“Recuperação de Ecossistemas” é o tema para a época balnear 2021 proposto pela Associação da Bandeira Azul da Europa. Em Ponta Delgada, a autarquia presidida por Maria José Lemos Duarte já deu início às várias actividades programadas para a presente época balnear com “Os Suspeitos do Costume”, que teve lugar ontem com a identificação e limpeza de resíduos do areal da Praia das Milícias.
Esta actividade contou com colaboração de oito elementos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos (DASU) e teve como objectivo a recolha manual de resíduos; secagem e crivagem dos resíduos; contagem manual; categorização dos resíduos por abundância e pesagem; encaminhamento dos resíduos para destino final adequado. A actividade abrangeu uma área de 100 metros de comprimento por 20 metros de largura e prolongou-se por uma hora e meia. Foram recolhidos no areal 1.120 kg de resíduos, nomeadamente 440 gramas de plástico e 680 gramas de indiferenciados, em cerca de 22 peças diferentes. Entre o plástico encontrado, estão micro plásticos (abaixo de 5 cm dimensão), macro plásticos (acima de 20 cm de dimensão), tampas de garrafa, brinquedos, palhinhas, paus de chupa-chupa, esferovite, cordel de pesca, molas e tampas de soro fisiológico.
Foram também encontrados outros resíduos, nomeadamente, beatas, tampas de metal de garrafas, pensos rápidos, rebuçados, paus de madeira, gazes, tecidos, papel metalizado, rolhas cortiça e resíduos orgânicos (casca de laranja). A maioria dos resíduos encontrados estão associados à acção humana no local, embora outros possam ter chegado à praia através da acção do mar.
Ponta Delgada volta a hastear este ano a Bandeira Azul na Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Poços de São Vicente Ferreira/Capelas, Poças Sul dos Mosteiros e Forno da Cal, as cinco praias e zonas balneares concessionadas ao Município que recebem todas o galardão europeu pelo sétimo ano consecutivo.