Edit Template

Obra do Passeio Marítimo na Calheta de São Jorge alvo de revisão técnica, esclarece Município

A Câmara Municipal da Calheta, da ilha de São Jorge, esclareceu a população sobre o ponto de situação da obra do Passeio Marítimo – Frente Mar.
Em comunicado publicado na página oficial, o Município começou por esclarecer que teve que tomar decisões e promover as alterações técnicas necessárias, tendo em consideração as condicionantes encontradas em obra.
“Foi necessário avançar para a revisão do projecto de execução anteriormente elaborado, entre a Escola Básica e Secundária da Calheta e o Portinho, bem como para a elaboração do projecto de electricidade – BT e ITUR – enterrada, correspondente à 1.ª fase”, refere.
De forma a garantir que o trabalho fosse realizado com o rigor e as condições técnicas necessárias, a autarquia adjudicou o serviço a uma empresa externa especializada, que ficará responsável pela revisão e elaboração dos projectos e dos restantes elementos técnicos necessários.
A Câmara Municipal da Calheta estima que “durante o mês de Setembro esteja concluído este trabalho de revisão e elaboração dos projectos”, permitindo ao Município ter uma visão técnica actualizada e completa e avançar, com maior segurança, para os próximos passos da obra.
“No âmbito do procedimento, a empresa adjudicatária terá de proceder à revisão dos projectos de execução das seguintes especialidades: Arquitectura Paisagista; Vias e Pavimentação; Sinalização; Estruturas e Fundações; Drenagem de Águas Residuais Pluviais; Rede de Abastecimento de Água e Combate a Incêndio; Instalações Eléctricas, Iluminação Pública e Instalações de Baixa Tensão; Instalações enterradas de ITUR. Para além da revisão destas especialidades, terão ainda de ser produzidos todos os elementos técnicos necessários à correcta execução do projecto. Está igualmente prevista a assistência técnica durante a execução da empreitada, de forma a garantir os esclarecimentos necessários ao bom andamento da obra”.
A autarquia sublinha que as decisões tomadas pelo executivo “resultam da necessidade de adequar o projecto às condições efectivamente encontradas e às exigências técnicas actuais”, referindo que seria uma irresponsabilidade avançar com a obra sem proceder previamente às correcções e compatibilizações necessárias.
De recordar que a obra foi idealizada e iniciada pelo antigo Executivo Municipal, sendo que a actual equipa, liderada por António Viegas, assume que o seu compromisso é “tomar as decisões necessárias, com responsabilidade e rigor, para garantir uma obra tecnicamente adequada, segura e preparada para o futuro”.
No comunicado, a Câmara Municipal da Calheta pede ainda a colaboração dos cidadãos para que esta fase da obra decorra da melhor forma possível, reduzindo os constrangimentos enquanto se estiverem a realizar os trabalhos necessários da intervenção.
VB

Edit Template
Notícias Recentes
Lusitânia em busca da terceira vitória consecutiva
Instituições do sector social da Maia apostam na qualificação dos seus quadros para melhor servirem
José Manuel Bolieiro destaca importância da transição digital e da inteligência artificial para a “eficiência e transparência”
Lagoa recebeu dirigentes associativos das comunidades portuguesas
Rússia ordena apreensão de activos russos de mais cinco empresas europeias
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Correio dos Açores