Houve um tempo em que os casamentos eram vividos por toda a comunidade. Não eram apenas a união de duas pessoas, mas um acontecimento que envolvia a família, os vizinhos e toda a vila. As ruas antigas, as terreiras e os largos transformavam-se em palco de um cortejo solene, onde a simplicidade se unia à elegância, criando momentos de uma beleza difícil de repetir nos dias de hoje.
Estas quatro fotografias do álbum de casamento dos meus pais, Maria Lia Lima e Manuel Egídio de Medeiros, celebrado na quinta-feira, 30 de novembro de 1950, são um testemunho precioso dessa tradição açoriana que marcou gerações.
A primeira imagem regista um dos momentos mais simbólicos da cerimónia: a troca das alianças. Num ambiente de recolhimento e solenidade, os noivos selavam um compromisso para toda a vida. O vestido branco da noiva, de linhas elegantes, o véu cuidadosamente colocado e o fato escuro do noivo revelam o esmero com que ambos se apresentavam perante Deus, a família e a sociedade. A expressão serena dos seus rostos traduz a importância daquele instante, vivido com respeito, emoção e esperança.
A solenidade daquela celebração era ainda enriquecida por um elemento de grande distinção. Na década de 1950, a presença do célebre Trio da família Lima, de Lagoa, a abrilhantar a cerimónia religiosa e, frequentemente, os festejos que se lhe seguiam, era considerada um privilégio reservado às famílias de maior projeção social e económica. A família Lima gozava de uma reputação ímpar, sendo reconhecida como “o melhor e mais honroso” que um casamento podia ter em termos musicais, antes, durante e ainda muitos anos depois dessa década.
O meu pai recordava esse momento com um orgulho muito especial. Sempre que reunia a família para mostrar este álbum de casamento, fazia questão de contar como, no interior da igreja, a cerimónia fora enriquecida pela atuação do Trio da família Lima. Dizia que era uma distinção rara, motivo de prestígio para os noivos e respetivas famílias, e fazia questão de transmitir esse orgulho aos filhos, netos e restantes familiares. Recordava também que a cerimónia fora enriquecida pela atuação de uma soprano, acompanhada por violoncelo e violino, conferindo-lhe uma solenidade e um requinte pouco comuns para a época. Ao observarmos os trajes dos padrinhos e dos convidados, percebemos igualmente o ambiente de grande elegância que envolveu aquele dia, evocando o requinte das grandes ocasiões sociais de então. Décadas depois, continuava a recordar esse casamento como um dos momentos mais marcantes da sua vida, e a presença do Trio da família Lima ocupava sempre um lugar de destaque nas suas recordações.
Depois da cerimónia religiosa, iniciava-se o cortejo a pé, uma das mais belas tradições dos casamentos de antigamente. Os noivos percorriam as ruas da vila acompanhados pelos familiares, padrinhos, amigos e convidados, todos vestidos com grande aprumo. Não havia pressa. Caminhava-se devagar, com dignidade, permitindo que toda a população pudesse testemunhar e partilhar a alegria daquele dia. Das janelas e varandas surgiam rostos curiosos e sorridentes; as crianças acompanhavam o desfile, enquanto muitos vizinhos saíam à porta para cumprimentar os recém-casados. Era um verdadeiro acontecimento social, vivido por toda a comunidade.
As fotografias mostram bem esse ambiente. As ruas da igreja e da Trindade, de Água de Pau, encheram-se de pessoas, os passeios e as varandas tornaram-se autênticas galerias humanas, e o cortejo avançava com uma pompa discreta, própria de uma época em que a elegância residia mais na postura e na dignidade do que no luxo.
Particularmente expressiva é a passagem pela zona da igreja, onde o cortejo atravessa a ampla rua terreira rodeado de familiares e curiosos. Era também tradição lançar arroz, pétalas de flores ou pequenos confeitos sobre os noivos como símbolo de prosperidade, felicidade e abundância para o novo lar.
Seguiu-se depois a receção junto d’A Cova da Onça, onde era servido o tradicional “Copo d’Água”, expressão antiga que designava a refeição ou festa oferecida para celebrar o casamento. Muito mais do que um simples banquete, constituía um momento de confraternização entre familiares, amigos e vizinhos, reforçando os laços de amizade e de pertença à comunidade.
Uma das imagens regista ainda outro dos momentos mais aguardados: o corte e a partilha do bolo da noiva. Rodeados pelos convidados, os noivos dividem simbolicamente o bolo, gesto que representava a partilha da nova vida em comum e o desejo de felicidade para todos os presentes. As flores, os copos cuidadosamente preparados e a decoração revelam o cuidado colocado numa celebração onde cada pormenor tinha significado.
Estas fotografias têm hoje um valor muito superior ao simples registo de um casamento. São documentos históricos que preservam a memória das antigas tradições de Água de Pau e testemunham uma forma de celebrar o matrimónio profundamente ligada à comunidade, ao convívio e à identidade local.
Ao contemplá-las, percebemos que aqueles casamentos a pé possuíam uma beleza muito própria: não dependiam da ostentação, mas da autenticidade das pessoas, da elegância natural dos participantes, da imponência das ruas antigas e da participação espontânea de toda a vila. Eram desfiles de afeto, de respeito e de esperança, onde cada passo dos noivos era acompanhado pelo carinho de uma comunidade inteira.
Passadas mais de sete décadas, estas imagens continuam a emocionar-nos. Permanecem como um património de família e, ao mesmo tempo, como uma valiosa memória coletiva de Água de Pau, recordando uma época em que os casamentos eram verdadeiras festas da vila, vividas a pé, com solenidade, distinção e um encanto que o tempo apenas tornou mais precioso.
Por: Roberto Medeiros