Edit Template

Grandes incêndios em território nacional dominados: milhares de meios continuam no terreno

O incêndio em Arouca foi reduzido durante a madrugada a uma frente activa, acabando por entrar em fase de resolução. Cerca de 600 operacionais permanecem no terreno para controlar pontos quentes e evitar reacendimento, segundo a “Euronews”.
De acordo com a “Euronews”, foram dominados todos os grandes incêndios que lavravam em Portugal continental. Em Arouca, o grande incêndio que teve início na Segunda-feira foi reduzido a uma frente activa, acabando por entrar em fase de resolução, segundo informação da Protecção Civil.
Às 10h30, a plataforma online de ocorrências indicava que cerca de 600 operacionais permaneciam no local, apoiados por 193 viaturas e três meios aéreos. Segundo a “Euronews”, o fogo consumiu 1.300 hectares de floresta e continua a ser o que está a mobilizar mais operacionais esta quinta-feira. Este incêndio deflagrou às 21h50 de Segunda-feira em Bouceguedim, na freguesia de Moldes, município de Arouca, e chegou a ter três frentes activas.
Entre as maiores dificuldades dos bombeiros estavam as condições do terreno que dificultaram o acesso dos meios terrestres perto das frentes de incêndio.
A “Euronews” avança que já em Boticas, o incêndio foi cedendo aos meios, mas as chamas entraram no concelho vizinho de Chaves, no distrito de Vila Real, entrando em fase de resolução durante a manhã. Mais de 340 operacionais e dois meios aéreos permanecem mobilizados no terreno.
À noite, com a diminuição da temperatura, deu ainda tréguas aos bombeiros noutros territórios, com três incêndios a entrar em resolução, com os meios a realizarem agora os trabalhos de rescaldo.
Em Torre de Moncorvo, o fogo foi dominado ao fim de quatro dias e mantêm-se mais de 370 operacionais no terreno, apoiados por uma centena de veículos.
Em Santo Tirso ainda estão cerca de 150 operacionais, quase 50 veículos. Em Alijó, o fogo é dado como em fase de conclusão, com 50 operacionais no terreno e 17 viaturas.
Segundo a “Euronews”, cinco bombeiros ficaram feridos durante o combate às chamas em Alijó, na quarta-feira. Três operacionais foram assistidos no local e dois foram levados ao Hospital de Vila Real.
Os bombeiros foram “apanhados por uma rotação de vento” e escaparam para uma zona ardida, “mas que ainda estava muito quente”, confirmou Vítor Ferreira, vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro da Protecção Civil, em declarações à Renascença.

Edit Template
Notícias Recentes
Espaço Canoa inaugurado em Rabo de Peixe para valorizar a identidade marítima e dinamizar a economia local
Homem de 30 anos detido na Lagoa por tentativa de homicídio
Assistentes operacionais da Escola Roberto Ivens dizem basta ao banco de horas e exigem pagamento de serviços extracurriculares
TAP vendida à Lufthansa com obrigatoriedade de continuar a prestar serviço público às Regiões Autónomas
Câmara de Ponta Delgada aprova voto de pesar pelo falecimento de Jorge Delmar
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores