caixa e achei que era uma boa oportunidade para matar saudades e passar um fim de tarde diferente. Como é costume nestes encontros, ninguém apareceu de mãos vazias. Havia uma mesa muito bem composta, com deliciosos biscoitos de orelha de Santa Maria, bolos lêvedos dos Arrifes ainda bem fresquinhos e até umas malassadas que, embora já estejamos longe do Entrudo, continuam a saber maravilhosamente bem. A acompanhar, não faltou um chá verde quentinho do Porto Formoso, perfeito para animar a conversa e aquecer o coração. A expectativa para o jogo era grande e, entre comentários, risos e algumas opiniões mais apaixonadas, fomos acompanhando cada lance. Houve momentos de entusiasmo e outros de nervosismo, mas no final o empate deixou um sabor amargo. Pareceu daqueles resultados que sabem mais a derrota do que a igualdade. Ainda assim, o resultado acabou por ser o menos importante. O melhor da tarde foi o convívio, as histórias recordadas dos tempos da Caixa, as gargalhadas e a alegria de rever amigas de longa data. Voltámos todas para casa com boa disposição e energia renovada, porque a amizade, essa sim, saiu vencedora.

Edit Template
Notícias Recentes
Lusitânia em busca da terceira vitória consecutiva
Instituições do sector social da Maia apostam na qualificação dos seus quadros para melhor servirem
José Manuel Bolieiro destaca importância da transição digital e da inteligência artificial para a “eficiência e transparência”
Lagoa recebeu dirigentes associativos das comunidades portuguesas
Rússia ordena apreensão de activos russos de mais cinco empresas europeias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores