29 de novembro de 2021

Atlântico Expresso

Toprak Razgatlioglu liderou “golpe de estado” que destituiu Jonathan Rea do poder absoluto

Que melhor palco poderia existir, que não fosse o estreante perímetro do “Pertamina Mandalika International Street Circuit”, na Indonésia, para derrubar o regime ditatorial de Jonathan Rea e da Kawasaki, que dominaram como quiseram os mundiais de Pilotos e Construtores, desde 2015. Mas, o regime caiu… e, ironia do destino, foi um piloto da Turquia, que fez a revolução bem sucedida, contra este regime de ditadores, vindos da Irlanda do Norte (Jonathan Rea) e do Japão (Kawasaki). Jonathan Rea e a Kawasaki ainda resistiram, triunfando nas duas últimas batalhas “Race 1 e Race 2”, mas a estratégia do “General Turco” foi bem orquestrada, com duas “bazukas” certeiras, alcançando um pódio (2º lugar) na primeira corrida e um quarto posto na segunda, pontos suficientes que lhe garantiram o mais alto galardão no “WorldSBK”. 

Toprak Razgatlioglu foi um merecido vencedor do Campeonato do Mundo de “WorldSBK” e Jonathan Rea foi um digno vencido, pois lutou até aos últimos metros de cada perímetro de pista. Jonathan Rea poderá ter sido penalizado por duas corridas que não se realizaram ou, talvez não, pois poderia ter sido Razgatlioglu a capitalizar a maioria dos pontos. De um total previsto de 39 corridas em treze eventos, houve duas mangas, que não se realizaram, tendo o “WorldSBK” de 2021 os mesmos treze GP, no entanto, com um total de 37 mangas. Em Jerez, devido à morte de um piloto de “WorldSSP300”, que obrigou ao cancelamento da “Superpole Race” e outra “Superpole Race”, curiosamente, na Indonésia, que foi cancelada no dia de domingo, pois a “Race 1” foi transferida de sábado para o dia seguinte, devido às péssimas condições climatéricas de sábado, que obrigaram ao cancelamento das corridas, previstas para este primeiro dia de acção em pista. 
O piloto da Turquia, Toprak Razgatlioglu, cresceu num mundo ligado ao motociclismo. O seu pai, Arif Razgatlioglu, era um famoso motociclista de acrobacias, perdendo a vida num acidente de tráfego de estrada, no dia 17 de Novembro de 2017, poucos meses antes da estreia de Toprak no “WorldSBK”. Na Indonésia, Toprak fez tudo o que estava ao seu alcance para conquistar este ceptro e dedicá-lo ao seu pai. Antes da corrida, Toprak escreveu “farei todo o possível por ti este fim-de-semana, papá, T.T.A.”. As iniciais T.T.A. significam “Tek Taker, Arif”, como era conhecido o seu pai, o mesmo é dizer “Wheelie, Arif”. 
As suas habilidades natas de motociclista começaram em pisos de terra com o seu pai, quando ainda eram um jovem de cinco anos de idade, numa moto de motocross de 50cc. Anos mais tarde, Toprak preferiu o asfalto e estreou-se na velocidade, no “Red Bull Rookies Cup”, onde competiu nas temporadas de 2013 e 2014. Ainda em 2014 e 2015, integrou o campeonato “STK600”, transferindo-se em 201 6 e 2017, para o “STK10000”. Em 2017 foi para o “WorldSBK”, onde na presente temporada, na Indonésia se sagrou Campeão do Mundo, dedicando-o ao seu pai.
Mas, Toprak gosta de ginástica, onde chegou a praticar em Allynia, localidade onde cresceu na Turquia. No “paddock” vê com muita frequência, Toprak saltar as grades com imensa facilidade e, outra curiosidade, andar com as mãos no chão. Um desportista de eleição e um personagem que tem o respeito de todo o “paddock”, dada a sua humildade, seriedade e educação. Toprak parece decidido a ser outro Rea no mundial de “WorldSBK” e, se assim continuar, poderá ter tido início outro “regime ditatorial”. Parabéns, Toprak!           
 

BANDEIRA DE XADREZ

WSBK: CURIOSIDADES DO NOVO CAMPEÃO DO MUNDO TOPRAK RAZGATLIOGLU - O piloto da Turquia, Toprak Razgatlioglu, sagrou-se Campeão do Mundo de “WorldSBK” e terminou com o reinado de Jonathan Rea, que dominou entre os anos de 2015 a 2020. Foi a primeira vez, que um piloto turco venceu o “WorldSBK”, embora o seu compatriota e actual manager, Kenan Sofluoglu, tenha vencido por cinco vezes, embora de forma não consecutiva o “WorldSSP”, que integra o WSBK. O piloto turco foi o terceiro mais jovem Campeão do Mundo do “WorldSBK”, ao conquistar o ceptro com 25 anos 1 mês 5 dias, atrás de James Toseland, o mais jovem de sempre, com 23 anos 11 meses 28 dias, em 2004, e Troy Corser, com 24 anos 11 meses, em 1996. Toprak Razgatlioglu nasceu na localidade de Sakarya, na Turquia, no dia 16 de Outubro de 1996. Razgatlioglu tripula uma Yamaha YZF R1, do Team PATA Yamaha with Brixx WorldSBK, marca com a qual se sagrou Campeão do Mundo de 2021. Ao longo da sua carreira no “WorldSBK” disputou um total de 120 corridas (24-2018; 37-2019; 22-2020; 37-2021), nas quais alcançou 18 vitórias, 53 pódios (18/1º; 16/2º; 19/3º), 4 “pole position” e 13 voltas mais rápidas.     
José Manuel Pinho Valente

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker