O Primeiro-Ministro da Bermuda, David Burt, foi recebido na cidade da Ribeira Grande pelo executivo municipal, em visita que efetuou ao Museu da Emigração Açoriana.
Jaime Vieira e David Burt tiveram oportunidade de conversar entre si, tendo o edil ribeiragrandense destacado e valorizado o enorme contributo que os cidadãos do concelho, que emigraram para aquele destino, deram na construção e afirmação daquele território britânico.
O presidente da Câmara da Ribeira Grande afirmou que “os cidadãos ribeiragrandenses, a par com a comunidade açoriana radicada naquele arquipélago, foram pedra basilar no desenvolvimento do mesmo, pelo seu trabalho, mas, acima de tudo, pela vontade e desejo de melhores condições de vida”.
“Hoje são uma muito próspera e respeitada comunidade, e o símbolo mais visível da ligação que existe entre os arquipélagos. É por isso que queremos continuar a fortalecer estes laços, aproximando quem nunca esqueceu as suas origens de uma terra que também se prepara para abrir novos caminhos e criar condições que valorizem essa ligação ao futuro”, concluiu.
A visita do Primeiro-Ministro David Burt ao Museu da Emigração Açoriana serviu para o governante bermudense ficar a saber mais da história recente dos Açores e do fenómeno social e cultural da emigração, que levou aos quatro cantos do mundo a cultura, a religiosidade e a capacidade do labor dos açorianos.
Na Quarta-feira, o NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel também recebeu a visita oficial do Primeiro-Ministro das Bermudas, Edward David Burt, numa iniciativa que reforça o posicionamento internacional dos Açores enquanto território de inovação e abre caminho a novas oportunidades de cooperação entre os dois arquipélagos.
Recebida pelo Presidente do Conselho de Administração do NONAGON, Luís de Almeida, a delegação conheceu a estratégia que tem vindo a afirmar o Parque como um dos principais motores da inovação nos Açores e um catalisador do desenvolvimento tecnológico e empresarial da Região.
Durante a reunião institucional, foram apresentados os projectos estratégicos actualmente em desenvolvimento, os instrumentos de apoio às empresas e as iniciativas que promovem a transferência de conhecimento, a colaboração entre empresas e centros de investigação e a criação de novas oportunidades de investimento e internacionalização.
A visita incluiu ainda um percurso pelos edifícios do Parque, permitindo ao Primeiro
Ministro das Bermudas contactar directamente com empresas instaladas no NONAGON, conhecer projetos de base tecnológica desenvolvidos na Região e dialogar com empreendedores e equipas altamente qualificadas.
