Edit Template

Lagoa assinala Dia dos Avós com inauguração de painel e visita guiada a exposição

A Câmara Municipal da Lagoa assinalou, antecipadamente, o Dia dos Avós com a inauguração do painel têxtil “Não Voltamos para a Janela”, uma obra que celebra a memória, as vivências e o papel do colectivo feminino, em particular das avós, na construção da comunidade e na transmissão de saberes e experiências entre gerações. A peça foi resultado de um processo de escuta e criação partilhada com um grupo de avós do projecto “A Avó Veio Trabalhar”, que a partir de conversas gravadas sobre temas como o trabalho, a família, o amor, o medo, o desejo, a resistência e a memória, construíram um poema colectivo que acompanha a obra.
Com curadoria da Fermenta, o painel, entre palavras, gestos e matérias, reúne fragmentos de vidas marcadas pelo cuidado, pelo trabalho e pela capacidade de permanecer, afirmando-se, mais do que como representação de histórias individuais, como uma expressão de uma memória colectiva feminina.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Frederico Sousa, citado em nota enviada à redacção, sublinhou que comemorar o Dia dos Avós é “reconhecer a importância de quem, ao longo de gerações, cuidou, ensinou, trabalhou e contribuiu para a construção das nossas famílias e da nossa comunidade”. O autarca destacou ainda que “este momento representa uma oportunidade de dar voz às histórias e às memórias das avós lagoenses, promovendo um encontro entre gerações e valorizando os saberes e as experiências que fazem parte da nossa identidade colectiva”.
Para a inauguração deste painel a autarquia organizou um momento de encontro e partilha intergeracional convidando crianças e idosos para o momento, contando com cerca de 80 participantes da comunidade.
Após a inauguração do painel, e com vista a desenvolver um trabalho de educação cultural, realizou-se uma visita guiada à exposição “Ninguém é uma Ilha”, conduzida por Fátima Mota. Recorde-se que as peças expostas de artistas açorianos integram a colecção de Fátima Mota e António Macedo, “Glimpse Collection”.
Ao assinalar o Dia dos Avós com um programa desta natureza, a Câmara Municipal da Lagoa pretendeu destacar o papel fundamental que os avós desempenham na vida das famílias e da comunidade, enquanto guardiões de memórias, afectos e saberes, mas também enquanto protagonistas de histórias que continuam a inspirar e a construir o presente e o futuro. Por outro lado, almejou desenvolver, igualmente, um trabalho de educação cultural da comunidade.

Edit Template
Notícias Recentes
“Pretendemos que este torneio seja um ponto de encontro onde o desporto sirva para recordar o legado de Guilherme Farinha e inspirar as gerações futuras”
“Pontes de Cidadania” junta jovens dos Açores e do Algarve para maior aproximação entre as novas gerações
“O consumo de substâncias é um problema gravíssimo nas cadeias”, afirma a Psiquiatra Filipa Veríssimo em Ponta Delgada
José Manuel Bolieiro é um dos oradores do Game Changers Forum em Lisboa que tem Barack Obama como convidado principal
NRP Viana do Castelo termina missão nos Açores depois de ter participado em diversos exercícios multinacionais
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores