Edit Template

A REN, a TAP e a memória curta

Há decisões políticas que parecem fazer sentido quando são tomadas e outras só começam a fazer sentido muitos anos depois. E há ainda aquelas que só fazem sentido quando percebemos que quem hoje as critica foi ontem quem as tomou. A compra pelo Estado de 13,7% da REN é uma dessas histórias. Luís Montenegro anunciou o regresso do Estado ao capital da empresa que gere as redes de eletricidade e gás nacionais. A operação coloca novamente o Estado como acionista da REN, doze anos depois de ter abandonado a estrutura acionista. A justificação é conhecida: trata-se de uma infraestrutura estratégica, essencial para a segurança energética do país, e a presença do Estado permitirá defender melhor o interesse nacional, influenciar decisões de investimento e, segundo o primeiro-ministro, contribuir para baixar o preço da energia. Tudo isto parece muito razoável.
Tão razoável, aliás, que surge imediatamente uma pergunta: se a REN é assim tão estratégica, porque é que o Estado saiu dela? A resposta tem nome: Pedro Passos Coelho. Ou, se preferirem, bancarrota e cofres cheios, mas de dívidas. Foi durante o Governo PSD/CDS, no contexto do programa de ajustamento da Troika, que se concluiu a privatização da REN. Em 2012, a State Grid chinesa e a Oman Oil entraram no capital da empresa e, em 2014, já no segundo Governo de Passos Coelho, o Estado vendeu a participação remanescente de 11%, por cerca de 157 milhões de euros. No conjunto das várias fases da privatização, o Estado arrecadou mais de mil milhões de euros.
Era preciso reduzir a presença do Estado na economia, obter receitas e cumprir os compromissos assumidos. As empresas deveriam ser geridas por quem soubesse gerir empresas e o Estado deveria concentrar-se naquilo que verdadeiramente lhe competia. Agora descobrimos que, afinal, a REN é estratégica. E aqui entra a TAP. António Costa também descobriu, em 2020, que determinadas empresas não podiam ser deixadas à sua sorte. A pandemia tornou a TAP praticamente inviável e o Estado acabou por assumir 72,5% do capital, depois de adquirir os 22,5% que estavam nas mãos de David Neeleman. O problema é que a história não terminou aí. Depois de o Estado colocar milhares de milhões na companhia, chegou agora o momento de a voltar a privatizar. O atual executivo pretende alienar 49,9% da TAP e Luís Montenegro, que em 2022 classificava a nacionalização como um «crime político e financeiro», prepara-se para apresentar a reprivatização como uma oportunidade.
Num caso, o Estado vende porque a empresa não deve estar nas mãos do Estado. Noutro, compra porque a empresa é estratégica. Depois volta a vender. Entretanto, muda o Governo e, aparentemente, muda também aquilo que se entende por interesse nacional. Talvez seja esta a grande doença da política económica portuguesa: a falta de memória. O que incomoda é que Portugal pareça não ter uma política coerente sobre aquilo que deve ou não permanecer sob controlo público.
O Estado não pode andar permanentemente a comprar caro aquilo que vendeu barato.
A pandemia mudou muita coisa. A guerra na Ucrânia mostrou-nos os riscos das dependências energéticas. O apagão de 2025 voltou a lembrar-nos que as infraestruturas críticas não são uma abstração. Mas, se assim é, talvez devêssemos discutir seriamente o que queremos que o Estado controle. Talvez o verdadeiro interesse estratégico seja outro: deixar de governar com base naquilo que o partido dizia ontem e começar a decidir em função daquilo que o país precisa amanhã. Porque entre a REN e a TAP há uma coisa que não pode ser privatizada nem nacionalizada. A responsabilidade política. E essa continua a ser propriedade exclusiva de quem governa.
Por: Fernando Marta

Edit Template
Notícias Recentes
Lusitânia em busca da terceira vitória consecutiva
Instituições do sector social da Maia apostam na qualificação dos seus quadros para melhor servirem
José Manuel Bolieiro destaca importância da transição digital e da inteligência artificial para a “eficiência e transparência”
Lagoa recebeu dirigentes associativos das comunidades portuguesas
Drones podem acelerar a entrega de desfibrilhadores automáticos externos a quem sofre paragem cardíaca
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores