8 de setembro de 2021

Opinião

Nótulas de Verão

1.NOTA ESPECIAL:  A propósito da recente deslocação a Lisboa, o Governo dos Açores emitiu uma interessante NOTA  justificativa da sua ação e da cooperação com o Governo da República, na qual se realça que  “o XIII Governo da Região Autónoma dos Açores iniciou um novo ciclo de governação, mais próximo das pessoas, mais transparente nos procedimentos , mais rigoroso na decisão, assente num processo de diálogo com todos os partidos com assento parlamentar, com organizações e instituições da sociedade civil e parceiros sociais, bem como com os Órgãos de Soberania, designadamente com o Governo da República”, e a nota ainda acrescenta,   numa espécie de ato de fé determinante para os eleitores : “ DIALOGAR E OUVIR PARA GOVERNAR MELHOR É UMA ATITUDE CONSTANTE E UM MODO DIFERENTE DE GOVERNO”. Esta será, porventura, a mais importante nota emitida pelo Governo de Bolieiro e, a nosso ver, pode marcar uma nova fase da sua governação. Espera-se agora, com expectativa, pelos atos e pelas ações, pelas atitudes e comportamentos, na realidade e no terreno,  para uma avaliação posterior límpida e justa por parte dos cidadãos. Como as palavras pesam sobremaneira e ficam gravadas para a posteridade, quem escreveu este naco de  literatura, certamente, que terá pensado que estaria a traçar o futuro deste governo de coligação.

2. Boa notícia chegou da Ribeira Grande: Gaudêncio anuncia na sua dinâmica campanha eleitoral que “pretende criar, no próximo mandato, a Comissão Municipal de Proteção do Idoso”.  Uma brilhante ideia se considerarmos que estamos a envelhecer cada vez mais porque as pessoas vivem mais tempo e é urgente garantir que os idosos tenham uma vida saudável e ativa e não sujeitos ao humor dos dirigentes das Instituições nem dos colaboradores, apesar de haver uns que são muito bons na sua postura diária. E o sénior tem  direito a ter uma vida digna e a poder reivindicar,  protestar,  a queixar- se, quando for caso disso, a quem o ouça com atenção e respeito. Daí a importância que essa Comissão poderá ter no apoio aos mais velhos, se ela não for para inglês ver, apenas para constar no organograma ou então só para festas e representações!

3.  Nas Nótulas de Verão escrevi acerca de uma viagem pela estrada da Tronqueira, que nessa altura encontrava-se simplesmente abandonada, inclusive  um troço já a caminho da Povoação que achamos deveria ser vedado ao trânsito ligeiro dadas as acentuadas depressões e  irregularidades do piso, causando até perigo para os que por lá circulam. Ao  contrário do que escrevi, a estrada da Tronqueira  pertence à Secretaria Regional de Obras Públicas, onde se incorpora a direção das estradas regionais,  e não aos Serviços Florestais. Não pode um Serviço do Estado, no caso da Região Autónoma, votar ao abandono uma via regional que liga dois concelhos e serve uma das maiores áreas florestais dos Açores, para além da sua inegável imponência. Se não têm pessoal nem equipamento, então que, definitivamente, entreguem a tarefa aos Serviços Florestais, já que o Orçamento Regional é o mesmo. A conservação e manutenção de estradas e caminhos, de recantos, de espaços de elevada procura pelos cidadãos, de rotundas,  de parques e jardins são ações prioritárias que requerem permanente atenção e cuidado para não se cair no desleixo. Acontece que, neste caso, nem os deputados regionais conhecem esta realidade, que não é única em São Miguel.

4. Foi interessante saber da boca  de quem sabe que nos Açores teremos, neste novo ano letivo, menos 500 alunos e mais 150 professores para ajudar na recuperação das aprendizagens. Deste modo, a simpática Secretária Sofia Ribeiro, com a sua natural humildade vai, com certeza, tentar cozinhar uma “caldeirada” pedagógica do ensino nos Açores, onde haverá em muitas Escolas dois professores por sala! Claro que o insucesso poderá baixar na mesma proporção! Aguardemos.

5. O  CAFBPD - CLUBE DE ATIVIDADE FÍSICA DOS BOMBEIROS DE PONTA DELGADA, acaba de ser distinguido com o título “Escola de Natação Certificada FPN, nível 3 (Ouro), atribuído pela Federação Portuguesa de Natação, através do programa  “PORTUGAL A NADAR”.  O Clube conseguiu o nível BRONZE  em 2017, a Prata em 2019 e  o  OURO em 2021, sendo a única Escola de  Natação da Região a obter este título, um facto que quase passa despercebido no nosso meio. Assim se vêem os nossos talentos apoiados com migalhas pelo Poder, quando seria aí que o governo e autarquias deveriam investir fortemente , sem medos nem complexos. E é preciso que a titular da Cultura na Região não ande distraída em relação aos jovens talentos açorianos das várias ilhas que na ciência,  na cultura,  nas artes,  no desporto e em outras atividades têm atingido um patamar de excelência, seja cá nas ilhas, no Continente português ou no estrangeiro. A Alemanha agora está a criar fortes incentivos para jovens talentos refugiados que pretendam imigrar. E nós por cá?

6. Quero manifestar o meu total apoio à dinâmica jornalista Teresa Nóbrega  em relação ao seu último artigo no conceituado DIÁRIO DOS AÇORES, com o animado título  “LOMBAS E ESCURIDÃO”, Lombas por quase toda a cidade em trambolhões contínuos que acarretam transtornos de vária ordem e até prejuízos, uma ideia peregrina que só se vê nesta nossa rica cidade porque as alternativas talvez sejam mais caras e podem prejudicar os orçamentos do “ pula e ri”  e do “toca , canta, salta e foge “.  Pelas pequenas coisas se avalia a atuação de uma Autarquia.
 No que respeita à iluminação, boa nuns sítios e ruim noutros, com frequentes desmandos no controle do fecha e abre,  que a EDA pouco se importa com isso. E para mal dos nossos  pecados ainda se fazem sentir os efeitos da TROIKA  nalguns concelhos (não só em PDL) que, por razões de segurança, já deveriam ter sido  repostos os candeeiros em falta! Poupem noutras extravagâncias!

     A caminho do Outono de 2021

 

Eduardo de Medeiros

Print

Categorias: Opinião

Tags:

Theme picker