No final do século XX, aquando do início do prolongamento da Avenida Infante D. Henrique, foram muitas as reivindicações da população, para a salvaguarda do património natural e construído existente no percurso desta via. Praticamente todas caíram em saco roto! Hoje, choramos, quando passamos por aquela que era uma zona nobre recheada de História de Ponta Delgada - A Calheta Pêro de Teive e a observamos transformada num horrível caixote de betão abandonado!
Uma das reivindicações, senão mesmo a única, que foi salvaguardada, foi a velha piscina de S. Pedro, que foi demolida e, em seu lugar, surgiu a actual. Mais tarde e bem surgiu outra a Norte com características diferentes, um Complexo de Piscinas que muito veio enriquecer Ponta Delgada e complementar a existente.
A prática do banho do mar está enraizada, desde sempre, na população de Ponta Delgada, por divertimento, por saúde, pelo convívio ou por outra qualquer razão. Observamos os banhistas que frequentam esta piscina todo o ano e em qualquer hora do dia!
A procura por esta piscina é muita na época balnear, tanto por residentes, como por quem nos visita, provocando, mesmo, o controlo de entradas, em períodos de ponta.
É incompreensível e uma falta enorme de bom senso da Tutela que está a permitir que, no meio dos banhistas, se pratiquem aulas de mergulho, condicionando o acesso à piscina e ao mar.
A piscina cheia de pseudo-mergulhadores em formação e os pais e avós a aguardar a sua saída para a poderem utilizar. Não é aceitável! O acesso ao mar pela escadaria é complementado por corrimão de forma que as crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida o façam em segurança. Estar este acesso ocupado por pseudo-mergulhadores em formação não é aceitável. Circular entre os banhistas um carro de apoio ao mergulho com garrafas de oxigénio e outros apetrechos não é seguro, não é aceitável. Um banhista que grita por, inesperadamente, um mergulhador lhe sair das profundidades do mar ao seu lado, não é aceitável.
A Zona Balnear do Pesqueiro, como o próprio nome com que é referenciada o indica, é uma “Zona Balnear”, é uma zona para banhos, não é um tanque de aprendizagem de mergulho! Não é de bom senso misturar o que não se deve misturar, por razões de segurança, pela qualidade do serviço oferecido, tantos aos residentes como a quem nos visita, quer no usufruto da piscina, quer no mergulho. Há que separar, para bem de todos e da imagem do nosso turismo e da ilha, estes pseudomergulhadores deste local.
Não se percebe por que razão o “Complexo de Piscinas” existente a Norte, ainda, se mantém fechado. Em funcionamento, era uma mais-valia a toda esta Zona Balnear, evitando os ajuntamentos tão desnecessários nesta altura em que vivemos. Dizem-nos que não abriu por falta de recursos financeiros na manutenção dos equipamentos (motores e afins), será?
Carlos A.C. César