29 de novembro de 2021

Atlântico Expresso - Lá Longe - 1001

38º aniversário do centro cultural e recreativo de Moreira de Cónegos

Convidado para assistir às comemorações do 38º aniversário do Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos, desloquei-me àquela linda vila vimaranense.
Antes do início da sessão, tive a oportunidade de visitar os diversos stands da Feira do Artesanato, instalados no grande Salão daquele Centro, tendo ficado muito bem impressionado ao ver tantas e diversas peças que os artesãos produziram. Num dos stands estive a conversar com o Sr., Machado, antigo Presidente da Direcção do CCR que me deu minuciosas explicações sobre as peças que criara, sobretudo motos e viaturas. Em seguida cumprimentei o Américo Monteiro, consagrado fotógrafo que me tem fornecido fotografias com que ilustro os trabalhos que faço sobre o CCR. Foi a vez de estabelecer conversa com o Presidente da Assembleia Geral do CCR, Abílio Rogério. Fui ainda cumprimentado pelo dinâmico e competente Presidente da Direção do Centro André Coelho, pelo Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Paulo Lopes da Silva, pelo Presidente da Junta daFreguesia de Moreira de Cónegos, António Brás e pela representante da Associação de Folclore e Etnografia de Guimarães, Ana Machado que representava também a Federação Portuguesa de Folclore, e ainda pelo Presidente do Conselho Fiscal do CCR, Brás Barroso.
Formada a Mesa com as entidades referidas e sob a presidência do Vereador da Cultura e com a belíssima apresentação da Dr.ª Flávia e da Vera, tudo começou com a actuação da cantora Sónia Tibério que ainda havia de cantar mais duas canções, uma das quais a encerrar o evento, denominada “Lisboa – Menina e Moça, imortalizada pelo Carlos do Carmo, que teve o acompanhamento do público e que foi muito aplaudida. Foram chamados ao palco os associados com mais de 25 anos de inscrição, os fundadores do Centro, o antigo Presidente da Direção Sr. Machado, os componentes do Rancho Folclórico também com mais de 25 anos de componentes, os restantes elementos do Rancho Folclórico Adulto e também os do Rancho Infantil, tendo todos recebido lembranças e ficaram na fotografia para recordação.
Na segunda parte, já com a boa apresentação da Marta e da Micaela, foram chamados os representantes das associações presentes e também as pessoas que têm colaborado com o Centro, pelo que também eu fui contemplado com um estojo que continha o emblema do Centro Cultural e Recreativo, a menção ao 38º aniversário e que é uma bonita peça em acrílico.
Depois vieram os discursos. Falou o Presidente da Junta de Freguesia, António Brás que fez um excelente improviso, tendo a deferência de me enviar os seus cumprimentos. Referiu a excelência do CCR e do que ele representa para a freguesia, oferendo um estojo com uma salva ao Presidente da Direção do Centro, que gostaria que fosse colocada na Sala dos Troféus.
Depois foi a vez do Presidente da Direção do CCR, André Coelho falar com entusiasmo das homenagens que foram prestadas, de quanto a pandemia prejudicou a actividade do Centro que, apesar de tudo, em ocasiões especiais, não deixou de contactar os associados, dizendo que são eles a razão de ser do Centro e afirmou que aguardam com ansiedade, a satisfação dos pedidos pendentes e que visam especialmente melhorar as instalações. Agradeceu o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Foi muito aplaudido e recebeu, como aconteceu ao Presidente da Junta e também ao Vereador da Cultura, lembranças que ficam a lembrar tão importante acontecimento. As apresentadoras receberam ramos de flores.
Encerrou a sessão o Dr. Paulo Lopes da Silva, muito ligado à localidade de Moreira de Cónegos, com palavras judiciosas e a calarem fundo no coração de todos os presentes. Lembrou os obstáculos que a pandemia provocou nas actividades, nomeadamente de cultura. Transmitiu os parabéns do Presidente da Câmara, Dr. Domingos Bragança e prometeu ser um interlocutor interessado para se obter uma resolução dos problemas que afetam o Centro. Não esqueceu de referir a Feira de Artesanato, como, aliás, também tinha feito o André Coelho. Deu os parabéns a todos os que foram galardoados com as lembranças do Centro e que estaria sempre disponível para vir a Moreira de Cónegos, bastando que o convidassem para isso. Foi igualmente muito aplaudido.
R tudo terminou com um Porto de Honra que foi motivo para nova troca de impressões e palavras de esperança na continuação do trabalho de grande qualidade que o Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos faz há 38 anos.
Fica aqui um agradecimento ao Américo Monteiro pelo envio da fotografia com que ilustro este trabalho. 

