Robert Clark: Com a cultura a universalidade
Do saber torna-se uma realidade.
O tema do Encontro da Natureza à Cultura:
a Poesia como Aceitação da Terra e do Mundo.
Depois de Ponta Delgada (Cidade dos Poetas), capital de São Miguel, e do Porto Santo (refúgio dos Poetas) realiza-se, no próximo dia 3 de novembro, a IV Edição do Encontro Internacional de Poetas que este ano reúne 24 poetas de Canárias, dos Açores, de Cabo-Verde, da Madeira e alguns do Continente. “Encontros” que têm servido para aproximar os Arquipélagos da Macaronésia e, simultaneamente, dar a conhecer o panorama cultural dos referidos Arquipélagos.
Com um programa excecional, submetido ao tema: “Da Natureza à Cultura: a Poesia como aceitação da Terra e do Mundo”.
Este tema será abordado durante 3 dias, pelos poetas que, distribuídos por três painéis, exporão as suas ideias relativamente ao tema proposto – um tema bem atual.
O “Encontro” abre com um passeio histórico que sai do hotel até às Casas Consistoriais, acompanhado por um cronista oficial da cidade. Uma nota curiosa: em diferentes pontos do percurso serão colocados “postais” com poemas de Poetas que muito contribuíram para o enriquecimento da cultura da cidade.
Depois realizar-se-á uma visita a Casa Colombo onde será feita uma dramatização.
Às 16 horas decorrerá a inauguração oficial do Encontro, presidida pelo Vice-Reitor da Cultura, Desportos e Ativação da Universidade de Las Palmas de Grand Canária (UPLG). Usarão da palavra o Diretor do Encontro e o Comissário Internacional.
Neste mesmo dia haverá ainda uma conferência que será proferida pelo Dr. Marcelino de Castro sobre o tema do Encontro. Segue-se a apresentação do livro póstumo de Justo Jorge Padrón, pelo Prof. Mariano Tapero.
Às 18h45m inicia-se o primeiro painel “Natureza e Poesia”, com a intervenção de sete poetas.
Quinta-feira, às 8h, visita ao Instituto Pérez Galdós. Aqui haverá um encontro com os estudantes. Às 12h, decorre o Recital poético no Real Club Vitoria em homenagem aos poetas.
Conferência proferida pelo Dr. José de Andrade: Os poetas e a poesia da diáspora.
Serão logo depois apresentados os livros “Memorial de Ausências”, de António Crespo Massieu e “Poemas para llenar el estadio”, de Aquiles Garcia Brito.
Às 18h45m, apresentação do 2.º painel: “Poesia y Salvaguarda: discurso poético em la prevalência tecnocientífica actual”.
Sexta-feira, último dia do “Encontro”, visita ao Museu Canário guiada por Dom Maximiano Trapero.
Seguido de um passeio turístico pela cidade de Las Palmas.
Às 16 horas apresentação do Livro de Urbano Bettencourt, “Com navalhas e navios”. Intervém José GomezSolino e Juan Manuel Garcia Ramos.
Às 17 horas apresentação do livro de poetas (antologia) “De La Isla y de Mi”, de João Carlos Abreu. Intervém João Carlos Abreu, Aquiles Garcia Brites e José Gomes Jolino.
O 3.º painel intitula-se: “Natureza, Ilha e Poesia”. Terminado este painel será apresentado o livro do III Encontro que aconteceu em Ponta Delgada – Cidade dos Poetas – a cargo de Don José de Almeida e Mello.
Na sessão de encerramento serão entregues diplomas aos participantes e será anunciada a realização da V Edição destes “Encontros” que tanto têm aproximado os poetas dos Arquipélagos dos Açores, Canárias, Cabo Verde e Madeira, dando a conhecer, ao mesmo tempo, a história, as tradições e o panorama cultural destas Regiões.
Devido à COVID-19, esta IV Edição deveria ter sido realizada o ano passado, concretizando-se agora, graças à colaboração valiosa do Cabido de Las Palmas e do Departamento de Cultura e do sentir poético, do prestigiado poeta canarino Aquiles Garcia Brito.
“Com a Cultura a universalidade do saber torna-se uma realidade”, Robert Clark