Terminaram ontem as verbenas de São Pedro, em Ponta Delgada, que ao longo de cinco dias foi de festa com um vasto programa de animação cultural e recreativa, incluindo actuações musicais, espectáculos itinerantes, grupos de dança, espaços de comes e bebes e diversas iniciativas abertas à população.
No Domingo, a Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, enalteceu o percurso cívico, social, cultural e humano dos quatro Cidadãos Honorários distinguidos pela Junta de Freguesia de São Pedro, considerando que as homenagens prestadas a Pedro Carreiro, Patrícia Machado, Padre Fernando Cabral Teixeira e Katia Guerreiro representam “um justo reconhecimento do contributo que cada um deu para engrandecer a freguesia, o concelho e a nossa comunidade” .
À saída da cerimónia, integrada nas Festas de São Pedro 2026 e realizada no Parque Século XXI, a autarca sublinhou que “as comunidades mais fortes são aquelas que sabem reconhecer quem as ajuda a crescer”, acrescentando que “cada um dos homenageados possui um percurso singular, mas todos partilham o mesmo denominador comum: deixaram uma marca positiva na freguesia, no concelho e na Região através do seu exemplo e do seu espírito de serviço”.
A Vereadora destacou o contributo de Pedro Carreiro, enquanto Director do Centro Social e Paroquial de São Pedro, o percurso de Patrícia Machado, jornalista da RTP Açores, o trabalho desenvolvido pelo Padre Fernando Cabral Teixeira ao longo de mais de duas décadas na direcção da Casa do Gaiato de São Miguel e o reconhecimento nacional e internacional alcançado pela fadista Katia Guerreiro, que desempenha igualmente funções como comissária da PDL 26 – Capital Portuguesa da Cultura.
Cristina do Canto Tavares valorizou igualmente o papel da Junta de Freguesia de São Pedro na dinamização sócio-económica do concelho, considerando que o poder local “é insubstituível na proximidade às populações e na resposta aos seus problemas”.
“Na Câmara Municipal de Ponta Delgada encontramos nas Juntas de Freguesia parceiros fundamentais da acção municipal e é por isso que temos vindo a reforçar a sua capacidade de intervenção, confiando-lhes mais meios e mais responsabilidades”, afirmou, destacando as Festas de São Pedro como “uma referência no panorama festivo do concelho”, salientando que representam “muito mais do que um programa de animação”.
A sessão solene integrou ainda um momento de especial simbolismo, com uma homenagem prestada pelo executivo da Junta de Freguesia de São Pedro à funcionária Márcia Gonzaga, que termina uma ligação profissional de 17 anos àquela instituição e vai abraçar um novo desafio profissional.