CASOS DE POLICIA E NÃO SÓ
UMA CASA PARA GATOS

A Camara Municipal de S. João da Madeira mandou construir no meio da cidade uma bonita casa de madeira onde os gatos da rua se podem acolher e ser alimentados por cuidadores voluntários. A casa tem uma cerca para impedir a entrada de outros animais que ponham em causa o sossego dos felinos. Com esta iniciativa pretende-se controlar a reprodução de felinos silvestres, num concelho que existem, pelo menos, 500 animais sem dono, a vaguear à sua sorte. O abrigo de madeira é gerido por voluntários que cuidam da alimentação, saúde e proteção dos gatinhos.

CRIME E CASTIGO

Em Barros da Paz, Pombal, um homem de 73 anos, não se conformando com a atitude da mulher de 72 anos que lhe disse que ia voltar para França onde fora emigrante e onde vivem as suas filhas, resolveu deitar fogo à moradia, tendo o fogo destruído dois carros, três motos, eletrodomésticos e o mobiliário da garagem. Antes de sair de casa, acordou a mulher e fugiu de carro. Pelo caminho telefonou a uma vizinha a dizer o que tinha feito e que se ia suicidar. Pouco depois o carro em que seguia chocou com dois camiões, na EN 109 e o homem morreu.

  IDOSA APARECEU

Em Sines, uma mulher de 86 anos desapareceu de casa. Iniciadas as buscas, viria a ser encontrada de madrugada, numa das ruas da cidade e completamente desorientada.

ROUBOS COM SEQUESTRO

Em Setúbal, um indivíduo de 24 anos, acompanhado com um cúmplice que está em fuga, assaltou uma loja de penhores, onde sequestrou e amarrou as três pessoas que ali se encontravam. Foi detido pela PSP quando tinha na sua posse 13.500 euros em joias. Foi acusado de cinco crimes de roubo agravado e é suspeito de ter assaltado uma casa de câmbios. Ficou em prisão preventiva.

ABUSADOR

Em Coimbra, um taxista de 54 anos, foi punido pelo Tribunal, com cinco anos de prisão efectiva, por abusar sexualmente de uma universitária de 23 anos, que estava alcoolizada.

INGLÊS SOCORRIDO

A Estação Salva-Vidas de Leixões, Matosinhos, resgatou um inglês de 20 anos que necessitou de ajuda médica quando estava num veleiro a 65 milhas da costa, cerca de 120Kms. Foi levado para o hospital.

FUGIR À RESPONSABILIDADE

Em Agualva, Sintra, uma viatura despistou-se e foi embater em dois carros estacionados que ficaram danificados. Embora não houvesse feridos, o condutor abandonou o local para fugir a responsabilidades. A PSP procede a averiguações.

É FARTAR VILANAGEM

Em Vila Nova de Gaia, um indivíduo de 29 anos, assaltou garagens no Grande Porto, tendo furtado 11 bicicletas e 12 carros que foram recuperados pela PSP e que deteve o ladrão.

FURTAM MOTAS E PAPAGAIOS

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Águeda, após um assalto a uma oficina, procedeu a buscas de que resultaram a apreensão de duas minimotas, duas scooters, ferramentas e ainda três papagaios, furtados noutro crime e que foram devolvidos ao seu legítimo dono. Três indivíduos, com idades compreendidas entre os 21 e os 31 anos, foram constituídos arguidos.

RESGATE DE CÃES

Na Quinta do Anjo, em Palmela, a GNR resgatou três cães que se encontravam num terreno abandonado, não tinham chip de identificação e eram alimentados pelos vizinhos. Os animais foram entregues ao Canil Municipal de Palmela.

ASSALTANTE DE BANCOS 
CAPTURADO

Em Odivelas, elementos do Serviço de Estrangeiro e Fronteiras, detiveram um homem de 43 anos, procurado por vários assaltos a dependências bancárias e posse de caçadeira de canos serrados. Foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Braga, 21 de Novembro de 2021
                         José Händel de Oliveira

Print
Autor: CA

Categorias: Opinião

Tags:

x