Edit Template

Ampliação e remodelação da Aerogare do Corvo é “uma prioridade” para o Governo, mas o mercado não respondeu e o concurso ficou deserto

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, encerrou a visita estatutária do Governo Regional à ilha do Corvo com uma reunião do executivo açoriano com o Conselho de Ilha, realizada na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, onde fez um balanço “francamente positivo” dos dois dias de trabalho e reforçou o compromisso do executivo açoriano em continuar a responder às prioridades dos corvinos.
José Manuel Bolieiro enalteceu o espírito construtivo do memorando apresentado pelo Conselho de Ilha, considerando que a reunião decorreu num clima de diálogo, proximidade e confiança institucional.
“Foi uma reunião muito produtiva. O Conselho de Ilha apresentou um memorando bem estruturado, com questões objectivas, às quais o Governo respondeu de forma igualmente objectiva. Saímos desta reunião com a satisfação de termos prestado os esclarecimentos necessários e de reforçarmos os compromissos assumidos com a população do Corvo”, declarou, , de acordo com nota publicada no Portal do Governo,
O líder do Governo sublinhou que os conselheiros reconheceram o trabalho desenvolvido pelo executivo em áreas como as acessibilidades, a educação, a saúde, o ambiente, as comunicações, a energia e o abastecimento, evidenciando o impacto das medidas concretizadas nos últimos anos.
Um dos temas centrais da reunião voltou a ser a ampliação e remodelação da Aerogare do Corvo, projeto que José Manuel Bolieiro classificou como “uma prioridade” para o Governo dos Açores. “Temos feito tudo para concretizar esta obra. Infelizmente, a resposta do mercado não correspondeu às nossas expectativas e o concurso ficou deserto. Não houve falta de vontade do Governo. Pelo contrário, avançámos de imediato com uma nova solução”, precisou.
O líder do executivo recordou que o Conselho do Governo aprovou, a 29 de maio, a abertura de um novo concurso de concepção-construção da empreitada de ampliação e remodelação da Aerogare e do edifício do Serviço de Salvamento e Luta Contra Incêndios do Aeródromo do Corvo, com um preço-base de 5,18 milhões de euros, esperando agora que existam propostas que permitam avançar com uma intervenção considerada essencial para a ilha. E prosseguiu: “Queremos resolver, numa única intervenção, duas necessidades fundamentais: melhorar as condições da aerogare e dotar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Corvo de instalações adequadas. Esperamos que o mercado responda a este novo concurso”, destacando igualmente, segundo o documento, os indicadores que demonstram a evolução positiva da ilha do Corvo nos últimos anos, salientando que o desenvolvimento resulta de uma estratégia de investimento e de proximidade.
Entre 2019 e 2023, lembrou, o Produto Interno Bruto (PIB) do Corvo cresceu 43%, mantendo estável a sua contribuição para a riqueza regional. Em 2025, a pesca registou um aumento de 41% em peso e de 16% em valor, enquanto o desemprego diminuiu 17% face ao ano anterior, não existindo actualmente desempregados com menos de 24 anos na ilha.
O executivo açoriano assinalou ainda os avanços na transição energética, destacando o início da produção de energia eólica e o crescimento da produção fotovoltaica no Corvo, investimentos realizados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integrados numa estratégia regional que visa reforçar a produção de energias renováveis, aumentar a autonomia energética das ilhas e alcançar uma quota de 60% de energia renovável na Região.
Na área da saúde, destacou igualmente o reforço da resposta especializada na ilha, lembrando que, durante 2025, se realizou uma deslocação de um médico especialista em Oftalmologia ao Corvo, permitindo a realização de 91 consultas junto da população.
O chefe do Executivo assumiu que o Corvo continuará a merecer uma atenção permanente do executivo açoriano.
“Esta visita estatutária confirma que governar é estar presente, ouvir as pessoas, trabalhar em conjunto com as instituições locais e transformar as necessidades identificadas em respostas concretas. É esse o compromisso que continuaremos a honrar com o Corvo e com todos os açorianos”, concretizou, conforme referido na nota publicada no Portal do Governo.
A visita estatutária do Governo dos Açores ao Corvo decorreu nos dias 21 e 22 de Julho, permitindo acompanhar investimentos em curso, reunir com as instituições locais e definir, em conjunto com o Município e o Conselho de Ilha, as prioridades para o desenvolvimento da mais pequena ilha dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Lusitânia em busca da terceira vitória consecutiva
Instituições do sector social da Maia apostam na qualificação dos seus quadros para melhor servirem
José Manuel Bolieiro destaca importância da transição digital e da inteligência artificial para a “eficiência e transparência”
Lagoa recebeu dirigentes associativos das comunidades portuguesas
Rússia ordena apreensão de activos russos de mais cinco empresas europeias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores