Ribeira Grande coloca placa do município na Praça do Emigrante em homenagem aos que partiram

Numa iniciativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Associação dos Emigrantes Açorianos, o presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, assinalou o 10 de Junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, com a colocação da placa do município na Praça do Emigrante em homenagem a todos aqueles que ao longo de décadas emigraram em busca de melhores condições de vida. No evento participou também a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Duarte, que simbolicamente colocou a Placa Município de Ponta Delgada num dos 2 murais da Praça do Emigrante.
“Homenagem aos emigrantes que honram e perpetuam a memória da sua terra” é o que se pode ler na placa colocada por Alexandre Gaudêncio tendo o Presidente dito que este é “o reconhecimento da autarquia aos emigrantes que mantêm vivas as tradições açorianas na diáspora”, recordando que existem “cerca de setenta placas atribuídas, número que dá conta do interesse que pessoas individuais ou colectivas têm em associar-se a esta obra que é um marco de inegável qualidade e impacto visual na Ribeira Grande”.
Acompanhado pelo Presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Rui Faria, Alexandre Gaudêncio realçou também o “empenho e dedicação de Luís Silva, ex-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, que tem sido incansável na divulgação do projeto nas comunidades emigradas”, reconhecendo, a propósito, a “profícua parceria estabelecida com a Associação dos Emigrantes Açorianos no desenvolvimento deste projecto, bem como a dedicação da artista plástica Liliana Lopes.” 

Presidente da Câmara de 
P. Delgada enaltece emigrantes
 
À margem do evento, a Presidente da Câmara Municipal, Maria José Lemos Duarte, enalteceu o papel dos emigrantes açorianos espalhados pelo mundo, sublinhando a importância de os Açores terem dado “muitos valores ao Mundo, através dos nossos emigrantes. Eles são um exemplo de trabalho. Ademais, com os seus valores e através da participação cívica e política, têm contribuído para a afirmação de Portugal e dos Açores no mundo”.
Fez questão de garantir que  “a Cultura não tem dimensão” e manifestou, em nome pessoal e institucional, o reconhecimento “a quem consegue levar o nome dos Açores e de Ponta Delgada mais longe”, deixando ainda, em nome de Ponta Delgada, uma “palavra de conforto para as famílias dos nossos conterrâneos que foram vitimados pela pandemia, bem como para aqueles que estão a sentir os seus efeitos negativos”, desejando que em breve seja possível “abraçar os nossos emigrantes e potenciar o relacionamento entre Ponta Delgada e a diáspora”, reafirmando Ponta Delgada com forte potencial “enquanto destino turístico e enquanto destino de negócios. Queremos que os laços culturais perdurem”. 
O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, associou-se à Associação dos Emigrantes Açorianos no projecto da Praça do Emigrante, que será inaugurada em julho na cidade da Ribeira Grande. A homenagem do município do Nordeste à emigração foi feita através da deposição de uma placa num dos murais da Praça do Emigrante com uma mensagem de acolhimento e de solidariedade com a comunidade nordestense da diáspora.
Outros municípios açorianos, entidades, instituições e particulares estão presentes nos murais da Praça do Emigrante.
Localizada na Avenida José Nunes da Ponte, a Praça do Emigrante tem aproximadamente 4000m² e apresenta três componentes: globo, pedra e mar. O piso da praça simboliza o mar, executado em calçada branca e basalto negro. O globo, com quatro metros de diâmetro, revestido por calçada e basalto negro representa a Terra e a pedra onde assentará o globo representa a(s) ilha(s).
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker